TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Atividades II

Trabalho Universitário: Projeto De Atividades II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO. 4

2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA. 5

2.1. NOME DA EMPRESA. 5

2.2. DADOS GERAIS DA EMPRESA. 5

2.3. MISSÃO DA EMPRESA. 5

2.4. VISÃO DA EMPRESA. 6

2.5. VALORES DA EMPRESA. 6

3. PRODUTOS E SERVIÇOS COMERCIALIZADOS PELA EMPRESA. 6

3.1. PLANO ASSISTENCIAL. 7

3.2. PLANO ODONTOLÓGICO. 7

3.3. SAÚDE OCUPACIONAL. 7

3.4. TUDO BEM UNIMED. 8

3.5. CONVÊNIO FARMÁCIA (USIMED). 8

3.6. SEGURO DE VIDA. 8

3.7. SEGURO SAÚDE. 8

3.8. SEGURVIAGE. 8

4. MARKETING PARA O SÉCULO XXI. 9

4.1. PRINCIPAIS FORMULAS QUE PROMETEM SUCESSO NO MARKETING. 9

4.2. MARCA DA LIDERANÇA. 9

4.3. VALOR DA MARCA. 10

4.4. COMPOSIÇÃO DO SISTEMA UNIMED. 11

5. GESTÃO PRAZER EM CUIDAR. 11

6. PÚBLICO ALVO. 12

6.1. PRINCIPAIS CLIENTES (PESSOA JURÍDICA). 12

7. CONCORRENTES. 13

7.1. PRINCIPAIS CONCORRENTES NA ÁREA DE AÇÃO. 13

8. ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DE FRAQUEZA. 14

9. POSICIONAMENTO ATUAL DA EMPRESA. 15

10. ESTRATÉGIA DO MIX DE MARKETING (4PS) UTILIZADAS PELA EMPRESA. 15

11. AS SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA PARA OS (4PS) E PARA A MARCA DESENVOLVIDA. 16

12. AS RECOMENDAÇÕES DE AÇÕES PARA MOTIVAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS. 16

13. CONCLUSÃO. 17

14. BIBLIOGRAFIA 18

1. INTRODUÇÃO.

Ao longo deste trabalho, serão apresentadas a importância da empresa ter um Plano de Marketing bem estruturado e com estratégias para atrair e reter a população.

Atualmente já não basta ter qualidade, é necessário oferecer um produto que tenha qualidade, mas também que tenha um preço a altura da população que a empresa quer atingir.

É necessário a implementação do Marketing para que se tenha um diferencial e estar preparado para enfrentar a concorrência. Além de desenvolver ações, planos e estratégias para motivação da Força de Vendas.

2. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA.

2.1. NOME DA EMPRESA.

Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana Cooperativa de Trabalho Médico

2.2. DADOS GERAIS DA EMPRESA.

Localização: Avenida Brasil, 555 Vila Medon, Americana - SP

Porte/tamanho: Médio Porte

Segmento em que atua: Planos de Saúde

Número de funcionários: 850 funcionários

Número de Cooperados/Prestadores: 334

Público alvo: População de Americana, Santa Barbara D´Oeste e Nova Odessa.

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Rozilene Bezerra dos Santos Rossi – Analista de Revisão de Contas SR.

2.3. MISSÃO DA EMPRESA.

Prestar serviço de saúde, por meio da prevenção e tratamento, através do cooperativismo médico.

2.4. VISÃO DA EMPRESA.

Ser reconhecida pelo alto padrão de qualidade em serviços de saúde, ampliando a liderança de mercado e assegurando a geração de valor para o cooperado.

2.5. VALORES DA EMPRESA.

Cooperativismo

 Ética

 Responsabilidade Social

 Humanismo

 Dignidade Profissional

 Resultados

 Foco no Cliente

 Melhoria Contínua

3. PRODUTOS E SERVIÇOS COMERCIALIZADOS PELA EMPRESA.

 Plano Assistencial

 Plano Odontológico

 Saúde Ocupacional

 Tudo Bem Unimed

 Convênio Farmácia

 Seguro de Vida

 Seguro Saúde

 SegurViage

3.1. PLANO ASSISTENCIAL.

3.1.1 Plano Empresarial

3.1.2 Plano Individuais e Familiares

O compromisso da Unimed com todos os seus clientes é o de buscar sempre a excelência no padrão de atendimento e dos serviços prestados, e ser reconhecida pela sua eficiência como Operadora de planos de saúde.

A Unimed é Top of Mind há mais de dezoito anos, e também a marca mais lembrada quando falamos sobre plano de saúde.

Diferenciais da Unimed: Recursos Próprios, Medicina Preventiva, Centro de Hemodinâmica, Laboratórios Próprios, Consultórios Automatizados e Consulta Já.

3.2. PLANO ODONTOLÓGICO.

A Unimed Odonto é a mais nova empresa do sistema Unimed e surgiu da junção entre a Unimed Brasil e Seguros. Atualmente a Unimed Odonto possui mais de 4.000 dentistas credenciados e atende mais de 70.000 clientes, o objetivo desta união é somar competências para oferecer a você, cliente, um plano odontológico diferenciado e de alta qualidade.

3.3. SAÚDE OCUPACIONAL.

A Unimed Ocupacional oferece a melhor estrutura em medicina e segurança do trabalho e sua empresa estará protegida de multas, fiscalizações ou ações indenizadoras, por danos causados a funcionários, atendendo as Normas Regulamentadoras (NRs) de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas, bem como os órgãos públicos da Administração direta ou indireta.

Principais produtos da Unimed Ocupacional: PCMSO (programa de controle médico de saúde ocupacional); PPRA (programa de prevenção de riscos ambientais); CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes); PPP (pelfil profissiográfica previdenciário) além de treinamentos e serviços on line oferecidos para garantir maior controle e agilidade para as empresas e seus clientes.

3.4. TUDO BEM UNIMED.

No Tudo Bem Unimed temos é composto por atendimentos médico de urgência e emergência, aconselhamento médico por telefone, área protegida (este serviço é exclusivo para as empresas).

É um serviço especializado nos atendimentos de urgências e emergências médicas, prestando atendimento no local da ocorrência e proporcionando soluções rápidas e eficazes.

3.5. CONVÊNIO FARMÁCIA (USIMED).

O objetivo da Usimed é a defesa dos clientes da Unimed, a Usimed opera na aquisição em escala de produtos e serviços, repassando a seus clientes preços especiais, pois a Usimed não tem fins lucrativo com isto consegue proporcionar a seus clientes uma grande economia, para comprar na Usimed é necessário possuir um plano de saúde da Unimed, além da farmácia, podemos contar com a Manipulação e Ótica que também tem serviços diferenciados para oferecer ao cliente Unimed.

3.6. SEGURO DE VIDA.

A Seguros Unimed oferece Seguro de Vida para pessoas físicas e jurídicas.

3.7. SEGURO SAÚDE.

A Unimed Seguros conta com uma ampla cobertura, abrangência e a maior rede referenciada do país, a rede Unimed cuidando de sua empresa e seus colaboradores.

3.8. SEGURVIAGE.

O SegurViage proporciona os mais completos serviços e seguros, garantindo todo o apoio em eventuais emergências que possam ocorrer durante toda sua viagem.

Temos: SegurViage Lazer, SegurViage Estudo e SegurViage Negócios.

4. MARKETING PARA O SÉCULO XXI.

O atual panorama econômico é moldado por duas forças poderosas, a tecnologia e a globalização. Além da tecnologia e da globalização, outras forças estão remodelando a economia. A desregulamentação ocorre em diversas economias. De repente, empresas protegidas, muitas delas monopólios, enfrentam novos concorrentes, atualmente com a tecnologia avançada podemos ter acesso a produtos muito rapidamente de outro estado e ou empresa.

O mercado hoje se encontra em mudanças constantes, a mudança acontece tão rápido que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva.

As grandes empresas, preocupadas com as mudanças, investiram em capital humano, pessoas que tem a têm a missão de elaborar sistemas de gestão do conhecimento, colaborando para que a empresa aprenda com rapidez sobre as tendências e aperfeiçoamentos que envolvem consumidores, concorrentes, distribuidores e fornecedores.

4.1. PRINCIPAIS FORMULAS QUE PROMETEM SUCESSO NO MARKETING.

 Vencer com qualidade superior

 Vencer com o melhor serviço

 Vencer com os melhores preços

 Vencer com uma grande fatia do mercado

 Vencer com adaptação e customização

4.2. MARCA DA LIDERANÇA.

O sistema Unimed é composto por todas as Unimed’s que atende no território nacional, atualmente em 83% do Brasil, o que soma 4.623 cidades, com 377 singulares autônomas administrativamente e interligadas por meio de uma confederação: a Unimed do Brasil.

O sistema Unimed conta com mais de 108.000 médicos cooperados, mais de 73.000 empresas contratantes, 100 hospitais próprios e mais 3024 hospitais contratados, sendo 6.801 hospitais no Brasil.161 pronto atendimentos próprios, 103 laboratórios e 182 ambulâncias próprias. Disponibiliza 6.854 leitos próprios e 120.000 leitos credenciados, mais de 20.000 recursos credenciados.

Realização de mais de 57.000 milhões de consultas por ano, 2 milhões de internações e 115 milhões de exames complementares.

Realização de mais de 3,7 consultas/usuário/ano e 7,3 exames complementares por usuário ano.

4.3. VALOR DA MARCA.

A consultoria BrandFinance avaliou o valor da marca Unimed em R$ 2,94 bilhões, segundo o ranking da companhia, ocupa o 31º lugar entre as marcas mais valiosas do país.

Por 17 anos consecutivos a Unimed é a marca Top of Mind em Plano de Saúde, de acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha.A Unimed foi a escolhida, na categoria convênio e assistência médica, para receber o “Oscar” da área de recursos humanos: o Prêmio Top of Mind – Fornecedores de RH do ano 2010.

Esta foi a 11ª vez que a marca foi premiada.Também foi eleita em 2011, pela décima vez consecutiva, a marca de planos de saúde em que os brasileiros mais confiam na Pesquisa Marcas de Confiança, conduzida pela Revista Seleções/Ibope Inteligência.

Unimed recebe pelo quinto ano consecutivo o certificado Superbrands. Marca participa do livro de luxo que reunirá história e curiosidades das mais importantes marcas que atuam no país. A iniciativa faz parte do projeto Superbrands Brasil.

Foi foi eleita uma das empresas de maior prestígio no Brasil no setor de saúde, segundo levantamento do Grupo Troiano para a revista Época Negócios, nas edições 2008, 2009 e 2010.Pela segunda vez consecutiva a marca mais lembrada e conquistou o Top of Mind Internet, Uol/Datafolha.

Embora o prêmio esteja na quarta edição, em 2009 foi a primeira vez que a categoria Plano de Saúde foi inclusa. A marca teve 21% das lembranças em 2010.A compilação de todo o sistema é o que dá força à marca Unimed e garante sua assistência de maneira profissional e com uma qualidade incomparável.

4.4. COMPOSIÇÃO DO SISTEMA UNIMED.

 Confederação – Unimed do Brasil responsável pela representação da marca em todo país, tem a representação política junto ao governo.

 Federação – São um conjunto de singulares Unimed, cada federação responde em parceria com as singulares locais e procura alternativas para assuntos de suas respectivas regiões.

 Singulares – Estão presentes em uma cidade ou região e prestam atendimento/serviços aos seus clientes, possuem o seu corpo e seus colaboradores próprio, e são administrativamente individuais.

5. GESTÃO PRAZER EM CUIDAR.

Para a Unimed de Santa Bárbara D’Oeste e Americana, mais importante que ser líder de mercado é ter “Prazer em Cuidar”.

Ter “Prazer em Cuidar“ em acolher e cuidar dos nossos clientes, valorizar profissionais, acompanhar os avanços tecnológicos, colaborar com a comunidade e respeitar o meio ambiente.

A Unimed está sempre em busca de oferecer o melhor atendimento aos beneficiários por meio de seus cooperados, Recursos Próprios, sendo 2 Hospitais, 7 Laboratórios Próprios, Serviço de Oncologia e Quimioterapia, Hemodinâmica localizado dentro do Hospital Americana, tudo isto para que o beneficiário seja atendido em nossa área de ação, sem ter que se deslocar para ter seu atendimento e atualmente inovando mais uma vez, com seu primeiro Cíntegra (Centro de Atendimento Íntegra), um novo modelo de Atenção Primária, que beneficia primeiramente seu colaborador, um cuidado realizado em Atenção Primária pelo médico de família que vai cuidar desde o nascimento até a longivitude.

6. PÚBLICO ALVO.

A Unimed atende clientes de pessoa física (planos individuais e familiares), e pessoa jurídica (planos empresariais), dos mais diversos segmentos de mercado e também de esfera pública, estabelecidos em sua área de ação.

Presta atendimentos ao Intercâmbio Nacional Unimed, repassados por Unimed’ s de outras regiões e que recebem atendimento através da rede local.

A Unimed com 107 mil vidas é detentora de 51% de participação em um universo de 209 mil beneficiários.

Os planos de pessoa física representam 29,2% da carteira e os empresariais representam 70,8%.

6.1. PRINCIPAIS CLIENTES (PESSOA JURÍDICA).

Textil Canatiba

Fundação Romi

Goodyear do Brasil

KS Pistões

Suzano

Tavex

7. CONCORRENTES.

A Unimed absorveu com sucesso a regulamentação da saúde, uma transformação que varreu do setor muitas operadoras incapazes de corresponder às novas exigências. Paralelamente, manteve a liderança de mercado, gerando aos seus atuais 316 médicos cooperados um mercado de trabalho que é garantido por uma carteira de mais de 107 mil usuários. Hoje, a Unimed Santa Bárbara d'Oeste, Americana e Nova Odessa são a operadora com a melhor remuneração médica e a mais reconhecida pela população de sua área de abrangência. Ao longo de seus 30 anos, construiu uma história de muito trabalho, soluções originais, comunicação apurada, crescimento, solidez e expansão. São marcas de uma saúde que não se compara.

A Cooperativa focalizou a melhoria da qualidade de seus serviços, desenvolveu e implantou modernas técnicas de gerenciamento operacional e de auditoria médica. Também preparou seus quadros para uma gestão mais avançada.

7.1. PRINCIPAIS CONCORRENTES NA ÁREA DE AÇÃO.

 Irmam – Irmandade de Misericórdia Hospital São Francisco

 São Lucas Saúde

8. ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DE FRAQUEZA.

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

• Aumento de Idosos na população. • Muitos concorrentes na região.

• Demanda por serviços de alta qualidade. • Junção de concorrentes.

• Aumento dos Gastos em Saúde com as novas coberturas estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde). • Preços menores e lançamentos de novas atividades pela concorrência.

FATORES INTERNOS

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

• Facilidade de acesso e boa localização. • Estacionamento não atende a quantidade de clientes.

• Rede de Prestadores qualificados e Recursos Próprios disponíveis. • Falta de alguns serviços que o cliente tem que se deslocar até outra cidade para seu atendimento.

• Imagem de empresa sólida (35 anos de mercado). • Recursos Financeiros limitados.

9. POSICIONAMENTO ATUAL DA EMPRESA.

A empresa mantém a liderança de mercado atualmente, com seus 316 cooperados e aproximadamente 107 mil vidas é a operadora que melhor remunera sua rede de prestadores na região e está sempre inovando com atividades novas para atrair e reter seus clientes.

Hoje ela conta com 51% da população da área de ação e sua marca está cada vez mais forte.

10. ESTRATÉGIA DO MIX DE MARKETING (4PS) UTILIZADAS PELA EMPRESA.

Produto Preço

Praça Promoção

Produto

A empresa está sempre atenta a fornecer um atendimento de alta qualidade ao beneficiário.

Preço

A empresa conta com um profissional do “Setor Atuarial” para o cálculo dos produtos para que se tenha o preço justo e adequado do produto oferecido.

Praça

É indispensável a análise de mercado onde deverá ser colocado determinado produto, permitindo avaliar o público alvo que a empresa deseja atingir.

Promoção

Eventualmente a empresa lança um produto e oferece ao beneficiário com a opção de aceitar ou não, já que o oferecimento vai incluso no boleto deste beneficiário.

11. AS SUGESTÕES DE ESTRATÉGIA PARA OS (4PS) E PARA A MARCA DESENVOLVIDA.

Como estamos falando de uma marca há muito tempo no mercado, temos que trazer um novo produto ou uma situação nova que surpreenda a população e crie uma expectativa boa, por exemplo, não é sempre que se consegue o atendimento no dia que precisamos.

A ideia é ter algumas especialidades neste Plantão diário sem ter que o beneficiário registre atendimento no Hospital.

12. AS RECOMENDAÇÕES DE AÇÕES PARA MOTIVAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS.

A sugestão é que a empresa tenha um vendedor de Plantão na unidade especificamente para atendimento ao cliente, que ainda não é cliente informando preços, coberturas.

A ideia é esta pessoa se sentir acolhida desde o momento do interesse a solicitação de preço desta operadora, é neste momento que o vendedor tem que estar preparado para envolver e encantar este cliente de forma clara e correta, dando informações precisas em nível de coberturas contratuais.

13. CONCLUSÃO.

Com o crescimento da população e a necessidade de se ter um plano de saúde, podemos concluir a importância de uma operadora estar bem estruturada e preparada para oferecer serviços de qualidade, bem como prestadores especializados e ter excelência em seus atendimentos.

A Unimed tem atuado de forma integrada e bastante comprometida com o modelo “Prazer em Cuidar” adotado pela Cooperativa para melhorar o desempenho da organização e estabelecer uma cultura orientada por valores, com seu caráter inovador ela se mantém firme no mercado, sustentada por seus princípios sólidos e consistentes, mantendo sua forma de cuidar da saúde das pessoas de maneira plena, ampla, integral, eficaz e segura.

Com a Administração Mercadológica podemos compreender a importância desta disciplina e principalmente a utilização das estratégias do Marketing para fortalecimento da marca.

Atualmente já não basta ter qualidade, a maioria das empresa tem, a empresa tem que ser diferencial em estratégias de produto e preços e promoções.

14. BIBLIOGRAFIA

Informações adquiridas na Empresa Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana

www.unimedsa.com.br

docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvC

uonq3RmAMzhiZWY0MGQtODU0Yy00NmM1LTg0ZDAtMWRiZTIwOTlhODNh

&hl=pt_BR>.

www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/1947E3304928A275032571FE0

0630FB1/$File/NT000B4E62.pdf

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvC

uonq3RmAMTJiOTFhZjEtZmE4YS00MjI4LWE4MDAtZTEzNzZmNWRlMWM3&hl

=pt_BR

...

Baixar como  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »