TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer III Recursos Humanos

Monografias: Prointer III Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  7.567 Palavras (31 Páginas)  •  3.330 Visualizações

Página 1 de 31

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

RESUMO

Nesta pesquisa de treinamento e desenvolvimento apresenta-se um estudo sobre a Organização como um conjunto integrado de competências e o Sistema de administração em Recursos Humanos.

O trabalho está subdividido em estudo teórico sobre o assunto Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Administração de Cargos, Salários e Benefícios, Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento.

Esta pesquisa foi realizada na empresa Araçogrão de grande porte na cidade de Araçoiaba da Serra, São Paulo. Sendo o forte desta a comercialização de produtos naturais, oferecendo a mais ampla linha de produtos do setor, que proporcionem prazer e satisfação para toda a família, com forte presença no mercado nacional e crescimento internacional.

Houve uma entrevista nesta Empresa no Setor de Recursos Humanos, através de um questionário pudemos observar o bom desempenho desta empresa. Com o desenvolvimento de treinamentos regulares, alguns para todo o ano, outros conforme as necessidades internas, onde são levantadas pelos gerentes das áreas junto aos seus colaboradores. A Empresa faz a analise se os treinamentos serão dentro ou fora dela, dependendo da verba disponível para realização do respectivo treinamento.

Esse processo beneficia não só a empresa como também seus colaboradores que ficam satisfeitos com a Organização. È aplicado também um formulário de competências onde o colaborador se avalia sozinho, paralelamente o líder faz a mesma avaliação e após ambos se reúnem para discutir o que deve ser melhorado. Todos os cargos participam da Avaliação de Desempenho, os métodos são bastante eficazes, mas exigem um acompanhamento de perto pelo gestor da área. A empresa implantou também a administração de cargos e salários, pois acredita que é bem aceito e vantajoso para o colaborador, pois o mesmo se mantém mais motivado, a organização conta com profissionais satisfeitos e retém alentos. A análise dos Recursos Humanos avalia se as pessoas estão suficientemente prontas do ponto de vista quantitativo para atender as atividades atuais e futuras da organização.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é entender como funciona o treinamento e desenvolvimento de pessoas envolvidas na organização.

O setor de Recursos Humanos é parte fundamental na Empresa Araçogrão e para que funcione é necessário uma boa Gestão de Pessoas.

A visão da empresa é investir em treinamento e desenvolvimento proporcionando vantagens para a organização e tendo seus colaboradores qualificados e capacitados.

Na empresa existem multiplicadores internos que ministram cursos expondo seus conhecimentos para outros colaboradores.

Enquanto treinamento e desenvolvimento estão se integrando aos negócios da organização, o planejamento estratégico continua a busca de qualidade e produtividade em direção a competitividade, pelo lado das pessoas essas tendências mostram que os colaboradores deixam de serem considerados meros agentes passivos para se configurarem como novos empreendedores do conhecimento, passando a terem iniciativas pessoais em busca de melhor capacitação e crescimento pessoal.

A visão de hoje é valorizar pessoas, por isso, é necessário saber como selecionar e desenvolver lideres buscando talentos, incentivando e recompensando o desempenho dos colaboradores, controlar os custos dar tratamento justos.

1- CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

ARAÇOGRÃO ARAÇOIABA DA SERRA-SP

A Empresa analisada foi fundada em 1989, como empresa individual e constituída como limitada em 15 de dezembro de 1982. Atualmente, a Araçogrão possui uma estrutura predial que ocupa área própria de 236.615 m², sendo que 73.100 m² são de área construída. Para ampliações, há 162.500 m². A Empresa tem capacidade produtiva de 9.000 dos produtos , por mês. Oferece mais de 2.000 empregos diretos e vende seus produtos em todo território nacional e a mais de 60 países.

O método escolhido pelo grupo para a obtenção de dados foi entrevista e bibliográfica. O objetivo desta pesquisa é saber como a empresa investe em seus funcionários a partir da gestão de pessoas: treinamento e desenvolvimento; gestão de desempenho; administração de cargos, salários e benefícios; educação corporativa e gestão de conhecimento. Entrevistamos Eloísa Sampaio – Levantamento e revisão de dados dos Recursos Humanos.

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Treinamento e Desenvolvimento

A organização como um conjunto integrado de competências e o sistema de Administração de RH, no mundo moderno a competitividade e a sustentabilidade das organizações cada vez mais dependem do conhecimento. O segredo das organizações bem sucedidas é saber agregar valores humanos, integrá-los em suas atividades. A construção, o desenvolvimento e a aplicação das competências organizacionais, funcionais, gerenciais e individuais requerem um tratamento integrado ao sistema de Administração de Recursos Humanos, visando atingir os resultados esperados pelas organizações. A contribuição do subsistema desenvolvimento de pessoas é cada vez mais relevante e passa a ser prioritária para as organizações. O novo conceito para a área de desenvolvimento de competências, mudança de comportamentos, com desdobramento em nível organizacional, de equipe individual.

Treinamento e Desenvolvimento, treinamento e desenvolvimento de pessoas, o ser humano vive em interação com seu meio ambiente, recebendo e exercendo influência em suas relações com ele. Isso modifica o modo como é assimilado o que é aprendido : as pessoas aprendem de forma diferente, justamente por essa diversidade de fatores que influenciam sua educação e aprendizado. A educação profissional pode ser institucionalizada, seguir um plano preestabelecido, ou não. Ela compreende três etapas interdependentes: formação profissional, treinamento e desenvolvimento. O êxito de u programe de treinamento está na parceria entre gestor e RH.

O treinamento envolve um processo de quatro etapas: levantamento das necessidades de treinamento (diagnóstico),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com