TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Informaçoes Gerenciais

Exames: Sistema De Informaçoes Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 11

DESENVOLVIMENTO

Conhecendo as diferenças entre Sistemas de Informações Gerenciais

A missão da TI deve ser de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mitigar riscos organizacionais. Deve liderar a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento dos negócios.

Dentre as diversas atividades de apoio da TI às organizações temos:

Melhorar os processos de negócios; Controlar os custos operacionais da organização; Melhorar a atratividade e crescimento do relacionamento com os clientes;Aumentar a vantagem competitiva da organização;Melhorar a agilidade e flexibilidade da organização;Agregar inteligência aos produtos e serviços da empresa;Melhorar o faturamento da organização;Introduzir inovações rapidamente;Reduzir os ciclos de inovação de produtos e serviços.

Planejar representa decidir-se antecipadamente, e para que se possa decidir, com base em informações seguras é de fundamental importância que a empresa disponha de adequado sistema de informação gerencial. Ao tomar decisões o administrador deverá está seguro de que dispõem das informações com a profundidade e qualidade compatíveis as exigências de cada situação.

Os gestores precisam cada dia mais do apoio que os sistemas oferecem isso porque estes são confiáveis, ágeis e necessários, desde que bem conduzidos para sua utilização no momento da tomada de decisão.

Partindo da idéia de existência de dois elementos auxiliadores na tomada de decisão os canais de informações e as redes de comunicação, onde os canais de informação são os fornecedores de dados para as empresas e as redes de comunicação direcionam para onde os dados deverão ser encaminhados, saber diferenciar dados de informação pode garantir o sucesso da organização, por ela depender da aplicação correta desses dois elementos.

As organizações e seus gerentes precisam praticar o gerenciamento de dados, uma atividade que aplica tecnologias de sistemas de informações como gerenciamento de banco de dados e outras ferramentas gerenciais à tarefa do administrar os dados de uma organização para atender às necessidades de informação do usuário.

Na definição de O’BRIEN (2004, p. 6) “sistema de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização”. As pessoas têm recorrido aos sistemas de informações para se comunicarem, utilizando, desde a alvorada da civilização, uma diversidade de dispositivos físicos (hardware), instruções e procedimentos de processamento de informação (software), canais de comunicação (redes) e dados armazenados (recursos de dados).

LACOMBE e HEILBORN (2003, p. 450) “classifica os sistemas de informações em três tipos: os sistemas de informações gerenciais, os sistemas de informações para executivos e os sistemas de apoio à decisão”.

• Sistemas de Apoio à Decisão:

Os sistemas de apoio à decisão é uma forma de modelo de dados para tomada de decisões com qualidade e baseadas no mesmo, ou seja, para tomar a decisão certa se baseia na qualidade dos seus dados e a capacidade de filtrar, analisar e descobrir as tendências nas quais podem ser criadas soluções e estratégias de auxílio na tomada de decisão.

• Sistemas de Informações para Executivo

Os executivos do nível estratégico necessitam obter o maior número de dados possíveis para seu planejamento, ou melhor, para a tomada de decisão de forma que possam ser visualizadas as necessidades da empresa. E ajudam a definir os objetivos a serem estabelecidos, utilizando-se de tecnologia avançada para a elaboração de gráficos e relatórios.

• Sistemas de Informações Gerenciais

O objeto de estudo deste artigo é analisar os sistemas de informações gerenciais, e será constituído de levantamentos do porque utilizar o SIG, sua importância para as organizações, aspectos que fortalecem a tomada de decisão e os benéficos que traz para a organização dando apoio a tomada de decisão. OLIVEIRA (2001, p. 39) relaciona diversas definições da expressão de sistemas de informações gerenciais, e destaca que: “é um sistema de pessoas, equipamentos, procedimentos, documentos e comunicação que coleta, valida, executa operações, transforma, armazena, recupera e apresenta dados para uso no planejamento, orçamento, contabilidade, controle e em outros processos gerenciais para vários propósitos administrativos”.

As vantagens Competitivas nos Sistemas Gerenciais

• O novo perfil do Administrador

São vários os fatores que influenciam na tomada de decisões nas organizações. Pode-se dizer que um dos maiores problemas que se tem para gerenciar é o tempo, pois alem de escasso, não se renova, nem se volta atrás. A capacidade de resolver e responder as situações em um curto espaço de tempo é indispensável e um diferencial na carreira de um administrador. O profissional contemporâneo deve conhecer e entender a organização como um todo, sua relação, seus processos e suas particularidades, normalmente esses conhecimentos são obtidos com cursos de especializações e pós-graduações.

Para uma gestão de qualquer negócio é necessário a utilização de Recursos da Tecnologia da Informação (TI) seja por exigências fiscais ou pela busca da eficiência operacional, redução dos custos.

Independentemente de todos os conhecimentos e habilidades que um profissional tenha e desenvolva é muito importante que ele busque crescimento pessoal, saber trabalhar e interagir em grupo, ter um bom relacionamento dentro da organização, ser uma inspiração para que os demais membros busquem as habilidades para que a empresa alcance os objetivos pretendidos.

• O que é Vantagem Competitiva?

A Vantagem competitiva procura isolar as características de oportunidades únicas de produtos no mercado que darão à empresa forte posição competitiva, é a capacidade que uma empresa possui em agregar maior valor do que outras no mesmo produto, fica evidente que o rumo mais adequado para a futura estratégia empresarial será aquele em que a empresa possa distinguir-se favoravelmente de suas concorrentes. As empresas têm de possuir um bom Planejamento Estratégico, para corrigir rapidamente algo que não esteja ocorrendo como o planejado. A Qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com