TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Estratégia e Sociedade

Por:   •  1/8/2016  •  Resenha  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha

Artigo: "Estratégia & Sociedade. O elo entre vantagem competitiva e responsabilidade social empresarial."                        

Autores: Michael Porter e Mark R. Kramer

          O artigo "Estratégia e Sociedade" aborda a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) , que seria um modo que as empresas optam por agir com responsabilidade social, para minimizar os as sequelas sofridas pela prática de suas atividades. Com a sociedade mais preocupada com a sustentabilidade, o meio ambiente, entre outras coisas, as empresas começaram a ser cobradas pela sua responsabilidade sobre as suas práticas e várias organizações começaram a ordenar quais empresas possuíam os maiores e menores graus de RSE e chamar atenção para questões que consideram responsabilidade da empresa mesmo que, muitas vezes, sejam apenas uma forma de chamar atenção e a responsabilidade por essas questões sejam minimamente das empresas e muito mais sociais. Além disso, os critérios de como os níveis de RSE são medidos varia de acordo com a instituição que está avaliando, o que torna essa análise pouco confiável.

          Apesar dessa cobrança já ter feito muitas empresas a praticarem atos mais responsáveis com a sociedade e o meio ambiente, ainda existem muitos fatores que os gestores devem levar em conta para que essa prática contribua de fato para a estratégia da empresa. Os autores justificam que, muitas vezes as práticas que as empresas abordam para demonstram que possuem um alto nível de RSE não são pensadas e bem agregadas com a sua estratégia, são apenas ações que a empresa faz para que ela seja bem vista pela sociedade e não sofra com represarias, como foi o caso da Nike, que é usado como exemplo no texto. Se as práticas fossem pensadas como uma oportunidade de vantagem competitiva para a empresa assim como outras atividades, muitos benefícios poderiam ocorrer não só para sociedade, mas também para a organização em si.

          Existem quatro argumentos para defender a prática da RSE, são eles:

  • Dever Moral: diz respeito a forma como a empresa deve agir, sempre do modo correto. Cumprir com os valores éticos, respeitar a sociedade, o meio ambiente e os indivíduos.
  • Sustentabilidade: A empresa deve agir pensando na necessidade de todos que influencia de alguma forma não só no presente como também no futuro.
  • Licença para Operar: A empresa necessita para operar uma licença dada por seus stakeholders. Seja essa licença explícita ou implícita.
  • Reputação: Justificam o uso da RSE como se a prática fosse melhorar a imagem da empresa, de sua marca e até aumentar o valor de suas ações.

          Porém, todos os quatro argumentos apresentam problemas quando são postos em prática. E os autores justificam que esses problemas vem de questões que não são bem analisadas. Por exemplo, todos eles focam na tensão entre a empresa e a sociedade e não na interdependência entre elas, uma sociedade saudável precisa de uma empresa saudável e vice versa. Desse modo oportunidades são perdidas tanto para  a empresa como para a sociedade num todo. Para resolver esse problema é preciso ser alcançado o valor compartilhado, de modo que a relação entre a empresa e a sociedade leve valor para os dois lados e, para que isso aconteça é necessário seguir um modelo que deve:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com