TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

Projeto de pesquisa: QUAL É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional tem a função de estabelecer clareza entre as pessoas dentro de uma empresa/organização e como o comportamento de cada um afeta um bom desenvolvimento. Tendo com foco a motivação, comunicação, planejamento ,mudanças, produtividade entre outas preocupações que visão qualidade de para uma evolução considerável entre os colaboradores e consequentemente para a empresa, pois o seu estudo sistemático é capaz de prever acuradas situações substituindo assim a intuição.

Sendo assim, o comportamento organizacional é essencial para manutenção e melhorias na gestão de pessoas, pois desta forma é capaz de evitar conflitos individuais ou coletivos entre os colaboradores.

O QUE É O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

O estudo do Comportamento Organizacional nos permite compreender o individuo em sua forma única e coletiva , pois engloba os conceitos de Psicologia, Sociologia e Administração em geral e desta forma utiliza desse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional, é uma área interdisciplinar que utiliza conceitos oferecidos por várias ciências sociais, sendo elas:

Contribuições da Psicologia: estudos sobre fadiga, aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação no trabalho, processos de tomada de decisão, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, estresse profissional.

Contribuições da Sociologia: estudos sobre o comportamento dos grupos dentro das organizações. Contribuições sobre dinâmica de grupo, desenho de equipes de trabalho, cultura organizacional, poder, comunicação e conflitos.

Contribuições da Psicologia Social: na área de mudança, entendimento e mudança de atitudes, padrões de comunicação, processo de tomada de decisão em grupo.

ContribuiçõesdaAntropologia: para entender as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações, sobre cultura organizacional, ambiente organizacional.

Contribuições das Ciências Políticas: estruturação de conflitos, alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento dos seus próprios interesses.

O CO está relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações, é uma área que trata do comportamento individual, isto é, de tópicos como personalidade, atitudes, percepção, aprendizado, motivação. Além disso, o também está relacionado com o comportamento grupal, incluindo tópicos como normas, papéis, construção de equipes e conflito .Todavia, o comportamento de um grupo de pessoas não pode ser compreendido apenas pela soma das ações dos indivíduos agindo sozinhos. O comportamento grupal é diferente do comportamento individual.

Aspectos importantes como liderança, percepção, valores, moralidade e ética também são essenciais para um modelo eficaz de gestão, pois o foco tem sido preparar as pessoas e as organizações para futuros desafios sempre em desenvolvendo o trabalho em equipe. Existem também aspectos visíveis e superficiais do CO, como as estratégias adotadas pela organização, a fixação de objetivos globais a serem alcançados, as políticas e procedimentos adotados, a estrutura organizacional, a autoridade formal, a cadeia de comando e a tecnologia utilizada. Todos esses aspectos do CO são facilmente percebidos nas organizações. Contudo, o aspectos invisíveis e profundos do CO, como percepções e atitudes individuais, normas grupais, interações informais e conflitos interpessoais e intergrupaisque dificilmente são percebidos nas organizações, mas também que dinamizam e influenciam o comportamento de pessoas e grupos.

O comportamento organizacional define aspectos determinantes no comportamento da organização, enquadrando-se em suas necessidades voltado para as relações interpessoais, desde o processo de seleção e a permanência de funcionários

CULTURAE CLIMA ORGANIZACIONAL

Cultura organizacional é um conjunto de teoria básica que lida com os problemas de adaptação externa e integração interna para desenvolver novas formas de percepção. Ela representa as normas informais que orientam o comportamento dos membros de uma organização e os direcionam para suas ações na realização de seus objetivos, dentro do conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas , valores, atitudes e expectativas coletivas dentro de uma empresa.

A cultura organizacional envolve um conjunto de pressupostos de:

• Normas : padrões e regras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com