TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro Marketing 3.0

Por:   •  26/9/2015  •  Resenha  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 6

MARCIO RAFAEL SOARES RIBAS

RESENHA DO LIVRO “MARKETING 3.0: AS FORÇAS QUE ESTÃO DEFININDO O NOVO MARKETING CENTRADO NO SER HUMANO “

Resenha apresentada à disciplina

Marketing e pesquisa de opinião pública, do Curso

de Publicidade e Propaganda, da Faculdade de

Pato Branco – FADEP.

Prof. Everton Lozapio

PATO BRANCO-PR

OUTUBRO/2014

Escrito por Philip Kotler, autor de diversas obras que tangem o universo do marketing, “Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano” é um livro que aborda esta nova forma de comunicação, da marca ou empresa com o cliente.

A aplicação do marketing 3.0 vem criando uma série de desafios para as empresas, pois a inovação deve ser constante e a informação que chega ao cliente deve primar o bem estar do mesmo, bem como repassar os valores da marca, tendo em vista a associação com os valores do consumidor.

Com o passar do tempo, é perceptível uma grande mudança na forma de se realizar o marketing, fato esse, que explica a ascensão de algumas empresas e além disso, a continuidade no mercado de outras. O marketing teve três etapas de desenvolvimento, que foram: O Marketing 1.0 ou a era do marketing centrado no produto, onde o profissional tinha como objetivo, apenas cumprir a demanda de vendas; Marketing 2.0 ou a era orientada para o cliente, que é utilizado até hoje, e vida criar nichos de mercado e ações exclusivas que atinjam esses públicos; e finalmente, o Marketing 3.0 ou a era voltada para os valores, o qual é tema central da obra.

Podemos dizer que o principal impulso para o desenvolvimento do Marketing 3.0 foi a tecnologia e com ela um processo, conhecido como Globalização que usando da tecnologia é capaz de alcançar todo o mundo. Sendo utilizada por inúmeras marcas, como uma forma de cooperação entre as pessoas e os princípios da empresa para com as mesmas. São essas forças que impulsionam o Marketing 3.0, assim como a era da sociedade criativa, onde as pessoas utilizam mais o lado direito do cérebro, trabalhando em setores criativos, este tipo de sociedade retrata o mais alto nível de desenvolvimento social na história até então, pois com criatividade as possibilidades de inovação são infinitas. Todos esses setores funcionam em conjunto, quando um não existe, é muito difícil que o outro sobreviva, e o ponto chave para essa existência é o consumidor, que possui suas peculiaridades e valores próprios, além de ser visto agora pelas empresas como um ser com sentimentos. É o que vemos hoje no Marketing, onde há um relacionamento do consumidor com a empresa que antes não acontecia, esta última tendo preocupações, como mudanças de comportamento e hábitos de seus consumidores, o que pode influenciar bruscamente o volume de vendas. E para que isso não aconteça, deve-se sempre estar atento ao planejamento de marketing e as ações tomadas.

O marketing, neste momento deve ser reestudado, e mais do que isso, deve ser estruturado entre o consumidor e a marca, utilizando dos valores de ambos como uma ligação entre os dois. O posicionamento e a diferenciação das demais marcas do mesmo segmento deve ser harmônico, para tanto, pode ser utilizado um modelo chamado de “Os 3 Is”, que são eles: Identidade, integridade e imagem da marca. Deve-se utilizar deste modelo, para que o profissional consiga entender melhor como pensa o consumidor a respeito do produto, bem como o que ele espera do mesmo. Para tanto, é necessário criar uma imagem para a marca, para que a mesma seja percebida em meio a um mercado cada vez mais saturado.

Para ganhar a confiança de seus consumidores, a marca deve se mostrar como íntegra, idônea e que cumpre com o prometido, pois uma imagem positiva é guardada na memória do cliente, porém uma percepção negativa tem muito mais facilidade em ser lembrada. Além de conquistar o consumidor, o Marketing 3.0 propõe causar emoções no mesmo, culminando na associação da marca ao sentimento de prazer. Sendo uma campanha beneficente, por exemplo, a ligação da marca com o consumidor faz com que este se engaje no projeto da marca e é muito importante que a empresa se dê conta disso, pois cada detalhe conta no momento de transpassar a ideologia da marca e pedir para que o consumidor a siga. Na hora de expor a missão e os ideais da marca, o profissional de marketing deve tomar muito cuidado, pois é necessário pensar como o consumidor, e analisar as possibilidades de a ação tomar outros rumos, que não o desejado. Para tanto, existem três características de uma boa missão: criar (práticas inovadoras), difundir (histórias que emocionam as pessoas) e concretizar (Empowerment do consumidor), sendo assim, para que seja feito o marketing da missão da marca junto ao cliente, é necessária uma mudança na forma de se comunicar, criar um novo universo em torno da marca e trazer o consumidor para dentro da empresa, no caso, fazer com que ele se sinta parte dela. Empresários que se preocupam em inovar, trazem muitos benefícios para dentro de suas empresas também, pois desta forma, os colaboradores se sentem melhor em trabalhar nas mesmas e como consequência disso aumenta-se a produtividade e posteriormente os lucros gerados, além de se ter uma melhor convivência interpessoal. A garantia é de uma melhor competição pelos talentos no mercado, aumentar a produtividade, melhorar sua interface junto ao consumidor e administrar as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (748.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com