TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de gestão de pessoal

Tese: Processos de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

No setor de RH, lembra Alessandra, sempre se avaliou os processos de gestão de pessoal e não os resultados alcançados. Com o uso desta nova ferramenta, avalia-se o resultado gerado e não somente os processos introduzidos. Um exemplo é o processo de desenvolvimento das competências de liderança da Philips. Após a avaliação do executivo, ele é submetido a um programa de treinamento. Depois, é montado um plano de crescimento para o profissional. Depois de um determinado período, espera-se que ele tenha melhorado em competências como determinação para alcançar excelência e resultados, desenvolver a si mesmo e aos outros, entre outras. "Hoje, é dada a devida importância ao resultado de todo o processo - se ele realmente melhorou suas competências ou não", diz Alessandra. O grande estímulo para que o executivo aposte no seu desenvolvimento vem do bolso. Na Philips, parte da remuneração variável depende do desempenho em todo este processo. Diferente do que ocorria antes, não bastam resultados financeiros positivos para que a remuneração cresça. É preciso bons resultados nas outras três perspectivas: cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.

Um dos aspectos fundamentais do BSC é promover um alinhamento dos diversos setores da empresa em prol de uma estratégia única. Segundo Armando Matiolli Filho, sócio-diretor da consultoria Gentia do Brasil e especialista no assunto, o BSC traduz a estratégia em termos operacionais, facilitando sua implementação. "O maior desafio de uma empresa não é montar uma boa estratégia, mas conseguir implantá-la com sucesso", diz Matiolli. "Pesquisas mostram que a vida dos principais executivos (CEOs) em uma empresa está cada vez mais curta e que o principal motivo é a dificuldade em implementar uma estratégia."

Se por um lado o Balanced Scorecard ajuda no trabalho dos executivos, de outro serve como instrumento de avaliação do desempenho da equipe. Segundo Matiolli, sem um monitoramento da estratégia, os executivos são tentados a levar a empresa para onde eles querem, muitas vezes em conflito com o interesse dos acionistas. "O BSC tem-se mostrado uma ferramenta importante de gestão ao assegurar a todos qual é a estratégia, como será implementada e quais os resultados esperados."

Mesmo sendo um instrumento que ajuda a monitorar o desempenho dos profissionais e seu desenvolvimento, o BSC foi muito bem aceito na Philips. "Os executivos preferem saber, com clareza, o que se espera deles, os objetivos e as metas a serem alcançados", diz Alessandra.

Metas mais transparentes na Telefonia Celular

Outra empresa que está utilizando o "Balanced Scorecard" para ajudar na implementação de estratégias é a Telefônica Celular. Segundo Carlos Raimar, diretor de planejamento estratégico da empresa, a decisão de adotar o BSC foi tomada depois de uma pesquisa interna constatar que os gerentes desconheciam, em detalhes, os planos da Telefônica. "Percebemos que precisávamos fazer o time jogar em função da estratégia montada, o que não é tão simples quanto parece", diz Raimar.

Como o BSC torna claras as metas estabelecidas e qual a f

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com