TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma

Pesquisas Acadêmicas: Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Os seis sigmas é a ferramenta estratégica que gerencia os processos e produtos, e possibilita acoplar melhoria de qualidade e de otimização de resultados financeiros. Sendo capaz também de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor.

O processo busca melhorar a lucratividade de empresas de qualquer porte(pequena, media ou grande)e qualquer setor de atividade(produtos e serviços), fazendo com que reduza custos e otimize as operações aumentando assim a rentabilidade.

Os métodos utilizados são o DMAMC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e controlar, tendo como instrumento básico para essa ferramenta a estatística, aplicados de modo sistemático e ordenado par cada passo).

Seis sigmas pode proporcionar o sucesso sustentando, definir metas de desempenho comuns, identificar valor para os clientes, acelerar a melhoria, promover aprendizagem e executar mudanças estratégicas.

A força da globalização nas empresas faz com que cada vez mais processos sejam analisados e melhorados, pois em função da dinâmica de mercado, a eficiência nas operações e a eliminação do desperdício são questões de sobrevivência e não diferenciais. O seis sigmas é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia nesta busca. O inicio da utilização de seis sigmas foi em 1987 na Motorola e logo foi adotada por Jack Welch em 1995 na GE.

Sigma é uma letra grega utilizada pela estatística para medir o desvio padrão de uma população. Em qualidade, o sigma é uma medida de variabilidade usada para indicar quanto dos dados insere-se nos requisitos do cliente. Quanto maior o sigma do processo melhore os produtos ou serviços ou menor número de defeitos.

Os Seis Sigmas não é mais um modismo. Trata-se de uma ferramenta que auxilia negócios, a entender e melhorar a competividade dos seus processos, através do seu alinhamento com requisitos do mercado, buscando a rentabilidade, através da redução de atividades que não agregam valor ao processo.

Pande, Neuman e Cavanagh apontam três estratégias na filosofia Seis Sigmas:

Estratégia de melhoria do processo - Desenvolver soluções com a finalidade de eliminar os causados problemas de desempenho de uma empresa, sem interferi na estrutura básica do processo.

Estratégia do projeto/reprojeto - Substituir parte ou todo o processo por um novo.

Estratégia de gerenciamento do projeto - Os processos são documentados e gerenciados com medições em todas as suas etapas.

Os treinamentos para o programa Seis Sigmas são divididos em duas etapas, melhoria de produtos, serviços e inovação.

Workshop para ata gerencial, workshop gerencial, máster blackbelts, blackbelts, greenbelts e whitebelts.

A liderança precisa comprar a ideia do programa Seis sigmas e desempenhar papel fundamental na condução do processo, acompanhamento dos resultados e reconhecimento dos ganhos e lições obtidas do programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com