TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Angelo Franchini Neto (RA: 1509457)

Lençóis Paulista

2015

Localização

O meu local de trabalho, localizado na Rua Machado de Assis, n° 36, Vila Antonieta, cidade de Lençóis Paulista.

Ambientes educativos escolares encontrados

Escola Estadual Doutor Paulo Zillo – Uma das maiores instituições de ensino da cidade, a EE Doutor Paulo Zillo atende crianças e jovens dos ensinos fundamental e médio. A estrutura do imóvel é um tanto quanto antiga devido a sua idade, mas nota-se que os administradores se preocupam muito em deixá-la sempre em ordem para que isso não interfira no aprendizado dos alunos.

Ainda na questão estrutural, mas partindo para os equipamentos utilizados pelos professores, o que se vê é uma escola típica do século 21. Apesar de a maioria das lousas ainda ser de madeira (e o giz ser o principal “parceiro” do professor), há muitos aparelhos que auxiliam a educação das crianças e jovens. São retroprojetores, projetores, computadores, entre outros equipamentos.

Partindo para a equipe de profissionais, nota-se que tanto professores quanto a equipe administrativa são atenciosos e prestativos. Alguns perambulam pelos corredores. Outros ficam na sala dos professores, onde preparam as aulas ou trocam informações com outros profissionais.

Enfim, os alunos. Como acontece em todas as escolhas, há alunos. Antes de a aula começar, os alunos ficam eufóricos, colocam a conversa em dia. Alguns deles fazem breves comentários a respeito das aulas que estão por vir, como trabalhos e tarefas. Assim que bate o sinal, todos se dirigem às salas de aula. Dentro delas, a “turma do fundão” é quase que unanimidade. Mesmo assim, as aulas transcorrem normalmente.

Escola de Idiomas Wizard – Atende crianças, jovens, adultos e até idosos. A estrutura física deixa um pouco a desejar, mas os equipamentos oferecidos são inúmeros: vão desde videogames a equipamentos de Blu-ray. O sistema de ensino é bastante didático e isso leva a um ensino mais leve e prazeroso.

Os profissionais também demonstram uma atenção ímpar com os alunos. Isso se justifica devido à instituição de ensino ser particular, onde a concorrência e o lucro movem a maioria dos processos.

A quantidade de alunos é limitada por sala de aula e não passa de oito. Dessa forma, os professores tem um controle maior sobre os alunos. Não há a “turma do fundão” e as aulas transcorrem com maior tranquilidade.

 

Ambientes educativos não escolares encontrados

Museu Alexandre Chitto – O MAC é um ambiente não escolar, mas a educação se faz presente em todo o local. Alunos de diversas escolas da cidade frequentam o local para conhecer um pouco mais sobre Alexandre Chitto, um homem importante para o desenvolvimento de Lençóis Paulista.

O local é pequeno, mas conta com muitos artigos. Sempre há um instrutor para cada novo grupo de pessoas que chega ao local. No entanto, há a aparente falta de treinamento, afinal, algumas perguntas acabam ficando sem respostas dos profissionais que estão ali justamente para transmitir conhecimento. Já os frequentadores ficam impressionados com cada descoberta. Os olhares são totalmente voltados aos artigos disponíveis no museu.

Biblioteca Municipal Orígenes Lessa – Assim como o MAC, a BMOL é uma fonte de conhecimento. A estrutura física impressiona, afinal, a biblioteca é uma das mais importantes do Brasil. A recente modernização do prédio permitiu a iluminação natural, uma forma de atrair as pessoas a usarem o local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com