TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 3]

[pic 4]   

UNIVERVISIDADE ANHANGUERA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Niterói

2015

1) A tecnologia está cada vez mais presente na vida social das pessoas. Com o que você leu no texto "A relação da tecnologia e a comunicação", comente esta afirmação e, concordando ou não explique por que. Aproveite e defina também a palavra “tecnologia”?

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, e hoje está acessível para todos os bolsos. A cada dia nos deparamos com um produto novo no mercado, mais moderno e sempre nos trazendo mais conformo e comodidade. Assim como tudo que é novo, a tecnologia hoje nos traz vantagens e desvantagens. Podemos fazer compras, conhecer o mundo, estudar e muitas outras coisas sem sair de casa, apenas usando a internet. Porem com toda essa tecnologia existe também a desvantagem, como crimes que são cometidos através da internet, a informação muito fácil para todo mundo e tem gente usa isso de maneira errada, etc.

Tecnologia é a junção da ciência com  a engenharia. Funciona como uma montagem de computador, uma parte pensa no software (ciência) e outra no hardware (engenharia). É tudo que não existe na natureza, onde o ser humano cria para expandir, aumentar seus “poderes”, superando suas limitações tornando o trabalho mais fácil e a vida com mais conforto e agradável. Ela é utilizada para definir o conhecimento, modificar o meio ambiente, fabricar objetos e satisfazer as nossas necessidades.

2) De acordo com Veloso (2012), a utilização das tecnologias, em grande parte, “está vinculada à satisfação de interesses de grupos e segmentos dominantes”. Baseado no texto passado para leitura, e outros, qual outra característica desse tempo de evolução tecnológica que o autor também apresenta. Explique com as suas palavras.

Com as tecnologias de mobilidade surge um novo advento na telecomunicação, a disjunção entre espaço e o tempo, Significa que existe um separação entre distanciamento espacial e temporal, isto é, as tecnologias de mobilidade fazem com que tudo o que acontece em nossa volta nos seja transmitido de maneira rápida e segura, independente de lugar ou tempo, por exemplo um acontecimento importante que esteja acontecendo no Japão, nos é transmitido em tempo e hora do acontecimento. Não existem distâncias que nos separem com ajuda da tecnologia.

3) Explique o que o grupo entende pela seguinte afirmação: "O processo de ideologização e sublimação da tecnologia, efetuando-se o seu desligamento de suas bases materiais, tornando-a uma entidade suspensa no espaço, sem causa, nem relações temporais".

Com o avanço tecnológico onde seu processo cada vez mais evolutivo, nossa sociedade se depara com tecnologias tão avançadas onde as comunicações independem de espaço físico para serem realizadas, por exemplo atualmente os smartphones se tornaram parte integrante da sociedade, resolvemos varias coisas muito mais rápidas com essa tecnologia, com essa afirmação que o autor nos propõem entendemos que vai chegar um momento aonde a tecnologia terá uma ligação absoluta com a “vida normal”, a ponto que seja tão inerente que seja imperceptível, como o vento. Hoje em dia isso começa acontecer de certa forma onde o usuário não vê o serviço (Facebook, armazenamento em nuvem) como um site, ou não percebe todas as entranhas que há para o serviço funcionar mas sim como algo participante da sua vida social.

 

 4) Durante os anos, foram surgindo novas tecnologias que influenciaram a maneira de se relacionar. Explique como essas tecnologias alteraram as formas de convivência social.

Durante anos foram surgindo novas tecnologias que influenciaram a maneira de nos relacionarmos. A internet sem sombra de dúvidas tem uma grande fatia nesse bolo chamado tecnologia. Se por um lado ela consegue aproximar casais e pessoas com destinos diferentes, por outro lado acaba desviando a atenção das pessoas que utilizam aparelhos smartphones, laptops ou tablets em encontros, idas ao cinema, jantares e festas para compartilhar fotos nas redes sociais ou continuar uma conversa sobre trabalho na vida social através de aplicativos.

Estamos na “Era da Conectividade”, mais é preciso saber dosar e ter limites. Basta sabermos lidar com a tecnologia a nosso favor, seja em relacionamentos pessoais ou profissionais.

 5) Baseado na bibliografia indicada, Veloso (2012) afirma que a técnica e a tecnologia têm por motivo imediato a construção de uma mediação material que sirva à sua verdadeira função, ou seja, a de impulsionar o sistema de relações sociais. Comente essa afirmação e explique-a.

Como é exposto na bibliografia citada, Veloso, Tecnologias de Informação e Comunicação (2012, p 3):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com