TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Gerenciar Pessoas

Monografias: A Arte De Gerenciar Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  9.735 Palavras (39 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 39

Universidade Anhanguera – Pólo Ribeirão Preto

Centro de Educação a Distância

Superior de Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa Processos Gerenciais

Professor ead: Me. Luiz Manuel Palmeira

Professora Tutora Presencial: Kelly Cristina

A arte de gerenciar pessoas

1. Introdução

As organizações constituem a mais significativa e maravilhosa invenção do ser humano em todos os tempos. Na verdade, o desenvolvimento de cada nação e de cada povo depende basicamente do desenvolvimento de suas organizações. O caminho para o desenvolvimento social e econômico passa necessariamente pela administração.

O trabalho do administrador é planejar, controlar, dirigir e ordenar tarefas, visando maior produtividade e lucratividade. Todos que desempenham tarefas em função de um grupo, seja o setor público, a companhia ou até mesmo o núcleo familiar, é um administrados.

A função é bem antiga: surgiu antes de Cristo, quando a sociedade começava a se organizar.

No período neolítico, os primeiros agricultores passaram a estocar alimentos, permitindo que a comunidade sempre tivesse o que comer, mesmo em tempos de dificuldade. Gerenciar este plantio permitiu que os nossos ancestrais se tornassem sedentários, dando os primeiros passos para a sociedade que conhecemos.

A administração cresceu e tornou-se uma ciência, uma técnica e uma arte. E uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos e devidamente codificados. Uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte em lidar com situações concreta e abstratas.

No campo de estudos da administração há algumas definições que devem estar sempre bem claras em nossas mentes, entre elas estão os conceitos de empresa, administrador, ambiente empresarial e estratégia empresarial

Para definirmos os conceitos de cada item com precisão vamos fazer um quadro comparativo entre três autores no campo da Teoria Geral da Administração.

Conceito Definição Definição Definição

Empresa Segundo Chiavenato empresa é um tipo de organização focada no lucro. E podem assumir diferentes tamanho e estruturas organizacionais. Segundo Maximiano é uma organização de negócios, que tem o objetivo vender produtos e serviços e obter lucro. Segundo Peter Drucker empresa é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.

Administrador Segundo Chiavenato: o administrador éo condutor do negócio e o navegador por um oceano de oportunidades e ,ameaças que constituem o entorno do negócio. Segundo Fayol o trabalho do administrador consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes, e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização. Segundo o Adm de empresas Alessandri C. V. Silva Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações

Ambiente empresarial

Para Chiavenato (2002), o ambiente representa todo o universo que envolve externamente uma empresa, isto é, tudo aquilo situado fora de empresa

Nenhuma empresa se situa no vácuo; ela interage com o ambiente e seu resultado depende das influências sofridas por este.

O ambiente de uma empresa é, para Almeida (1994), um conjunto de variáveis que influencia o seu desempenho e a empresa pouco ou nada pode fazer para alterá-lo

Para Oliveira (1997), o ambiente empresarial se refere ao conjunto de todas as variáveis externas à empresa que, de certa forma direta ou indireta, proporcionam ou recebem influência da referida empresa.

Estratégia empresarial Segundo Chiavenato, a estratégia empresarial “refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda” (2004, p.70).

, Para Maximiano a estratégia é a “seleção de meios para realizar objetivos” (MAXIMIANO, 2006, p. 329). Segundo Fernandes e Berton, 2005 p.: 5 É o sentido de concretizar uma situação futura desejada, tendo em conta as oportunidades que o mercado oferece, por um lado, e os recursos de que a organização dispõe, por outro”

Assim podemos entender que atualmente as transformações do mundo globalizado e a velocidade das inovações têm marcado a sociedade por inúmeras descontinuidades e incertezas que desencadeiam alto nível de competitividade no âmbito empresarial. Sobreviver em mercados competitivos requer dos administradores estratégias e capacidade de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar e, ao mesmo tempo, possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da organização.

Assim torna-se indispensável que uma organização planeje seu futuro no mercado em que atua. E para tal deve utilizar-se do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico exige um longo periodo entre o inicio e os resultados e considera o futuro em termos da missão da organização.

Exemplo: uma organização estava em determinada época, no ramo de serviços gráficos. Depois de uma reflexão, membros do conselho de diretores e os vice-presidentes vislumbram oportunidades para a empresa no setor de comunicações; isso ampliou em muito o mercado da empresa em uma área-alvo.

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – definindo a relação entre a organização e o ambiente.

O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com