TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo

Monografias: "Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  2.038 Visualizações

Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?

Apesar da figura do gestor do conhecimento ser bastante conhecida e valorizada nos países desenvolvidos, no Brasil ela ainda é pouco difundida, em função do modelo de gestão em nosso país ser ainda muito tradicional, ou seja, o compartilhamento do conhecimento se restringe apenas aos cargos mais elevados nos níveis de hierarquia das organizações.

O que também contribui para dificultar a criação de conhecimento nas empresas brasileiras é a falta de interesse de seus funcionários, que em sua maioria preocupam-se apenas com os seus respectivos salários no final do mês, e pouco se interessam em colaborar e contribuir de alguma forma com a empresa, expressar suas opiniões ou seu ponto de vista em alguma situação, por exemplo. Por outro lado, as empresas também são responsáveis por tal dificuldade, visto que, não contribuem para a qualificação de seus colaboradores, pois isso significaria custos adicionais e desviaria o foco primordial das empresas que nada mais é que a sua lucratividade.

Além da dificuldade de transmissão do conhecimento tácito, há também a competição entre funcionários de um mesmo setor e o seu medo de serem substituídos por outros mais jovens e com salários menores, isso faz com que fique cada vez mais difícil a criação e disseminação do conhecimento nas empresas brasileiras.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com