TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO 2 ETAPA2- PASSO2

Trabalho Universitário: TEXTO 2 ETAPA2- PASSO2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

TEXTO 2

ETAPA2- PASSO2

Introdução

A negociação faz parte de nossa vida desde o momento em que acordamos até quando terminamos as nossas atividades do dia-a-dia, negociamos por busca de objetivos, relacionamento interpessoal, com fornecedores sobre prazos, descontos, que restaurante escolher, mesada de filhos e etc.

O processo de negociação pode ser entendido como a busca de aceitação de ideias, ou seja, duas partes se interagem em busca de acordos que satisfaça suas necessidades.

Estamos tão envolvidos com o nosso cotidiano que não damos a importância devida a técnicas de negociação, quando são bem aplicadas, proporciona melhoria de relacionamento, diminui o estresse, economiza gasto e até melhora o astral.

A negociação bem sucedida não é aquela que você tem a maior vantagem e sim a que, ambas as partes obtenha resultados benéficos, para chegar a este resultado o negociador precisa conhecer bem com quem se está negociando ter habilidades. O essencial numa negociação é o planejamento das ações e propostas a serem tomadas.

“Nada há no mundo que seja repartido mais equitativamente do que a razão. Todos são convencidos de tê-la em quantidade suficiente”.

Descartes.

Conceito de negociação

“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa”

COHEN, H.

A negociação trata-se de um processo no qual as partes em disputa tentam alcançar uma decisão conjunta. Pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros. Diante dessa grande diversidade de contextos, existem muitas definições e formas diferentes de abordar o assunto.

Neste texto iremos descobrir que numa negociação não só se apoia em elementos de intuição, mas também em elementos práticos. É importante sem dúvida esses elementos teóricos, ou seja, técnicas de negociação, pois são eles que sustentam todo esse processo de decisão conjunta.

A negociação Pode ser pacíficas ou conturbadas, espontâneas ou obrigatórias, curtas ou longas, sérias ou descontraídas, entre outras, mas a melhor negociação é quando ambas as partes consegue o resultado desejado, ou seja, um “Ganha-Ganha”.

Ganha-Ganha

As negociações do tipo ganha-ganha são aquelas em que as partes, imbuídas de uma disposição para, igualmente, reconhecer o direito ou as necessidades de suas partes adversas, buscam, de fato, resultados equânimes dentre daquilo que é permitido pela realidade da negociação.

Habilidades necessárias a um negociador

Ser um bom ouvinte

Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberto a entender a mensagem da outra pessoa E conseguir dá um feedback ao outro negociador.

Planejar

Esse processo de negociação e preciso que esteja bem planejado, definindo as metas que poderão ser alcançada naquela reunião, proposta que beneficiem as partes, alternativas no caso de que sua proposta não seja aceita, isso lhe dará muita segurança no processo.

Ser paciente

Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase todas às vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo.

Visar à satisfação

Mas, não terá sido negociação de fato se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda ou frustração. Por isto, é preciso visar à satisfação do processo como um todo e lutar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com