TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renner

Exames: Renner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 4

CAMINHO DAS PEDRAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL

“A Cultura Organizacional se faz presente nas mensagens que as pessoas recebem no cotidiano de trabalho e é alimentada pelas pequenas ações do dia a dia. Quando alinhada a discurso, gera confiança e traz engajamento, provocando o brilho no olhar. Mais contundente do que o falar é a forma de agir, até porque grande parte das mensagens não é necessariamente verbal. O dizer é importante no momento zero, pois tem um papel inspirador e direcional. Quando a linha de tempo entra em ação,se a prática e os símbolos culturais contradizem o discurso, o nível de engajamento cai, aumentando inversamente o grau de desconfiança. Alinhar a cultura à estratégia corporativa ainda é um desafio para muitas empresas, que tem dificuldade de entender como valores, comportamentos, sentimentos e atitudes podem impulsionar ou prejudicar os objetivos do negocio. O comportamento da liderança dá o tom e sinaliza os novos rumos, evidenciados também por sistemas e símbolos que não deixam dúvida quanto aos valores priorizados pela companhia.” By Cristina Nogueira – Sócia diretora da Walking the Talk.

“Se há um intangível perseguido pelas empresas é o contagiante brilho no olhar, um predicativo que surge apenas quando o colaborador vê sentido em seu trabalho, tem orgulho do que faz e reconhece a coerência entre o discurso e a pratica dos lideres da organização. As crenças e os valores corporativos ganham força quando vivenciados no cotidiano de trabalho. Deixam de ser um quadro na parede para se tornar algo que permeia toda a estrutura, não importa quão descentralizada seja a operação, dentro e fora do país.” By Thais Aiello (painel.executivo@abril.com.br).

Mas, o que será que essas duas executivas formadoras de opinião querem dizer sobre essa tal de “Cultura Organizacional”, “engajamento”, “atitude de liderança” e “brilho nos olhos”? Antes de concluir vamos ver o ótimo exemplo das lojas Renner.

“A Renner vem colecionando ao longo dos últimos 15 anos mais de 400 mil histórias de encantamento, relatos feitos pelos colaboradores sobre a vivencia da “filosofia do encantar”, que permeia a cultura da empresa e sua estratégia de negocio. São experiências que mostram o enraizamento desse valor no cotidiano corporativo, a partir de exemplos reais de como o conceito se viabiliza na pratica. Mostrar, ainda, a noção de empowerment para resolver problemas do consumidor e de superar expectativas. Todas as nossas lojas dispõem de um “encantômetro”, que possibilita avaliar o nível de satisfação do cliente e solucionar ou encaminhar questões de imediato. Nossos colaboradores sabem que a atitude de cada um faz a diferença. O encantar está igualmente presente na gestão de pessoas,com iniciativas de reconhecimento que retroalimentam o sistema. A engrenagem também é formada por treinamento constante e um processo continuo de comunicação, além de imprescindível exemplo das lideranças, que com envolvimento genuíno contaminam positivamente o time.” By Clarice Martins Costa - Diretora de RH das Lojas Renner.

Tenho certeza que assim como eu, muita gente por ai usou do mesmo discurso em relação ao trabalho “Mesmo que eu não goste do que faço no trabalho o farei, porque é dele que tiro meu sustento”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com