TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

josé adeilson dantas barreto

projeto integrador: TEMAS TRANSVERSAIS - fase DE EXECUÇÃO – n2

Caicó/RN

2019

José adeilson dantas barreto

projeto integrador: TEMAS TRANSVERSAIS - fase DE execução – N2

Projeto organizado como exigência parcial para a avaliação da Fase de Execução, do Projeto Integrador: Temas Transversais, da LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES.

Caicó

2019

Sumário

Introdução        5

1 OBJETIVOS        6

1.1 Gerais        6

1.2 Específicos        6

2 Análise de ambiente        6

2.1 Macroambiente        6

2.2 Microambiente        7

2.3 análise com base na ferramenta x (indique a ferramenta)        7

3 PROBLEMA        8

4 Execução do projeto        8

5 parecer final do projeto: Resultados esperados        8

REFERÊNCIAS        9

Tabela 1- Análise de Ambiente        7

Introdução

A empresa pesquisada tem como razão social Associação De Supermercadistas do Seridó, leva o nome fantasia Rede Seridó, trata-se de um Escritório Central de negociações das mais diversas áreas englobando 21 supermercados.

A Rede Seridó De Supermercados possui 21 lojas em 16 Cidades da Região Seridó, no interior do Rio grande do Norte tendo como cargo chefe o comercio do ramo alimentício e supermercadista.

As empresas vinculadas a Rede Seridó, possuem um faturamento anual em torno de R$ 84.000.000,00 e possuem em média 300 funcionários, todos trabalhando em regime de trabalho C. L. T.

A empresa foi escolhida tendo como motivo, ser uma das grandes empresas da Região, onde foi avaliado se encaixar perfeitamente no ambiente proposto a ser pesquisado.

1 OBJETIVOS

1.1 Gerais

Este presente projeto tem como finalidade abordar o tema responsabilidade social e sustentabilidade empresarial, demonstrando suas características e importância no crescimento e desenvolvimento de empresas. Na pesquisa realizada através de dados de gestão obtidas por meio de entrevista com a gestora da empresa e considerando as políticas de responsabilidade social empresarial, bem como o planejamento estratégico, observamos o sucesso que uma empresa pode obter através da combinação de uma administração eficiente, eficaz e sendo responsável não só empresarialmente como também socialmente para o seu crescimento e crescimento da Região onde está localizada.

1.2 Específicos

Sugerir meio para soluções de problemas relacionados a sustentabilidade empresarial trazendo Economia, com redução dos custos de produção em consonância com a Melhoria nas condições ambientais do planeta.

2 Análise de ambiente

2.1 Macroambiente

A Rede Seridó é uma empresa Pautada na Ética, e responsabilidade Social, promove ações sociais e ajuda no crescimento da região, se preocupando com a questão ambiental, promovendo conscientização e ações como incentivar seus clientes a utilizar sacolas biodegradáveis. Promove a inclusão social dando oportunidade a vários jovens da Região de terem seu primeiro emprego com parcerias em projetos como o IEL. A empresa também se demonstra muito comprometida em garantir que seja respeitado todas as crenças religiosas e trabalha com tolerância zero com qualquer tipo de preconceito dentro de suas lojas seja, racial, sexual, cultural ou qualquer tipo de ação que venha ferir os direitos humanos de qualquer pessoa no estabelecimento seja, ela, colaborador ou cliente. A empresa acredita que todos os itens supracitados são de suma importância para se ter uma empresa bem-sucedida e que traga consigo uma grande parcela de contribuição para a melhoria da sociedade.

2.2 Microambiente

A Empresa pesquisada (Rede Seridó) se mostra uma empresa extremamente comprometida com a regulamentação trabalhista e que também investe regularmente na capacitação profissional, segurança no trabalho, no uso de EPIs e Manipulação higienização de alimentos.

Realiza também Ações sociais com doações mensais no valor de R$ 300,00 em vale compras e ainda presta apoio com doações mensais de mantimentos para as APAEs das Cidades de Caicó, Currais Novos e Parelhas.

A empresa citada na pesquisa está instalada na Região Seridó do Interior Potiguar, localizada na cidade de Caicó. Atuando no ramo de Associações de defesa de direitos sociais e Central de negócios para o mercado varejista no seguimento supermercadista, tendo como clientes empresários proprietários dos supermercados voltados ao público C,D e E.

2.3 Análise com base na Ferramenta X (indique a ferramenta)

Com base na ferramenta SWOT conseguimos elencar dados relevantes sobre a empresa

Tabela 1- Análise de Ambiente

Forças Positivas

Forças Negativas

Interno

Potencialidades

- Poder de compra em Conjunto

- Acesso a grandes distribuidores

- Departamento Marketing em um Nível Profissional dentro da própria empresa

- Compromisso com a política de responsabilidade social

- Investimento em ações sociais

- Decisões tomadas de forma democráticas sendo elencados pontos e assim levados a votação em Reunião extraordinária

- Troca de experiencia comercial e empresarial

- Fator financeiro forte

Fragilidades

- Individualismo

- Logística distante das lojas

- Disparidade de estrutura e faturamento entre as lojas

- Falta de um Sede Própria

- Falta de investimento em sustentabilidade

Externo

Oportunidades

- União de Empresas

- Fórum de Redes

- Cartão Crédito Marca Própria

- Compras direto da indústria

- Capacitação de Funcionários e Empresários

Ameaças

- Concorrência Local

- Alta carga tributária

- Concorrência chinesa

- Compra de mercadoria sem nota por parte de alguns comércios concorrentes.

3 PROBLEMA

Apesar de ser uma empresa engajada com a política de responsabilidade social A Rede Seridó enfrenta um certo problema quanto ao quesito relacionado à sustentabilidade empresarial. Fatores como a disparidade de faturamento e estrutura dentre os lojistas, tem causado uma certa Individualidade em meio aos pensamentos dos integrantes da associação, sendo esse um fator propiciador de interesses distintos causando a falta de concessão em realizar Políticas voltadas a sustentabilidade. Como apenas algumas das lojas integrantes da Rede investem em tais ferramentas que visam a resolução de problemas como aquecimento global, diminuição de poluição dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (724 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com