TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Filme “A sociedade do espetáculo”

Por:   •  27/11/2019  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

*SINOPSE*

é um documentário que retrata o aspecto de espetacularização dos feitos, em qualquer sociedade, seja ela neoliberal ou socialista.

o documentário foi rodado em cima de um livro de mesmo nome e também de Guy Dubord.

o espetáculo se apresenta, simultaneamente como representação da própria sociedade. Enquanto parte da sociedade, é o foco de toda a visão e de toda consciência. Mas por ser algo separado, ela é, na verdade, o domínio da ilusão e da falsa consciência: a unificação que realiza não é outra coisa se não a linguagem oficial da separação.

*RESENHA*

esse espetáculo é a imagem que a sociedade cria para contemplar a existência.

quando a abstração se torna real pela perda da realidade, o que sobra, é uma sociedade do espetáculo. Onde as imagens não são mais o produto, mas sim o produtor.

neste documentário, guu mostra como e por que a economia gerou uma dimensão diferente ao espetáculo (realidade) com a finalidade de estabelecer uma nova ordem.

em toda sociedade, temos: uma parte que assume o controle do resto é assim faz o mundo á sua própria imagem.

alguns tipos de sistemas, como tributais teocráticos, feudais e políticos na história da humanidade, moldou a realidade de acordo com suas necessidades e objetivos peculiares. Isso tudo por conta de um sistema de pensamento.

a vulnerabilidade torna difícil viver no modo do individualismo. Ou seja, viver em sociedade é meio que obrigatório, não é uma opção. E a economia era baseada na necessidade e não satisfaria algo que não fosse além da pura sobrevivência.

então o que basicamente manteve a humanidade unida, foi a escassez de quase tudo.

as coisas ao longo do tempo foram mudando. Depois das revoluções industriais e depois do capitalismo. As coisas eram mais que apenas sobrevivência. Assim a sociedade moderna criou o “luxo”.

agora o mundo precisa de compradores e consumidores para sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (24 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com