TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma

Pesquisas Acadêmicas: Seis Sigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 6

Defina Seis Sigma :

É um programa de qualidade diferente dos outros, utiliza ferramentas estatísticas, tem o gerenciamento por processos, que mantém foco no cliente, nos processos críticos, e nos resultados da empresa, mas que por Michel Harry, é uma estratégia que abrange a organização como um todo.

Seis Sigma significa em linguagem linguística seis desvios padrão, Funciona como estratégia gerencial que tem como característica uma abordagem sistêmica e também por uma utilização intensiva da pensamento estatístico, como objetivo reduzir a variabilidade dos processos críticos e fazer a empresa aumentar a lucratividade.

Quais as perspectivas estratégicas do Seis Sigma?

Os programas Seis Sigma tem como parte prioritária na estratégia não só a melhoria da eficiência, mas como também a eficácia, sempre obtendo vantagem competitiva.

O Seis Sigma funciona de forma hierárquica que alinha as estratégias e objetivos de negócio com o portfólio de programas e projetos, promove um alinhamento da área da qualidade com as estratégias da organização, como um processo dinâmico a gestão de portfólio administra uma lista de processos ativos, que deve estar sempre atualizada, nessa gestão os processos pode ter prioridade ou não, dependendo da importância podem ser até acelerados, pois todos dependem dos recursos da empresa, entre tempo, dinheiro e pessoas, que podem ser divididos para não ultrapassar os recursos da empresa entre outras coisas.

Também é utilizada a gestão de portfólio para obter balanceamento nos recursos da empresa em relação aos projetos, também no ciclo DMAIC, entre os riscos e recompensas, e sobre curto e longo prazo.

Uma das técnicas de gestão de portfólio é o diagrama de bolhas, os projetos são distribuídos em dois eixos o eixo X ( horizontal ) e o eixo Y ( vertical ), o tamanho de cada bolhas representa o tanto de recurso investido, e cada cor significa em qual fase do ciclo DMAIC está, e as bolhas são distribuídas em valores de acordo com sua prioridade.

Quais as caracterizações dos projetos Seis Sigma?

Para começar um projeto um dos estímulos pode ser as oportunidades do mercado e também as exigências do negócio. Poder uma demanda de mercado, algo que seja um pedido ou exigência do cliente, entre outras coisas.

Nos projetos Seis Sigmas, para saber se os recursos estão sendo bem utilizados, a empresa deve saber o que é crítico para a qualidade. Tem duas perguntas que podem ajudar .

• O que é crítico para o mercado ?

• Quais são os processos críticos ?

Quando a organização já sabe o que é crítico para a qualidade, deve – se utilizar o projeto Seis Sigma, para melhorar o desempenho, e diminuir a variabilidade desses processos, o projeto deve ser permanente. O histórico da empresa sempre deve ser considerado, e fazer a manutenção do banco de dados que obtenham o projeto Seis Sigma, e observar sempre o desempenho obtido com o tempo.

Os critérios para selecionar um projeto depende das metas das organizações, poder ser retorno financeiro, um espaço maior no mercado, percepção pública.

Quase sempre não se pode fazer projetos Seis Sigma ao mesmo tempo, porque as vezes os recursos são limitados. Existem algumas etapas para ter uma seleção dos projetos, são elas :

• Identificar as CTQ internas e externas

• Identificar lacunas de desempenho

• Determinar se o escopo e a amplitude do projeto são gerenciáveis

• Determinar a viabilidade do projeto

O projeto Seis Sigma deve ser iniciado depois de um estudo de viabilidade, para saber se realmente é necessário, porque ele impõe restrições, porque irá limitar a equipe em relação a meta, pessoal e prazos, muitas vezes é feito um contrato interno, para que seja feito o uso eficiente dos recursos da organização.

Explicar a Equipe Seis Sigma e seus papéis.

A equipe Seis Sigma é formada pelos, O executivo líder, Campeão, Master Black Belts, Black Belts, Green Belts.

Executivo Líder

Deve sempre, conduzir, incentivar e supervisionar a empresa como um todo, também deve acompanhar os benefícios financeiros do portfólio, e selecionar os campeões.

Campeão

O campeão precisa ter o domínio da teoria, das praticas e dos princípios, sempre propiciar as mudanças organizacionais necessárias, e definir os disseminadores.

Master Black Belts

Sempre dar suporte ao campeão, eles fazem, a escolha do projeto Seis Sigma, proposta de projetos de melhoria, sempre ter dedicação aos projetos Seis Sigma, ter habilidade em comunicação e didática, aplicação do pensamento estatístico.

Black Belts

Também devem ser dedicados aos projetos Seis Sigma, ter treinamento intensivo em técnicas e estatísticas e solução de problemas.

Algumas habilidades são, capacidade de trabalho em equipe, influência positiva, motivação para resultados e mudanças, conhecimento técnico robusto da área de trabalho.

Green Belts

São parcialmente envolvidos com as atividades do Seis Sigma, devem dar suporte aos Black Belts na coleta de dados e experimentos, e obter liderança de pequenos projetos de melhorias em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com