TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publicidade e Propaganda

Por:   •  19/4/2015  •  Abstract  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo capítulo 8 do PLT: RAMALHO, José Antônio. Fotografia Digital 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

No capítulo oito do livro: Fotografia Digital do José Antônio Ramalho o tema abordado é composição. Como o próprio autor do livro ressalta o objetivo do livro não é ensinar técnicas fotográficas, mas ele diz sentir se na obrigação de abordar alguns temas e dar dicas com o intuito de melhorar a qualidade da fotografia digital que o leitor produzirá.

O autor deixa bem claro que  a composição de cena é a divisão elementos que apareceram na foto. A composição contribui para o sucesso de uma foto, porém a composição da fotografia entra no campo da subjetividade (oque pode ser uma boa foto para uma pessoa pode se uma foto ruim para outra), assim apresentando duas regras básicas.

A primeira regra apresentada é de que na fotografia as regras foram feitas para serem ignoradas (“ignoradas” foi o termo utilizado pelo o escritor, demonstrando que é bom você ter conhecimento das regras, mas elas podem ser facilmente deixadas de lado a favor de uma tomada com um objetivo emocional ou um registro de uma cena “unica”). A segunda regra é onde ele diz que o centro de interesse de uma foto não precisa necessariamente ser o centro da foto, se você desloca o assunto da foto para algum lugar onde não seja o centro a pessoa vai varrer a foto com o olhar, assim apreciando o restante de detalhes da fotografia.

A regra dos terços é abordada com um dos princípios da boa composição, essa regra diz que a foto é dividida em três partes por quatro linhas em formato de jogo da velha (ou hashtag se preferir), os pontos onde essas linhas se cruzam criam quatro pontos focais, que são o centro das atenções para quem olha uma cena.

Há também conceitos para uma boa composição onde se é obtidos respondendo essas questões: Qual é o objetivo daquela foto? Quem ou qual é o assunto principal? Oque deve ser ressaltado? Quem será o publico da foto. Além das regras dos terços para ter uma boa composição o fotografo deve ter essas questões respondidas antes de tirar a foto.

Simplicidade é um fator importante para se transmitir uma mensagem de forma objetiva através da foto, onde outros elementos que aparecem na fotografia não devem competir por atenção com o assunto principal.

A direção é um ponto da composição de cena que o autor diz merecer destaque. Através de linhas visíveis ou invisíveis são conduzidos o olhar da plateia para o assunto de interesse na fotografia. Os exemplos visíveis citados são: ruas, litas, muros ou outros elementos que induza o espectador segui-los.

Um elemento estritamente ligado à composição é a iluminação. A iluminação tem a ver com a forma que o assunto recebe a luz, a luz tem poder de chamar ou tirar a atenção de um objeto, uma cena também pode mudar completamente devido a iluminação que a mesma recebe.

O ângulo da tomada ao registrar uma fotografia pode mudar o resultado da fotografia. Utilizar ângulos inusitados pode mudar completamente à percepção de coisas comuns que vemos no nosso dia a dia.

E por fim do capitulo José Antônio Ramalho reforça a ideia de que para tirar uma foto criativa ou de um momento “único” devemos desconsiderar as regras básicas de composição de cena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com