TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Publicidade e Propaganda

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 5

Historia da fotografia

Um longo caminho foi percorrido pela humanidade até se chegar a fotografia digital, passando pela criação e desenvolvimento da câmara escura, que é o princípio básico da fotografia, até o uso de produtos químicos, principalmente sais de prata, para se fixar a imagem em determinada superfície.

A grande revolução causada pela invenção da fotografia foi na verdade, não o mecanismo/aparato de captação, que já era conhecido, mas sim a criação de um suporte químico sobre o qual a imagem projetada pudesse ser fixada sem precisar que o artista realizasse um desenho manual sobre o suporte. (ANJOS, 2012, p. 2)

Durante os 365 dias do ano a fotografia tem 2 datas especiais, o dia 19 de agosto e 08 de janeiro, Dia internacional da fotografia e Dia nacional do fotografo/fotografia

Dia internacional da fotografia está registrado oficialmente pela Academia Francesa  de Ciências, no dia 19 de agosto de 1939, para celebrar o Daguerreotipo, aparelho desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, sobre os estudos do também francês Joseph Niépce. Esta data é comemorada muito até hoje, com muitas palestras e workshops, o dia internacional da fotografia é comemorado por profissionais e amadores do mundo inteiro.

No dia 08 de janeiro de 1940 chegou ao Brasil, através do abade Louis Compte a primeira câmera fotográfica Daguerreotipo, e desde desse dia é comemorado nacionalmente o dia nacional do fotografo.

Segundo o site do National Geographic e  Philip Greenspun (1999, 2007), a primeira foto registrada foi feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce em 1793, ele conseguiu registrar luz natural em uma superfície com uma chapa de metal e um papel com cloreto de prata. Porem a imagem desaparecia depois de um tempo. Ao passar dos anos Joseph foi aperfeiçoando seu método e em 1826 foi registrada a primeira fotografia de duração indefinida, que existe até hoje. Em uma placa de estanho coberta de um derivado de petróleo, cujo nome é betume da judéia, através de uma câmera, e com cerca de 8 horas de exposição sobre luz, além da baixíssima qualidade. Esse processo foi nomeado de Heliografia, que significa gravura com a luz do sol, pelo francês.

A evolução da câmara escura se deu principalmente por físicos e astrônomos que observavam eclipses solares através dela, como o astrônomo árabe Al Hazen no século XI e o filósofo e matemático Roger Bacon no século XIII. (CALAÇA, 2012)

Daguerreotipo

No ano de 1839, em Paris, o inventor Louis Jacques Mandé Daguerre apresenta ao mundo sua mais recente invenção, que mudaria para sempre o modo de se registrar acontecimentos, momentos históricos e cenas cotidianas: o daguerreótipo, método para se gravar imagens sobra uma superfície (PATRÍCIO, 2011).

Após Joseph Niépce registra a primeira foto, ele começou a ter contato com outro francês, também cientista Louis Jacques Mandé Daguerre.

Daguerre iniciou pesquisas sobre os projetos de Niépce e em 1835 descobriu como reduzir o tempo de exposição que antes demorava várias horas, para cerca de meia hora, a após 2 anos dessa descoberta Daguerre resolveu o problema da fixação de imagem, o processo foi chamado de Daguerreótipo.

A daguerreotipo fixava a imagem capturada em uma placa rígida e espelhada, que precisava ser guardada com extremo cuidado, pois era muito frágil, e uma imagem positiva em chapa de cobre coberta por uma fina camada de prata polida e sensibilizada com vapores de iodo.

Com o passar dos anos, após as descobertas de Niépce e Daguerre, surgiram muitos pesquisadores e inventores sobre o assunto, usando os métodos dos respectivos autores para tentar aperfeiçoar ainda mais os métodos de captura de imagens.

James Clerk Maxwell criou um método conhecido por unificar as observações sobre eletricidade, magnetismo e luz.  Refere-se a uma formação de três imagens monocromáticas apoderadas através de filtros com 3 cores, vermelho, verde e azul.

Através desses três filtros com diferentes cores, e uma contra a outra, foi possível obter uma imagem colorida. Então a primeira imagem colorida foi capturada no dia 17 de maio de 1861, pelo então assistente de Maxwell, Thomas Sutton.

Kodak

Criada em 1880, por George Eastman, a companhia iniciou com a criação de chapas secas. E em poucos anos a Eastman Kodak Company conseguiu lançar sua primeira câmera fotográfica, e já junta a câmera acompanhava um rolo de 20mts, possibilitando a captura de até 100 imagens de 2,5 polegadas.

Com a criação da Kodak o mercado de fotografia deu um grande avanço, já que barateou o custo x benefício das câmeras, rolos e filmes. A partir de 1888 a Kodak abriu finalmente o mercado com um discurso de marketing, onde todos podiam tirar fotos, sem a necessidade de fotógrafos profissionais, e não seria tão restrito apenas o público de classe A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com