TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ATIVIDADE II PLANO DE NEGÓCIOS PARCIAL

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 10


Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

[pic 1]

PROJETO DE ATIVIDADE II

PLANO DE NEGÓCIOS PARCIAL

Pólo em Juazeiro/BA

Tutor presencial: Francisco Elzevir Dantas Jr.

Curso: Administração

8º Semestre 

Alunos: Mailton Araujo Nascimento  RA: 308630

               Elivânia Miranda de Oliveira RA: 336688

                 Washington Castro dos Santos RA: 338179

                                Samara Jeniffer Rodrigues do Nascimento RA: 338997

Juazeiro-BA

30 de Outubro de 2014

Dados Comerciais

Nome Fantasia: Comercial Alves

Razão Social: Kleber Wilton Alves dos Santos

CNPJ: 07.429.663/0001-75

Insc. Est.: 66.401.295 PP

Endereço: Travessa da Maravilha, 142 A – Centro

Cep: 48.904-140 – Juazeiro-ba

Fone: (74) 3612-4840

Missão

Atender com eficiência e qualidade às expectativas e necessidades dos nossos clientes

PLANO DE NEGÓCIO

Comércio Varejista de Material de Construção

  1. Sumário Executivo

O presente Plano de Negócio tem como objetivo fomentar, mediante o espírito empreendedor de seus sócios, a criação de uma empresa no ramo varejista voltada para a comercialização de material de construção em geral.  Consideramos, por oportuno, que para se obter sucesso em qualquer empreendimento, principalmente nos dias de hoje, onde a forte concorrência, as nuances mercadológicas, fatores econômicos, é necessário um rigoroso planejamento e, portanto, devemos primordialmente dispor de uma poderosa ferramenta de gestão e sustentabilidade.   A empresa, além de cimento, terra, areia, brita, tijolos, ferragens, cerâmicas, portas, tintas, revestimentos, etc, também comercializará uma grande variedade de produtos do ramo elétrico, tais como tomadas, fios, lâmpadas, entre outros, e agregará em seus estoques o comércio de ferramentas em geral.  Nossos potenciais clientes serão o público em geral, construtoras privadas, empreiteiros e empresas governamentais.  A empresa estará sediada na cidade de Juazeiro-ba, em local de fácil acesso e grande fluxo de pessoas e veículos, e estará provida de instalações amplas e confortável para bem atender a clientela.   O capital social será composto por recursos disponibilizados pelos sócios do empreendimento e alocados de terceiros, cujo montante será apresentado no presente Plano de Negócios quando da conclusão da elaboração do Plano Financeiro do empreendimento.

  1. Analise de Mercado

Como sabemos, a cidade de Juazeiro-ba possui grande potencial de crescimento, tanto populacional como habitacional, em decorrência de ser uma cidade que atrai investimentos local, nacional e internacional, em função da produção de frutas destinadas aos mercados interno e externo oriundos do agronegócio regional, fator esse que proporciona a migração de investimentos para outras áreas da economia local, onde nesse contexto está inserida a construção civil.  Diante desse pressuposto, e considerando o notório crescimento urbano decorrente do grande número de novas construções, nossos clientes estão presentes em todas as classes sociais aqui residentes, sejam eles pessoas físicas, construtoras privadas, empreiteiras privadas, empresas privadas e órgãos governamentais. Diante disso, consideramos potencialmente positivo investir em uma empresa que atenda esse segmento de mercado.  Adicionalmente, fatores climáticos como a insolação, o calor, a baixa umidade e a salinização do solo, proporcionam desgaste mais rápido de materiais aplicados nas construções e que culminam com a necessidade de reformas periódicas dos imóveis já construídos.  Os produtos a serem comercializados devem proceder de fornecedores idôneos produzidos mediante a observância de normas técnicas de segurança e meio ambiente. Serão observadas ainda a capacidade técnica de fornecedores, o preço e a qualidade de produtos.   É de vital importância fazer um levantamento sobre quais serão seus concorrentes que atuam no mesmo ramo de atividade, devendo ser observado como atendem a necessidade de seus clientes, quais seus pontos fortes e fracos, a qualidade dos produtos vendidos, os preços praticados, etc, afim de que possibilite que sua empresa busque praticar uma forma de competir com a concorrência já existente.

  1. Plano de Marketing

A politica de marketing da empresa estará estritamente focada para o cliente, pois a empresa se posicionará sob a ótica do cliente.  Portanto, além de ter sempre um produto de qualidade, o atendimento individualizado ao cliente potencializará e alavancará vendas.  O critério da empresa para formulação de preços dos nossos produtos deverá observar os preços praticados pela concorrência, afim de praticarmos uma politica de preços compatível com o mercado.  Ações para potencializar promoções dos nossos produtos estarão presentes nas estratégias para atrair clientes.  Além das estratégias já conhecidas e muito praticadas, tais como divulgação em jornais, revistas, rádios, carros de som, dentre outras, a utilização das redes sociais tem sido uma inovação com grande potencial para alavancar vendas de produtos promocionais.  Adicionalmente, avaliaremos em termos de custos e viabilidade se a formação de parcerias com potenciais construtores já mencionados agregaria maior volume de vendas.

  1. Plano Operacional   

O layout da empresa deverá ser adequado a um empreendimento com suas características e especificidade, observadas a legislação em vigência, visando promover o bem estar e segurança de clientes, funcionários e staff diretivo da organização.  O espaço físico do prédio deve atender às necessidades exigidas para o empreendimento.  A disposição de produtos deve observar o critério setorial. Se considerado necessário e viável financeiramente pelos empreendedores, um profissional do ramo será contratado para auxiliar na consecução do layout e estrutura espacial das instalações.  Todos os setores da organização devem ter pessoas preparadas e qualificadas para o desenvolvimento das rotinas operacionais, para isso a organização contará dentro de seu setor específico, instrumentos que proporcione observar e propor necessidades de treinamento e qualificação de mão-de-obra.  Todos os processos operacionais serão criteriosamente avaliados antes do funcionamento da empresa para que sejam evitados e eliminados possíveis erros no atendimento, execução de tarefas internas ou externas, de comercialização e, principalmente, de logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (317 Kb)   docx (356.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com