TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO CAPÍTULO 3 – GOVERNANÇA CORPORATIVA GESTÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Por:   •  22/4/2019  •  Resenha  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

MBA - GESTÃO ESTRATÉGICA E ECONÔMICA DE NEGÓCIOS

TURMA: T65 GEEN

RESUMO DO CAPÍTULO

3 – GOVERNANÇA CORPORATIVA

GESTÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

FGV / SP

2018

A ideia central dos autores durante todo o capítulo 3 é descrever, via literatura existente, o que é a governança corporativa, sua definição em diferentes perspectivas, seus conceitos e valores e como a governança existe em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Os autores exploram muitas visões diferentes para a definição de governança corporativa, uma vez que citam diversos autores que expressam definições diferentes e até complementares sobre o tema, essa complementariedade enriquece o livro e demonstra claramente como por meio de lentes diferentes é possível ter visões muito complementares sobre um determinado assunto.

O entendimento de governança, seria o conjunto de regras e práticas que definem um governo e a definição de governança corporativa que pude entender com a leitura do capitulo foi que esta é o conjunto de regras e práticas que define o governo de corporações de negócio. Toda organização tem algum tipo de governo, logo a governança existe. A diferença está no grau de qualidade que é apresentado. As empresas estão tendo que buscar a melhor governança possível para se manterem lucrativas e o assunto está muito em alta. A eficiência e a longevidade da organização estão associadas à satisfação dos interesses dos stakeholders, que investem na empresa e cobram seu lucro.

Pelo livro fica claro que existiriam apenas quatro valores básicos na governança corporativa, valores esses que quando praticados elevam o nível da governança corporativa de uma empresa.

  1. Transparência/disclosure: não somente a obrigação de informar, mas o desejo de faze-lo
  2. Equidade/fairness: tratamento justo e igualitário a todos
  3. Prestação de contas/accountability: prestação de contas
  4. Responsabilidade corporativa/compliance: os agentes devem incorporar considerações éticas, sociais e ambientais

Podemos observar também como os valores básicos da governança corporativa apresentam grandes semelhanças com os próprios valores da democracia. Não sendo coincidência que o nome “democracia societária” foi usado como paralelo. O principal objetivo da governança corporativa é a construção de um conjunto de normas e procedimentos formais, como: leis, regulamentos e códigos ou até mesmo informais, como: hábitos e costumes e que são seguidos por todos os atores envolvidos. A governança deve ser buscada sempre, evitando ou diminuindo conflitos.

No Brasil a governança corporativa é um tema muito mais recente do que em comparação com outros países do mundo como EUA, Japão, Reino Unido e Alemanha. Somente em 1999, o IBGC produziu, junto com a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) o primeiro Código Brasileiro de Governança, porém a criação das regras de “novo mercado” criaram um novo padrão e incentivam e muito as empresas a atuarem com um nível cada vez maior de governança corporativa.

Acredito que os pontos que me chamaram mais atenção na leitura do livro foi como os conceitos são definidos e explicados por diferentes autores de forma complementar e como estão muito em linha a tudo que foi visto em sala, com a aula podemos ter um entendimento muito bom sobre o tema e com o livro, podemos entender alguns detalhes e aprofundar o tema de maneira muito enriquecedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com