TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS INTEGRADOS DE MARKETING - SIM

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Para que uma empresa tenha sucesso atualmente, é necessário que sejam implantados alguns programas de marketing visando a minimização dos erros, na presente resenha serão abordadas as etapas de planejamento e sistemas de informação de marketing, visando os melhores resultados para as empresas, além de análise de situação, uma breve reflexão do ambiente interno e externo para que sejam mencionadas as melhores ferramentas para o estudo de caso da empresa Pomerode.

O planejamento é o delineamento de um futuro desejável para a organização e dos caminhos para alcançá-lo constituindo-se num processo contínuo, no qual os dirigentes da organização tomam decisões antecipadas, com base em possíveis cenários futuros, construídos a partir de uma cuidadosa análise da situação (ACKOFF, 1974). A partir do texto é possível verificar que a empresa Pomerode possui planejamento, pois identifica-se elementos importantes deste processo como, ponto de partida, caminho a ser percorrido e onde se quer chegar. O profissional de marketing deve, antes de tudo planejar, pois com isso ira identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, nele são detalhadas as ações que serão feitas para atingir os objetivos, sendo pautado por estratégia com ele será possível definir metas que irão gerar competitividade para a empresa.

É preciso saber onde a empresa está para definir aonde quer chegar. Neste momento, é necessário fazer uma análise do mercado de atuação e do público-alvo. Os sistemas de informação de marketing foi uma forma de tornar mais fácil a obtenção de informação para tomada de decisão por parte do profissional de marketing ajudando também na diminuição de incertezas (KOTLER, 1992). O SIM tem sua importância, pois seu alcance é maior e mais abrangente que a pesquisa de marketing.  O primeiro envolve dados internos e externos, enquanto a pesquisa utiliza apenas os dados externos, o SIM é um ciclo sem fim, tem um objetivo de usar informações passadas para determinar tendências futuras, além de envolver não apenas a coleta dessas informações, mas também a sistematização.  

De forma geral os benefícios de um SIM são sempre evidentes, eles são resultado de quão bem foi projetado com a finalidade de atender os propósitos do profissional que o implantou. O conhecimento sobre o ambiente externo é necessário para qualquer organização, dessa forma um SIM é uma ferramenta essencial para traduzir dados coletados em informações.

Com os mercados tornando-se cada vez mais abrangentes e a concorrência mais agressiva, além das inúmeras transformações ocorridas no modo de vida das pessoas, como fatores que vieram influenciar a forma como as empresas devem fabricar seus produtos/serviços e posiciona-los no mercado desde sua a definição até sua relação com seus públicos de interesse, isso exige das empresas maior agilidade e eficácia na em todas as etapas de seus produtos, pois o ciclo de vida está cada vez mais curso, irão se destacar no mercado aqueles que melhores se posicionarem e souberem fazer uso das ferramentas de planejamento e SIM, para o caso da Pomerode, isso seria de sua importância para a próxima etapa de lançamento dos seus novos produtos.

                                    Conclusão

A análise da situação tem por objetivo trazer um entendimento claro da situação presente da organização em seu mercado e para onde vai no futuro, ajudando, assim, nas próximas definições de como sustentar seu crescimento no longo prazo, no caso da empresa Pomerode para análise do ambiente externo recomenda-se  então o uso da matriz SWOT pois Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com