TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma

Artigos Científicos: Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  4.673 Palavras (19 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 19

A Ferramenta da Qualidade Seis Sigma como fator preponderante

aplicado na solução de problemas em produtos.

ALVENÁS MIDÕES NETO

(alv.midoes@gmail.com)

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS

CURSO ADMINISTRAÇÃO

Resumo: No mercado cada vez mais globalizado, onde o crescente rompimento das fronteiras comerciais acentuam velozmente os níveis da competitividade, o tão almejado sucesso de toda e qualquer empresa global, está intrinsicamente ligado na incansável busca pela vantagem competitiva. Para tal propósito vital ao negócio, a aplicação de eficientes e robustas ferramentas de estratégia gerencial, são fundamentais para a evolução dos níveis dos processos, otimizando as operações, melhorando de forma contínua a qualidade e eliminação de defeitos, falhas e erros. Os níveis de conhecimento e competência empresarial, traduzidos pela incrementação do domínio de mercado, e da lucratividade.

As estratégias para a área da Gestão da Qualidade se fundamentam em solucionar

problemas em produtos ou serviços, pois este é o alicerce e o mérito de toda a empresa, “gerar continuamente a satisfação dos seus clientes externos, internos e stakeholders”.

O contexto e a abordagem desse artigo científico pretende demonstrar por meio de uma apurada pesquisa, os benefícios e a congruência da ferramenta estratégica da qualidade denominada Seis Sigma, na solução de problemas crônicos, cujas causas são desconhecidas.

Inicialmente será abordada a história da qualidade, a revisão dos conceitos, ferramentas e metodologias. Finalizando-se no cenário atual pela introdução dos projetos Seis Sigma em múltiplas empresas, principiados nas décadas de 80 e 90. Perpetuando motivados pelos seus excelentes resultados primordiais ao sucesso, com base e cunho engendrados na capacidade de atingir metas altamente desafiadoras, atuando com destreza e precisão nos problemas crônicos, cujas causas até então eram desconhecidas pelas empresas. O Seis Sigma tem como foco principal reduzir o custo da má qualidade dos produtos, serviços, e dos demais processos empresariais.

Os resultados da aplicação de projetos de Seis Sigma tangem afirmativamente uma tendência mundial. No Brasil o interesse é crescente, empresas de diversos segmentos econômicos, estão arregimentando e provendo o treinamento de integrantes neste conhecimento, afim de compor as equipes de especialistas para atuar nos Projetos Seis Sigma.

O artigo discorre sobre a tradução da metodologia do Seis Sigma, onde as ferramentas são aplicadas através de um processo formatado e sistêmico , entretanto, um modelo simples para prover a melhoria de desempenho, conhecido como DMAIC, cujo significado da sigla : D (Definir) , M (Medir), A (Analisar) ,I(Implementar), C(Controlar).

Cada fase ou etapa é composta por objetivos claros e definidos, pela adoção de determinadas ferramentas da qualidade, com a junção do conhecimento da Estatística.

O resultado é a demonstração do êxito do Seis Sigma na solução dos problemas com ênfase nos produtos, se estendendo também aos serviços, e aos processos administrativos.

Palavras Chaves: Seis Sigma , Estratégia, Gestão da Qualidade, DMAIC.

1 INTRODUÇÃO

“A produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade. Este fato é bem conhecido por uma seleta minoria” DEMING, (1982,p.373)

O papel da qualidade nas organizações tem se alterado significativamente nos últimos tempos. O final da década de 1940, foi marcado pelo início do surgimento das questões relacionadas à qualidade, sucedendo-se após pelas demais etapas históricas, divididas em quatro fases:

Inspeção: com o surgimento da produção em massa, a verificação do processo ocorria através da qualidade de um produto, comparando este com modelos padronizados. O foco da qualidade estava focada no próprio produto, e não no processo produtivo.

Controle Estatístico da Qualidade: SHEWHART foi o primeiro a concluir que todo o processo possui uma variação, e desenvolveu uma ferramenta da qualidade denominada de Controle Estatístico da Qualidade (CEP). Ele afirmava que um fenômeno está sobre controle quando podemos prever a sua variação em relação ao tempo.

Garantia da Qualidade: a visão da qualidade se torna mais abrangente e gerencial. Nesta etapa histórica, a transformação se originou através dos seguintes elementos: Custo da Qualidade, Controle Total da Qualidade (TQC), e da Engenharia da confiabilidade e zero defeito.

Gestão da Qualidade: surgimento de um sistema de procedimentos, ferramentas e métodos de treinamentos para gerir a qualidade nas empresas, o foco está na máxima satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços. Nesse período se iniciou a fundamentação das normas da qualidade, uma das mais relevantes é a International Organization for Standartization (ISO 9000), trata-se de um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para as empresas.

Figura : 01 Linha do Tempo da Qualidade

As empresas de uma forma generalizada, estão buscando a utilização dos conceitos da qualidade para o aperfeiçoamento contínuo dos seus processos de trabalho, em produtos e serviços que atendam as especificações ou exigências dos clientes, há um reduzido custo operacional, sendo esta a condição fundamental para alcançar os níveis de competitividade, e para a sobrevivência no mercado.

Conforme DARWIN,(1870) “Não é o mais forte das espécies o que sobrevive, nem o mais inteligente. Sobrevivem aqueles que se adaptam melhor à mudança”.

Essas estratégias tratam a qualidade como um amplo processo de mudança organizacional. As empresas estabelecem diretrizes básicas, em função de suas próprias necessidades e particularidades, como parte de seu planejamento estratégico, e em geral estabelecem seu projeto ou plano diretor da qualidade, e depois iniciam a aplicabilidade. A qualidade difundida em toda a empresa, enfim a busca pela excelência operacional, tornou-se uma questão estratégica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com