TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer IV - Recursos Humanos

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  1.433 Visualizações

Página 1 de 8

Como Fazer a Projeção Financeira de uma Nova Filial - de um Supermercado - na cidade de Ceilândia

Relatório Final: PROINTER apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera Facnet. Sobe Orientação do Tutor Hércules Lima Ozório.

Taguatinga-DF

2014

RESUMO

O projeto a seguir trata da importância da projeção financeira nas organizações. A projeção em uma empresa é essencial, visto que não se pode viver de imprevistos. A área em que se deve dar atenção especial é a de finanças, pois os recursos são escassos e os riscos são grandes. Um planejamento financeiro não trata apenas de assuntos relacionados a finanças, ele contribui significativamente para que o planejamento estratégico tenha êxito. Inicialmente deve ser feito um planejamento financeiro com projeção em longo prazo, que direcionará a elaboração de planos em curto prazo. Ambos são de suma importância para a organização. Ao seguir corretamente as etapas de um planejamento bem elaborado, a empresa conseguirá alcançar seus objetivos com sucesso. Em um mundo de constantes mudanças é preciso preparar-se para tudo.

INTRODUÇÃO

A importância de se fazer uma projeção financeira está relacionada ao sucesso que a empresa almeja, por meio dele, consegue-se traçar metas a longo e curto prazo para que os objetivos sejam atingidos. A projeção financeira é a fonte da continuidade da organização, pois sem ele é difícil tomar decisões corretas.

As informações são essenciais para empresas de grande, médio e pequeno porte, pois todas devem se preocupar em manter controle das finanças e utilizar o planejamento financeiro como uma das principais ferramentas para o êxito da organização.

O presente projeto tem como principal objetivo mostrar o papel da projeção financeira na empresa, haja vista que seu intuito não é influenciar apenas nas questões financeiras, mas também nas estratégicas.

Por meio de pesquisa bibliográfica em autores de administração financeira e de estudiosos do assunto, foram extraídos conceitos relacionados ao planejamento financeiro, fluxo de caixa, capital de giro, orçamento e sobre as mudanças no mercado, sempre com o propósito de identificar a importância da projeção financeira para as organizações.

1 – CORPO DO ENSAIO

A longa experiência profissional em conjunto com o interesse empreendedor do Sr. Jorge Inácio dos Santos Júnior e do Sr. Valdir da Silva Bressan, deram início à ideia de abertura de uma empresa, cujo objetivo não era a construção de um simples prédio, mas uma loja moderna, confortável, inovadora e com serviço de qualidade; diferenciais que atraíssem a atenção do público de Ceilândia e região. Conforme Giuliani (2005), as instituições varejistas devem ser tão dinâmicas quanto às influências do ambiente externo, para que possam atender as expectativas dos consumidores, em constante mudança.

Após a formação da sociedade, foi realizada a avaliação do mercado de Ceilândia e região, onde foi possível certificar-se da viabilidade do negócio e dar andamento ao projeto.

Com o intuito de demonstrar a relação que a empresa desejava ter com seus clientes, optou-se por um nome que expressasse o carinho e gratidão da parte dos sócios. Surge o Sacola Cheia Supermercados Ltda.

A análise de investimento diz respeito à quais projetos aceitar e quais rejeitarem. O projeto convencional analisado no orçamento do capital tem três critérios: custo inicial alto; fluxos de caixa por um período de tempo específico; e um valor ao final que indique o valor dos ativos do projeto quando ele termina. Estes projetos sem dúvida formam uma proporção significativa das decisões de investimentos, especialmente para as empresas de manufatura, mas seria um erro supor que a análise de decisões sobre investimentos termina aqui. Se um projeto for definido de forma mais ampla para incluir qualquer decisão que resulta sobre aquisições até decisões sobre qual sistema de ar-condicionado utilizar em um prédio, estriam neste campo.

O objetivo de análise financeira é utilizar as previsões do fluxo de caixa do projeto para calcular as taxas de rentabilidade apropriada, em especial a TIR (Taxa Interna de Retorno), calculada sobre custo do investimento de rentabilidade financeira calculado sobre os fundos próprios bem como o correspondente valor atual líquido financeiro.

A análise financeira é constituída por uma série de quadros que reúnem os fluxos financeiros de investimentos, distribuídos entre o investimento total, as despesas e receitas de exploração, as fontes de financiamento e análise do fluxo de caixa para a viabilidade financeira (GITMAN, 2010).

Todo investidor busca a otimização de 03 (três) aspectos básicos em um investimento: retorno, prazo e proteção. Ao avaliar determinado tipo de investimento, o investidor deve estimar, portanto, sua rentabilidade ou lucro, sua liquidez e seu grau de risco. A rentabilidade é sempre diretamente relacionada ao risco. Ao investidor cabe definir o nível de risco que está disposto a correr, em função de obter uma maior ou menor lucratividade.

Um fluxo de caixa relevante para um projeto é uma alteração do fluxo de caixa da empresa toda, que resulta da decisão de fazer um investimento. Esses fluxos são definidos em termos de alterações, ou incrementos do fluxo de caixa existentes na empresa e são denominados fluxos de caixa incrementais.

Os fluxos de caixa incrementais para avaliação de um projeto consistem em toda e qualquer alteração dos fluxos futuros de caixa da empresa que sejam consequência direta da realização do projeto (ROSS, 1998).

Conforme Gitman (2010) existem diferentes técnicas para se determinar se um projeto é aceitável ou fizer uma classificação de projetos. As abordagens mais comuns envolvem a integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com