TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA: ESTUDAR E REALMENTE DIFÍCIL?

Por:   •  23/2/2022  •  Resenha  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - IPOJUCA

CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

JOSÉLIO LUÍS SILVA DE OLIVEIRA

RESENHA: ESTUDAR E REALMENTE DIFÍCIL?

IPOJUCA- PERNAMBUCO

2019

JOSÉLIO LUÍS SILVA DE OLIVEIRA

RESENHA: ESTUDAR E REALMENTE DIFÍCIL ?

Trabalho apresentado a disciplina de Português do Curso de Licenciatura em Química, sob orientação do professor Norma Leal.

IPOJUCA- PERNAMBUCO

2019


INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - IPOJUCA

CURSO LICENCIATURA EM QUÍMICA

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA NORMA LEAL

08 JUL. 2019

JOSELIO L. S. OLIVEIRA

RESENHA: Estudar e realmente difícil?

FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar  – Publicado em ação Cultural para a liberdade, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 5ª Ed., 1981. Escrito em 1968, no Chile.

Paulo Freire, educador, escritor, filósofo é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, é também o Patrono da Educação Brasileira. Nascido em 1921, no Recife, formou-se em direito em 1959, mas nunca exceu a profissão, o ensino era a sua unica paixão.

Para Freire, toda biografia deve refletir uma inteção fundamental de quem a elabora: como também de atender e despertar o desejo de aprofundar os conhecimentos que se refere. Pois quem a recebe não tiver o ânimo para usá-la, ou desafiá-lo, a inteção e frustrada, e nesse caso a relação bibliográfica e ineficaz.  A intenção fundamental de quem faz a bibliografia requer um triplo respeito, a quem se dirige, aos autores citados e a si mesmos. Os que a recebem devem ter uma idicação objetiva, pois estudar e um trabalho dificil, e exige dsciplina que se adquire praticado-a, exigindo uma intenção critica.

Infelizmente como e sabido a educação sistemática não vem estimulando, pelo contrário, vem sufocando a curiosidades dos educandos, isso pode explicar as fugas ao texto, que torna a leitura mecânica, enquanto na imaginação surge outra situação, onde o proposto não e a compreensão, mas sim a memorização.

Freire enfatiza que numa visão crítica, as coisas se passam diferentemente, pois o que estuda se sente desafiado pelo texto, essa postura e indispensável ao ato de estudar, sendo impossível  o estudo sério, se o estudante  não encarar o texto atraído pelas palavras do autor. Ele ressalta que estudar um texto é, estudar o estudo de quem estudando, o escreveu. É que o ato de estudar e uma atividade frente ao mundo, está e uma razão pela qual o ato de estudar não se reduz à relação leitor-livro, ou leitor-texto.

Os livro refletem o enfretamento de seus autores com o mundo, fungindo da realidade, e mesmo se os autores fujam da realidade, expõem sua maneira de enfretá-la. Desta forma, quem estuda não pode perder nenhuma oportunidade, relacionando-se com outras realidades, assumindo uma atitude curiosa. Onde o estudo de um tema exige dos alunos, sempre que possível, a par da bibliografia sobre o assunto, assumindo uma relação de dialogo com o autor, demandando que o ato de estudar demanda humildade.

Sendo assim, esta a razão que estudar assume uma posição humilde, não sentindo inferiorizado ao encontrar dificuldade em aprofunda-se no significado mas profundo do texto, pois sendo crítico e humilde, sabendo que o livro e desafiador, além de sua capacidade intelectual,  pois nem sempre o texto se apresenta  facilmente ao leitor, ou seja, reconhecendo a necessidade de prepara-se para voltar ao livro em condições de entendê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com