TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancia Dos Processos De Planejamento Em RH

Artigo: Relevancia Dos Processos De Planejamento Em RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1. Breve Panorama

2.2. Competências principais

2.3. Bases para previsão de pessoal

2.4. Descrição e análise cargos

2.5. Tipos de recrutamento

2.6. Recrutamento on line

2.7. Principais técnicas de seleção

2.8. O que deve constar em um currículo

2.9. Roteiro de entrevista de emprego

2.10. Como deve ser a postura do entrevistador

2.11. Bom planejamento do processo de recrutamento e seleção

2.12. 13º salário, férias e aviso prévio

2.13. A importância da convenção coletiva de trabalho

2.14. O que é um plano de auditoria?

3. Conclusão

4. Referências bibliográficas

1. Introdução

Neste trabalho aprofundaremos os conhecimentos adquiridos nesse semestre, trabalhando a interdisciplinaridade e revisando o que foi aprendido sobre Auditoria e consultoria em RH; Recrutamento e Seleção e Legislação e Práticas Trabalhistas.

2. Desenvolvimento

2.1. Breve panorama de atuação das organizações

Os desafios da administração em termos de diversidade das organizações e complexidade do ambiente em que operam forças ajudam a complicar o panorama com que se defrontam os administradores. Vivemos em um mundo turbulento e mutável, tornando difícil a vida das organizações no mundo atual.

A ênfase muito intensa nas técnicas e no “como fazer as coisas” com a utlização de fórmulas muitas vezes já realizadas com sucesso, mas não visualizando e percebendo que cada organização é única e deve ser vista assim. O mais importante do que como fazer é o que fazer. E eu acredito que nisso reside a essência fundamental da administração contemporânea: a visão estratégica de cada operação.

O administrador de hoje precisar estar informado a respeito de forças variáveis como a globalização e a competividade, o desenvolvimento tecnológico e da informação. E acredito que o sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar essa realidade.

2.2. Competências principais esperadas dos profissionais

O administrador deve estar preparado para mudanças pois as empresas buscam por profissionais adaptáveis pois no mundo moderno tudo muda. Muitos profissionais pensam que podem fazer as mesmas coisas e do mesmo modo durante toda a vida e depois reclamam porque não são bem sucedidos.

O administrador necessita ter espírito empreendedor pois as empresas com visão moderna estão encarando seus funcionários como parceiros. Isso significa que os empresários que derem aos seus funcionários alem de salário fixo, garantirão o comprometimento da equipe na busca de resultados positivos.

O administrador dever ter equilíbrio emocional para lidar com as situações adversas que com certeza aparecerão. Ter preparo psicológico para superar adequadamente essas situações é um dos requisitos básicos para um profissional de sucesso.

2.3. Quais são as bases para a previsão de pessoal nas organizações?

A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas existentes nelas e seu patrimônio para o desenvolvimento tecnológico, contribuindo para o enfrentamento das mudanças. Por esse motivo a administração de recursos humanos criou algumas etapas que servem de bases para o controle e previsão de pessoal. São elas:

- Planejamento de recursos humanos

- recrutamento e seleção

- rotatividade e absenteísmo do pessoal

2.4. Diferencie descrição e análise de cargos

Descrição do cargo – é quando se distribui cada ação ou tarefa que tem que ser realizada no cargo.

Análise de cargo – é ter informações da pessoa para saber se ela tem os requisitos necessários ao cargo.

Cada cargo necessita de profissionais compententes e aptos para aquela função e é exatamente nisso que entra a importância da descrição e análise de cargos – alocar as pessoas certas para os cargos adequados.

2.5. Tipos de recrutamento – vantagens e desvantagens

Recrutamento interno – recai sobre os colaboradores da empresa através de promoções, transferências, concurso interno. Vantagens – é mais econômico; é mais provável a escolha certa do candidato. Desvantagens – pode gerir conflitos de interesse entre os colaboradores; necessidade de administrar a frustração dos colaboradores não escolhidos.

Recrutamento externo – quando se pretende preencher o cargo com candidatos externos à organização. Realizando dessa forma o recrutamento. Vantagens – ingresso de “sangue novo”; os custos são menores do que com a formação dos colabores; a imagem da empresa como empregadora é reforçada.

Desvantagens – é mais dispendioso em tempo e em custos; o nível de segurança é inferior em relação ao recrutamento interno, por não se conhecer os candidados; pode originar desmotivação dos colabores.

Fontes de recrutamento e estratégias de divulgação - instituições de ensino; sites relacionados; redes sociais; jornais impressos; anúncios em empresas; agências de emprego, entre outros.

2.6. Recrutamento on line

É o recrutamento via internet feito por sites especializados em contratação de pessoal. Na minha opinião uma das mais atuais e úteis formas de recrutamento e seleção, pois divulga as oportunidades profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com