TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HAB. EM PUBLICIDADE & PROPAGANDA

Por:   •  24/8/2020  •  Artigo  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HAB. EM PUBLICIDADE & PROPAGANDA

DANILO VICTOR FERREIRA DE OLIVEIRA

FABIOLA BARBOSA PINHEIRO

IANA SOUZA SOARES

CASE RED BULL

Feira de Santana

2017

DANILO VICTOR FERREIRA DE OLIVEIRA

FABIOLA BARBOSA PINHEIRO

IANA SOUZA SOARES

CASE RED BULL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anísio Teixeira, como requisito básico para a disciplina Marketing II.

Prof.º. Me. Felipe Chagas

Feira de Santana

2017


  1. INTRODUÇÃO

Red Bull Energy Drink é uma bebida funcional que dá asas sempre que você precisa. Red Bull vitaliza mente e corpo”. Assim se intitula a marca de energético que possui o maior share of market e share of mind do mundo. Um slogan como este “Red Bull te dá asas”, não se esquece tão fácil, a empresa atentou-se para a veiculação de suas propagandas de forma padronizada para todas as agências, nos 171 países onde atua. Com mais de 25 anos de mercado, a empresa austríaca gerou uma receita de cerca de 3,268 bilhões de euros[1] no ano de 2009, no mesmo ano no Brasil, a Red Bull gerou a receita de 654,3 milhões de reais[2].

Seu sucesso se baseia no branded content, o conteúdo gerado pela marca. O marketing da empresa de energético é investido em sua maior parte em ações de esportes radicais.

“Os atributos que a Red Bull procura associar à marca é a coragem, ousadia, superação de limites, desafios e, principalmente, desempenho. Se o céu é o limite, a empresa estará lá para oferecer experiência ao consumidor e a prova disso é que 70% dos eventos esportivos que levam a marca Red Bull são de alto risco.” (TERRA, 2009).

Outro processo importante na definição do posicionamento da Red Bull foi à identificação do comportamento do seu consumidor. A partir dessa análise é possível entender o slogan usado, isso porque ele atinge diretamente jovens dinâmicos, ativos e despojados, que têm um estilo de vida agitado, seja pelo trabalho, estudo, seja porque viaja muito, seja porque malha, ou qualquer outra atividade que exija uma carga extra de energia. Por isso o slogan foi criado, a Red Bull induz que este público que não para precisa de “asas” que o energético proporciona.

A Red Bull, assim como as marcas concorrentes de energéticos, investem milhões anualmente em eventos de esportes radicais, a empresa investe cerca de 30% do faturamento em marketing, e grande parte desse montante é voltada para a realização de eventos radicais, que é dita pelo diretor de Marketing como a essência. Em 2008, a Red Bull investiu cerca de 1,2 bilhão de Euros.

  1. DIFERENCIAL COMPETITIVO

“Red Bull, o verão te dá asas”

Baseado no cenário em que a Red Bull atua, foi buscado apresentar uma proposta de ativação de marca pensando em criar um diferencial competitivo para destacar ainda mais a marca de energético, usando da tática de branded contet, está tática

“não está centrado em comunicar nem em vender um produto ou serviço particular; seu objetivo é relacionar diretamente o consumidor com a marca e ligá-lo emocionalmente a seus valores. Os formatos e as plataformas com que se produz e se distribui o conteúdo de marca são muito flexíveis e difíceis de demarcar”. (LAFUENTE, ZANONI E ALMEIDA, 2016)

O nome da ação será “Red Bull, o verão te dá asas”, a ideia do projeto é continuar seguindo o perfil de estratégias de marketing que a empresa já adota, de forma a consolidar a Red Bull como uma marca associadas a esportes radicais, que leva o público ao delírio ao criar grandes eventos abertos e patrocinar grandes categorias de esporte, como a Fórmula 1, nesses casos o público se envolve apenas como telespectador não como participante ativo.

O projeto “Red Bull, o verão te dá asas” irá colocar o público como o protagonista da ação, gerando uma interação ainda maior entre marca e consumidor. Essa ação acontecerá em diversas capitais do Brasil (em seus pontos turísticos), no mês de janeiro, um mês proveniente para realizá-la, já que muitas pessoas estão de férias e buscam entretenimento e diversão. A proposta é proporcionar um salto de paraquedas para um grupo de 4 amigos, que serão escolhidos aleatoriamente nos lugares que irão acontecer à ação, os participantes escolhidos serão terão o perfil da marca, jovens aventureiros.

A mecânica da ação funcionará da seguinte forma, o carro da marca Troller, que remete a aventura e força, será envelopado com a identidade da Red Bull[3], esse carro irá percorrer junto a uma caravana, composta por produtores audiovisuais e profissionais de paraquedismos, parando nas capitais em que será realizada a ação. Cada região do país terá uma caravana/equipe, assim, será possível atender a demanda nacional em um mês, de forma que a campanha acontecerá simultaneamente em todas as regiões do Brasil. Como já foi dito, a equipe irá escolher o grupo de amigos e levará a um local próximo para realizar a queda livre. A campanha será acompanhada por meio de fotos e vídeos, sendo apresentado ao vivo nos meios digitais, como também ficará disponível em uma página específica do site para que o público possa acessar, assim como compartilha nas redes sociais, de forma a viralizar o conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (307.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com