TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A construção de Ideias que Realmente Revolucionam

Por:   •  7/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Eureka: A construção de ideias que realmente revolucionam

 Todos já tiveram aquela ideia sensacional que mudaria para sempre sua vida. Mas será que ela vem à mente como um passe de mágica? Em sua apresentação, Johnson nos explica como surgem estas ideias, que podem sim vir num estalar de dedos, mas em sua grande maioria, são construções analíticas que levaram bastante tempo sendo maturadas e principalmente compartilhadas. Entretanto, nem sempre uma grande ideia é realmente proveitosa para quem deveria se beneficiar dela. E é isso que enfatiza Prestero em sua palestra, nos mostrando que não basta que a ideia rompa paradigmas no papel, se não for eficiente na prática.

 Uma ideia é conhecida como um momento específico de clareza e discernimento em um curto período, mas ideias realmente revolucionárias são geradas durante um longo tempo. São experiências que Johnson diz “serem costuradas”, onde o indivíduo constrói uma ideia inovadora. Com esse pensamento, ele cita a NeoNurture incubadora neonatal que atenderia a demanda de países em desenvolvimento como Nepal, países esses que não tinham condições em arcar com a manutenção necessária de incubadoras mais tecnológicas. A ideia era projetar uma incubadora com peças automotivas que poderiam ser facilmente trocadas e ter uma manutenção com profissionais locais. O produto até então, se mostrou não só eficiente, como inovador, atendendo a população e se ajustando à realidade dela.

 Entretanto, o resultado da NeoNurture não foi nada como o esperado e nem chegou a ser comercializada. O planejamento não levou em conta que para a ideia realmente atender as suas expectativas, outras partes interessadas como investidores e órgãos do governo deveriam ser consultadas para saber sua viabilidade.

 As duas visões sobre a NeoNurture tratadas por Johnson e Prestero mostram como uma ideia pode ter várias perspectivas de análise. Johnson ponderou sob a perspectiva da construção da ideia, de toda a pesquisa e desenvolvimento para criar um produto que poderia ajudar muitos recém-nascidos em países com pouca tecnologia. Prestero analisou mais a parte real da ideia, onde ela realmente atinge o seu propósito com eficiência, o que não foi o que aconteceu com a incubadora. Assim, vemos duas perspectivas que não são conflitantes, pois a ideia em si é sim um sucesso, o desenvolvimento do design, a acessibilidade, porém, na perspectiva de viabilidade e eficiência do produto foi um fracasso. Uma ideia deve ser pensada além de um produto em si, mas toda a aplicação dele no contexto social e econômico, na qual ele seja viável tanto em sua usabilidade quanto financeiramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com