TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo produtivo de vinhos

Por:   •  26/9/2015  •  Artigo  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

processo produtivo do vinho

Insumos: Uvas, rolhas, garrafas de vidro, barris de carvalho

Etapa 1: cultivo e colheita das uvas (vindima)

Etapa 2: No caso da produção de um tinto, além da utilização de uma casta tinta apropriada, é necessário que as uvas sejam processadas juntamente com as suas peles. Esta fase da vinificação, onde as uvas são esmagadas, processadas, é chamada de maceração, atualmente é praticamente toda feita de forma mecanizada, sem contato humano.

Etapa 3: Acontece a primeira fermentação, chamada alcoólica, pois é quando o açúcar das uvas se converte em álcool. Neste momento, é essencial que haja um controle total tanto da temperatura quanto do tempo de duração do processo. Os produtores e enólogos devem estar atentos a cada detalhe da fermentação para garantir que a bebida resultante tenha as qualidades desejadas. Temperatura, contato com o ar, oxigenação, presença ou não de leveduras, etc, tudo tem que ser cuidadosamente analisado. Esta fermentação dura de quatro dias a uma semana. Em regra geral, quanto maior a temperatura no processo, mais encorpado será o vinho; e quanto mais demorada e arejada, mais frutado ele será. Pode haver uma segunda fermentação, chamada malolática, quando há uma redução controlada da acidez total do vinho, que dura entre uma e sete semanas.

Etapa 4: O afinamento é a limpeza final do vinho, retirando quaisquer resíduos que possam atrapalhar a fluidez líquida, o sabor e conseqüentemente a qualidade final do vinho. São freqüentemente utilizados métodos de decantação, refrigeração, aquecimento e centrifugação. Nesta etapa é que o vinho possui aspecto opaco, devido a várias proteínas e complexos metálicos formados na fermentação.

Etapa 5 : A pasteurização, também conhecida como Ultra High Temperature (UHT), é um processo de aquecimento que esteriliza os alimentos, muito utilizado no leite. O processo UHT aquece o vinho até 80 graus Celsius, e depois é resfriado rapidamente, matando as bactérias que estavam realizando a fermentação.

Etapa 6: A filtração é bem similar ao afinamento, no sentido que ela também retira detritos provenientes da fermentação, mas de forma muito mais microscópica. Um meio de baixa porosidade, utilizando a filtração, reduz sensivelmente a opacidade dos vinhos, o que propicia uma melhor característica visual ao vinho.

Etapa 7: O envelhecimento é um aspecto diferencial dos melhores vinhos. Durante este período, os níveis de acidez são reduzidos, e a precipitação de vários elementos complexos caracterizados nas uvas viníferas, no cultivo ou nos processos de produção ocorrem, gerando sabores e aromas peculiares. A maioria dos vinhos podem ser descansados em barris de carvalho, que são porosos e permitem a entrada de oxigênio e saída de água e álcool.

Etapa 8: Após o envelhecimento, a maioria dos vinhos já está pronta para ser engarrafada. Alguns vinhos ainda passam por etapas de correção de pH, cor ou concentração de oxigênio. As garrafas devem ser novas ou esterilizadas, evitando a contaminação por bactérias, fungos, ou outros microorganismos que podem reativar a fermentação novamente e oxidar o vinho, azedando-o.

Fazem parte do conjunto de armazenamento dois itens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com