TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?

Ensaios: Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Ikujiro Nonaka entende-se por conhecimento organizacional a capacidade das empresas criarem novos conhecimentos, difundindo-os na organização como um todo, incorporando-os aos produtos, serviços e sistemas.

A responsabilidade social e ambiental, a sustentabilidade, entre outros assuntos tem sido de alta prioridade nas empresas. Com o mundo da informatização e das mudanças que ocorrem em um espaço de tempo cada vez menor tem gerado uma enorme necessidade de conhecimento que, nas empresas japonesas é algo bem característico, pois elas são peritas em inovação contínua, incremental e em espiral.

No Brasil este tal “conhecimento” ainda é visto como algo difícil demais para ser implementado nas empresas, sendo tratado como algo intuitivo ou uma preocupação de responsabilidade da área de RH, que começou a ser criado recentemente nas empresas como Siemens, Petrobrás, Aço Villares, etc. Muitas empresas ainda trabalham de modo fracionado ou não desenvolvido, falhando na busca por melhorias internas, focando somente em problemas isolados, não compartilhando conhecimentos entre seus departamentos, deixando seus colaboradores desenformados e seus funcionários sem o suporte necessário para realização correta de suas tarefas.

Por isso, podemos afirmar que o conhecimento organizacional no Brasil ainda é de forma precária e tem muito que se conquistar. Esse tipo de conhecimento é tratado nas empresas brasileiras como umas especificidades da área e profissionais de RH, enquanto que no Japão, que está sempre procurando inovação, o conhecimento organizacional é umas de suas características. Podemos concluir ainda que nos dias atuais assuntos como a sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental tem sido alvo nas grandes empresas e por isso se faz necessário um conhecimento deste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com