TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quão importantes são os métodos de recrutamento e seleção para gerenciar pessoas nas organizações?

Tese: Quão importantes são os métodos de recrutamento e seleção para gerenciar pessoas nas organizações?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO (até 03 páginas)

1. Qual a importância das Técnicas de Recrutamento e Seleção para Gestão de Pessoas dentro das Organizações?

Este processo de recrutamento em uma empresa é de total importância para que se obtenha o sucesso da mesma. É através do recrutamento que as empresas conseguem identificar talentos, pelo qual buscam para que possam ser um diferencial das concorrentes. O recrutamento e a seleção de pessoas não é apenas uma atividade que deve ficar restrita à área de Gestão de Pessoas, pois quanto maior for a participação do órgão solicitante do novo funcionário nos procedimentos, são maiores as chances de sucesso e de integração dele com sua função. Todas as características pedidas para o cargo são as que se procura e são analisadas no candidato, elas devem ser objetivas, bem definidas e claras.

O recrutamento pode ser interno:

Acontece dentro da empresa, onde os funcionários são designados para outras funções e recebem outros cargos se estiverem aptos.

O recrutamento pode ser externo: São selecionados novos funcionários, que são contratados de fora e que vem para agregar o quadro de funcionários da empresa.

A internet tem muita importância neste processo, pois o recrutamento virtual de candidatos tem sido muito utilizado e defendido, pois é uma ferramenta com menor custo, e que possibilita maior facilidade e rapidez, tanto para o candidato, como para a empresa que seleciona, a implantação de várias técnicas facilita uma maior aproximação do objetivo final da seleção: achar o candidato certo para ata no cargo proposto pela empresa.

O Recrutamento misto: Abrange os dois recrutamentos o interno quanto o externo. O recrutamento interno seguido de recrutamento externo ou recrutamento externo seguido de recrutamento interno.

Meios de seleção: Quando tem vários candidatos para uma determinada vaga, é analisado os candidatos fazendo uma analogia do perfil do candidato e o perfil solicitado pela empresa.

Entrevista preliminar: É um processo realizado por profissionais da área de recursos humanos que verificam os dados pessoais e profissionais do candidato.

Entrevista técnica: Quando o candidato é aprovado na fase anterior, ele passa por testes de conhecimentos e aptidões, para se avaliado para o cargo solicitado.

Teste de seleção: Esta fase serve para o candidato ser avaliado pela sua capacidade de verbalização, argumentação e lógica e também as suas condições emocionais.

Técnicas de simulação: É um processo de simulação onde os candidatos são avaliados nos aspectos de comportamento e relacionamento com outros indivíduos.

Exame admissional: Solicitado como meio preventivo á sua saúde e ter a aprovação do médico para que o candidato possa desempenhar tais funções sem vir acontecer problemas. Por isso podemos afirmar que o processo de recrutamento e seleção dentro da empresa é a busca de talentos para juntar valores de capacidade e conhecimento para a produtividade, sendo tanto no parâmetro criativo, tecnológico e inovador para o bem de uma organização.

2. De que forma conhecimentos na área de Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas poderão trazer benefícios para os processos na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com