TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise RENNER

Artigo: Análise RENNER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Quando se fala em avaliação de empresas, logo vem em nossa mente a analise de índices econômicos financeiros. Para a análise do índice de liquidez existem vários índices (geral, corrente, corrente de funcionamento, seco, etc), sendo que, dois se sobressaem nas análises mais voltadas para as condições normais de funcionamento da empresa no curto prazo: o Índice de Liquidez Corrente e o Seco.

Sabe-se que um dos princípios que regem a contabilidade é o conservadorismo, que, na verdade, nada mais é do que a adoção de um espírito de precaução; nesse sentido, o Índice de Liquidez Seca é bastante aceito nas análises, pois, através dele sabe-se quanto de ativo circulante, existe para cada unidade monetária de passivo circulante, excluindo-se o valor dos estoques. Esse índice é dado pela fórmula:

ILS= Ativo Circulante – Estoques

Passivo Circulante

Já o Índice de Liquidez Corrente, não exclui o valor dos estoques, ele parte da hipótese de negociação da totalidade dos estoques. Através dele dimensiona-se quanto existe de ativo circulante para cada unidade monetária de passivo circulante. O Índice de Liquidez Corrente é obtido pela expressão:

ILC= Ativo Circulante

Passivo Circulante

Pelo exposto acima, verifica-se que o Índice de Liquidez Corrente é bastante otimista, enquanto o Seco é extremamente pessimista. Para evitarem-se esses extremos, tem-se o Índice de Liquidez de Kanitz.

O Índice de Liquidez de Kanitz foi desenvolvido pelo Prof.Stephen Charles Kanitz. Com esse índice tem-se uma generalização em que os Índices de Liquidez Corrente e Seco aparecem como casos particulares da fórmula geral. E, com seu uso, pode-se facilmente obter as posições de liquidez corrente para as hipóteses intermediárias, contar com nada dos estoques ou com todos eles e ainda fazer o caminho inverso: calcular qual o montante necessário a se contar com os estoques para se ter um desejado índice de liquidez de curto prazo. Esse índice pode ser calculado através da fórmula:

ILK= AC – (1- X) E

PC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com