TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSULTORIA EMPRESARIAL NA EMPRESA J2A SUZIM – COMÉRCIO DE SUCATA

Por:   •  8/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVESIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CONSULTORIA EMPRESARIAL

CONSULTORIA EMPRESARIAL NA EMPRESA J2A SUZIM – COMÉRCIO DE SUCATA

CLEYTON JÚNIOR CARBONE

RENAN TROMBIM

2016

RESUMO

Relatar as experiências, aprendizado e avanços de um plano de 60 dias de consultoria empresarial realizada no curso de administração de empresas, em uma empresa do ramo do comércio de sucata. Levantar as principais dificuldades encontradas pelo empresário na administração da empresa e trabalhar em cima dessas dificuldades. Mostrar os desafios encontrados por uma dupla de consultores e um orientador ao longo desses sessenta dias de consultoria.

Palavras-chave: consultoria; empresário; planejamento.

1.Introdução

No atual cenário empresarial, as empresas buscam cada vez mais aumentar a sua competitividade, seja pela redução de custos, pela melhoria do produto, agregando mais valor ao cliente e se diferenciando da concorrência ou pela especialização em algum segmento ou nicho de mercado. A competição tem escalas globais, sendo que acontecimentos ocorridos em países distantes podem trazer consequências instantâneas para a indústria local. O presente trabalho demostra as experiências adquiridas com uma consultoria feita em uma empresa da região voltada para o comércio de sucata tendo como objetivo identificar seus pontos críticos através de informações obtidas pelos consultores com o empresário e auxilio da professora em encontros semanais.

2. Relato de Experiência

Segundo Crocco e Guttmann (2005) ao se dizer que a experiência é um dos melhores mestres na realidade na consultoria empresarial, refere-se ao inventário de trabalho realizados, de forma remunerada ou não, e que levaram o consultor a consolidar tipos e magnitudes de conhecimento. Essa experiência servirá de base para a determinação dos diferencias do consultor. Diante disso o objetivo do trabalho é relatar a experiência de consultoria acadêmica numa microempresa do segmento de sucata, com foco nas partes financeiras, visuais e de estratégia da empresa.  Desta forma, a dupla iniciou este estudo por meio de entrevistas com o empresário. Também realizou a aplicação de fluxo de caixa.

2.1 Diagnóstico

A empresa J2A SUZIM COMÉRCIO DE SUCATA, situada na cidade de Criciúma, Rua Silvino Rovares, Bairro Paraíso, atua no mercado a mais de um ano. Anderson De Lima Suzim pelo fato de já trabalhar antes no ramo de sucata, identificou a necessidade de investir em seu próprio negócio.

A empresa trabalha com a comercialização de sucata, comercializando seus produtos nas cidades do sul de Santa Catarina.  Seus principais fornecedores são residências, uma vez que a empresa não utiliza nenhum meio de divulgação para se fazer conhecida, o que torna difícil a captação de clientes e fornecedores. A empresa conta com 3 colaboradores (sendo eles os três sócios) que atuam em diversas funções.

Segundo Lopes de Sá (2008) os consultores atuam como emissores de opinião e orientadores quer em caráter eventual, quer de forma permanente ou acompanhamento integral da gestão. Baseando-se nisso o processo de consultoria empresarial iniciou-se com uma entrevista com o empresário, onde o mesmo respondeu uma série de questões referentes a empresa, iniciando pela estratégia da empresa, passando pelo setor de marketing e finalizando na gestão de pessoas. Nesse momento, os acadêmicos buscaram absorver o máximo de informações possíveis sobre o objeto social da empresa que é o comércio de sucata e a história da empresa. Após a entrevista, em uma data pré-agendada, foi realizada a matriz de prioridades com as informações colhidas anteriormente para identificarmos quais são os problemas que precisavam ser solucionados o quanto antes. Os problemas apontados pela matriz foram: falta de um planejamento estratégico, controle financeiro inexistente, identidade visual ruim, falta de comunicação com o possível comprador, definir missão, visão e valores da empresa.

Foi observado que o empresário já conhecia algumas das fraquezas da empresa apontadas pela matriz de prioridades e pela entrevista. O mesmo encontrava dificuldades no controle das entradas e saídas e não tinha um planejamento definido para a empresa, não sabia exatamente aonde ela queria chegar. Os pontos a serem trabalhados na consultoria foram os indicados pela matriz de prioridades juntamente com os pontos que foram citados pelo empresário como dificuldades, fraquezas do negócio.

2.2 A consultoria

 A consultoria aconteceu em encontros marcados entre os consultores e o empresário. O primeiro encontro aconteceu na sede na empresa que é localizada em Criciúma/SC, os consultores foram lá para conhecer melhor o que havia sido passado pelo empresário, observar o processo de transformação da matéria prima, a forma como o produto é comercializado, entre outros pontos. Neste dia, o empresário passou os valores dos produtos que são ofertados. Foram tiradas algumas fotografias da empresa.

O segundo encontro aconteceu na biblioteca da Unesc, os consultores falaram para o empresário sobre a importância de estar registrado no CNPJ e as vantagens que o registro lhe traria, nesse momento foi discutido sobre a questão ambiental que é um problema pela atividade exercida. Foi passado para o empresário que o mesmo não poderia continuar o negócio sem um mínimo de controle financeiro, portanto, solicitaram que o mesmo anotasse todas as entradas e saídas da empresa para elaboração de um fluxo de caixa que é uma das dificuldades apontadas tanto pelo empresário como pela matriz de prioridades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com