TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Vantagem

Monografias: Resenha A Vantagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 3

A Obra: A Vantagem

Autor: Alexander Kandybin e Surbhee Grover –

Fonte: HSM Management 73; março-abril/2009

O artigo mencionado faz uma menção a uma vantagem competitiva, de que não é somente fazer o lançamento do produto no mercado, é preciso mantê-lo mesmo sabendo que poderá ser imitado futuramente por ser rápido e fácil. Portanto, para quem quiser obter um diferencial no mercado é preciso investir para que o produto ou serviço se mantenha.

Comparando tais questionamentos do produto no artigo mencionado e inovações do marketing, é possível descrever algumas ideias que deram certo dentro da escola no setor público. Como por exemplo: Projeto Jovem do Futuro; é um incentivo aos alunos do ensino médio a desenvolverem trabalhos extracurriculares no campo, e assim aprenderem na prática o quê se aprende em sala de aula. Tal inovação adotada foi de grande importância para que houvesse um aumento no nível da média do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Tal instrumento de avaliação foi criado para monitoramento da qualidade do ensino tanto no âmbito das escolas e no sistema de ensino.

Outro projeto inovador em duas escolas de Belo Horizonte, dentre elas, a escola que atualmente atuo é o “Projeto Jovem Músico”, uma parceria com a empresa de telefonia móvel “Tim música nas escolas”. Tal projeto é um incentivo para os alunos descobrir e desenvolver suas aptidões. Onde alunos participam de aulas semanais com musicistas, e com a dedicação de todos foi possível formar uma orquestra, cuja apresentação ocorreu em março de 2012 no teatro Sesiminas. A parceria deu muito certo que a orquestra batalha para gravação do cd e formação de novas turmas. Portanto, os alunos que formaram a primeira turma da orquestra, hoje são eles que administram as aulas e repassam o aprendizado. No entanto, foi algo inovador que despertou interesse das demais escolas em aplicar o mesmo método e assim fazer com que os alunos sintam acolhidos e interessados nos estudos.

Comparando os sete caminhos do artigo com os da educação, pode-se destacar que em se tratando de tecnologia e patentes na rede pública ainda é difícil cobrar investimentos, pois, necessita de aprovação da secretária da educação para dispor de tais recursos. No caso dos benefícios comprovados, tal projeto musical é prova de que havendo interesse e dedicação de ambas as partes a comunidade é quem ganha com tal inovação.

No caso da marca, é o nome que o projeto leva da empresa incentivadora do mesmo e tem como característica única atender alunos da rede pública. A experiência foi um aprendizado tanto para os alunos envolvidos no projeto como para a escola e o patrocinador, pois, demonstraram que através da música pode sim resgatar indivíduos e contribuir para o desenvolvimento de um bom caráter, evitando até mesmo irem por caminhos tortuosos.

O ensino público adotou algumas estratégias para melhoria do aprendizado, fugindo do tradicionalismo, que há tempos atrás afastavam alunos pela severidade. Por um lado foi bom porque aproxima todos ao conhecimento, mas por outro lado esta flexibilidade no relacionamento de aluno e professor deixou o corpo docente meio indefensos devido à agressividade de alguns alunos, e muitos pais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com