TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Recrutamento E Seleção - Grupo Pão De Açúcar

Artigo: Processo De Recrutamento E Seleção - Grupo Pão De Açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  4.268 Palavras (18 Páginas)  •  1.740 Visualizações

Página 1 de 18

Processo De Recrutamento E Seleção De Executivos

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE EXECUTIVOS

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

BARUERI

2010

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE EXECUTIVOS

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Trabalho apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, para a disciplina de Gestão de Pessoas IV.

Orientadora: Prof.ª Juliana Oliveira Camilo

BARUERI

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. A EMPRESA

3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

3.1 Fases do Recrutamento

3.2 Descrição do cargo contratado

3.3 Fontes de recrutamento

3.4 Fases da seleção

3.5 A escolha do profissional

3.6 Indicadores

3.7 Aspectos éticos

3.8 Análise Crítica

4 CONCLUSÃO

5. BIBLIOGRAFIA

6. ANEXOS

6.1 Cronograma

6.2 Entrevista – Sra. Rosângela Maria Cabral Florio

INTRODUÇÃO

Segundo Chiavenato recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.Com relação a seleção o mesmo autor diz que pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo, em outras palavras, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.

Guiando-nos pelas palavras acima concluímos então que o recrutamento e seleção é o processo de agregar pessoas à organização. É através dele que a empresa busca, atrai e seleciona seus talentos. Este processo não resume-se apenas em preencher cargos vagos e disponíveis, mas também trazer para empresa profissionais que venham agregar valor, aumentar sua competitividade e cooperar para o sucesso da mesma. Este processo é um instrumento de extrema importância para uma organização nos dias atuais que quando bem administrado e realizado produz benefícios tanto para a empresa quanto para o candidato a ser admitido.

Como todo processo, que é separado por atividades interdependentes visando criação de valor, esse é dividido em várias etapas. Cada etapa possibilita um avanço a mais no sentido de encontrar o candidato certo para a vaga certa, embora achá-lo não seja uma tarefa tão simples assim.

Se conduzir um processo seletivo convencional nem sempre é uma tarefa fácil de ser cumprida, esta tarefa torna-se mais árdua quando falamos sobre o recrutamento e seleção de um executivo, pois se tratam de escolhas de profissionais que terão um alto grau de responsabilidade e que tomarão as decisões mais importantes e impactantes do negócio. Por esse motivo cabe ao profissional da RH encarregado por esta função cuidados para que conduzam um processo pautado em transparência, ética, objetividade, assertividade, eficiência e que atinja os objetivos relacionados a contratação do profissional com o perfil mais adequado a vaga e alinhadas com a cultura e valores da empresa.

Este trabalho foi desenvolvido com intuito de avaliar o processo de recrutamento e seleção de executivos do Grupo Pão de Açúcar partindo de uma análise teórica, pesquisa sobre a empresa e entrevista com a Sra. Rosângela Maria Cabral Florio (Coordenadora de RH/Psicóloga). Baseado nesses três instrumentos apontarmos as relações entre teoria-prática e desenvolvermos uma conclusão sobre o tema abordado.

2. A EMPRESA

3. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO – GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

3.1 FASES DO RECRUTAMENTO

3.1 DESCRIÇÃO DO CARGO CONTRATADO

O recrutamento tem início com a tomada de decisão de preenchimento do cargo vago por parte do órgão que possui a vaga. Esta pode surgir por abandono de um cargo ou quando surge um novo cargo.

O processo é oficializado mediante a emissão da requisição de pessoal. Este documento é preenchido pelo responsável do departamento que tem a vaga disponível e transmitido ao serviço responsável pelo recrutamento, contendo informações acerca da qualificação, remuneração, data e duração da necessidade, bem como nível de conhecimentos, formação e experiência necessária à realização da função, meio envolvente do posto de trabalho e outras variáveis.

A partir das informações encaminhadas define-se e elabora-se o perfil e as competências necessárias ao profissional a ser contratado, o conteúdo e os requisitos. Nesse processo é importante atentar-se para: identificar a função concretamente e corretamente, o seu título e o seu enquadramento na organização, especificar os requisitos (aptidões e competências técnicas, experiência anterior, dimensões comportamentais exigidas para o sucesso na função) e especificar o que a organização oferece em troca (remuneração, benefícios, oportunidades de formação e de carreira, o local de trabalho, o horário, entre outros), pois um erro nesta etapa trará possíveis inconvenientes e problemas durante todo o recrutamento, seleção, contratação provocando perdas e gerando custos. Ou seja, negligenciar quaisquer informações a respeito do perfil de um cargo é sinônimo de comprometer o processo seletivo como um todo.

Para um cargo executivo é imprescindível que antes de se buscar um profissional no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com