TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Final 3º semestre

Por:   •  22/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade de Apoio Presencial – Polo Osasco

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Michele Medeiros dos Santos Guimarães – RA: 1299148790

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing III

Osasco/SP

2018


MICHELE MEDEIROS DOS SANTOS GUIMARÃES – RA: 1299148790

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Marketing III

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Marketing da Universidade Anhanguera como requisito final à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos Curso Superior de Tecnologia em Marketing.

Tutor Eletrônico: Kelly Pereira Ponces

Osasco/SP

2018


RESUMO        4

1 INTRODUÇÃO (c/ embasamento teórico sobre os canais de marketing)        6

2 DESENVOLVIMENTO        7

2.1 Definição do método de pesquisa e coleta de dados.        8

2.2 Descrição da empresa.        9

2.3 Aplicação da pesquisa        11

2.4 Apresentação dos dados sobre os canais de marketing.        12

2.5 Analise dos canais de marketing        14

2.6 Identificação de oportunidades ou solução de problemas.        15

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18


resumo

        Os canais de marketing são capazes de oferecer ao consumidor final um produto ou serviço para uso ou consumo.

O marketing envolve diversos tipos de canais, cabe ao profissional identificar qual melhor tipo para seu negócio, que no caso da empresa pesquisada, trabalha apenas com um tipo que é o de revenda, ao qual abordamos alguns detalhes importantes sobre esse canal.

Realizamos um levantamento de vendas, a fim de identificar quais são os níveis de vendas e os produtos que mais vendem na empresa pesquisada. Através de uma pesquisa qualitativa, com questionário de respostas abertas, identificamos que o proprietário não compra para revender apenas do fabricante, mas também de atacadistas do ramo e também obtivemos uma média de quantos clientes que entram na loja, efetivamente efetuam a compra de algum item.

 Através de um gráfico, identificamos alguns perfis de clientes da região onde a loja está localizada e propomos alguns pontos de melhorias com relação aos itens de estoque e promoções.

Palavras-Chave:  Canais. Pesquisa. Revenda. Clientes.

 

1 INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho um projeto de pesquisa realizada para a empresa Nova Aliança Tintas. A empresa de pequeno porte, possui cinco colaboradores e atua no segmento de tintas.

O modelo de pesquisa escolhida é o qualitativo, método este que permite ter uma visão mais aberta do que o consumidor deseja, pensa e sente, pois, o método não trabalha com números exatos e busca compreender de forma clara um possível problema.

Baseado nos canais de marketing, entendemos que é necessário satisfazer os usuários finais, sendo eles consumidores ou compradores, o canal de marketing em uma empresa é tratado como área crítica, a qual os gestores devem se preocupar.

Segundo Couglhlan (2002), o canal de marketing é um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de oferecer um produto ou serviço para uso ou consumo. O desafio do canal de marketing abrange duas principais tarefas, a primeira projeta o canal certo, ou seja, envolve fracionar o mercado, apresentar respostas de posicionamento para demandas de segmento, seleciona os segmentos focando nos esforços do canal e estabelece ou aprimora os canais para administrar o mercado e a outra principal tarefa é implementar o projeto e para que isto aconteça é preciso entender quais são as fontes de poder e de dependência de cada membro de canal.

Os principais membros de um canal de marketing são os fabricantes, intermediários (atacadistas, varejistas e especialistas) e usuários finais (clientes de empresas ou consumidores individuais).

Já o canal híbrido garante que a empresa utilize intermediários, e assume parte do processo de contato com seus clientes, ele ocorre, quando a empresa faz a divulgação direta de seus produtos, como por exemplo, na internet e indica os distribuidores autorizados a fazer a venda física. O canal híbrido possui algumas características, o fabricante produz a mercadoria, o setor de vendas do fabricante, vende o produto, o distribuidor externo realiza a distribuição física, as unidades de serviços (internas e externas) realizam o pós-venda e por último, o consumidor final adquire a mercadoria.

Estamos numa era em que vivemos praticamente online, muitas vezes fica difícil até mesmo lembrar da última vez que assistimos a um programa de TV, em casa na hora da transmissão. Já saber o dia e a frequência que consultamos o e-mail e o quanto sentimos perdidos sem o celular ao lado, não se torna uma tarefa tão difícil assim, baseado na vida moderna em que os consumidores passam cada vez mais tempo usando um número cada vez maior de dispositivos e canais. Baseando-se nisso entra em cena o marketing multicanal que não pode ser definido simplesmente em executar em múltiplos canais, mas sim, integrá-los.

Existem várias razões para o Marketing Multicanal tornar-se uma necessidade permanente nas empresas e negócios que utilizam a comunicação direta e segmentada, uma delas é o crescimento do número de canais disponíveis para comunicar. Estamos numa era em que vivemos praticamente online.

Há alguns anos, a televisão e o marketing direto eram os canais de marketing mais privilegiados, porém a internet mudou tudo isso, mudou hábitos e comportamentos. É difícil imaginar a socialização e utilização de alguns dispositivos, a internet mudou para sempre a forma como se compram e vendem produtos e serviços. Agora os consumidores, tem mais opções e expectativas mais elevadas. Querem tudo o que agrada no momento em que agrada. E as marcas são praticamente obrigadas a acompanhar esta evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (268.6 Kb)   docx (421.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com