TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da informação

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Segundo o texto de Marcio Araújo Olivério, a experiência com relação ao tempo e espaço transformam-se de acordo com o surgimento de novas tecnologias. Com isso é cabível dizer que a tecnologia se tornou um divisor de águas, ou seja, é a grande responsável pelo avanço da sociedade civil, tornando-se cada vez mais presente e operante no cotidiano da população. A tecnologia esta cada vez mais presente na vida social das pessoas, isso de maneira expressiva e significativa, pois todo esse composto integrado e a popularização das redes sociais, permitiu que a internet se tornasse um ícone na relação entre a comunicação e a tecnologia. Além da facilidade ao acesso, o texto A Relação entre a Tecnologia e a Comunicação, ARAUJO, Marcio, cita “uma disjunção entre o espaço e o tempo”, que significa a velocidade da comunicação, através da Internet 3G, 4G, WiFi, Mobile, Laptops, Tablets... Que se tornou capaz de estabelecer mutua conexão entre indivíduos.
  2. Embora haja um aumento significativo na quantidade de pessoas que têm acesso à internet, ainda assim, a tecnologia não está plenamente disponível ao conjunto da população, justamente por isso que Veloso afirma que “o uso das tecnologias, em grande parte, está vinculada à satisfação de interesses de grupos e segmentos dominantes”. Os grupos de interesse utilizam essa tecnologia visando a substituição dos trabalhadores, buscando – cada vez mais – agilidade no processo mercadológico, para assim, gerar mais lucros em curto espaço de tempo.

O mercado de tablets e celulares é um mercado bastante expansivo, o uso de tecnologias associadas à comunicação e interação social, estimula a compra de produtos cada vez mais caros e sofisticados. Em razão do mercado promissor do ramo tecnológico, as empresas dominantes, a todo tempo, disputam espaço no mercado, elevando a qualidade e a eficácia das ferramentas tecnológicas. Existe um planejamento estratégico por detrás de toda tecnologia exposta à sociedade e os maiores beneficiados com essa tecnologia, na maioria das vezes, são os grupos dominantes.

  1. O avançado processo tecnológico resultará na ausência de bases materiais que, antes, viabilizavam o acesso à internet e, após o referido processo de ideologização e sublimação, se tornará algo inerente na vida do ser humano. É possível que, com a evolução da tecnologia, não se fará necessário a existência do acesso material para estar, de fato, inserido no contexto tecnológico. As conexões estarão presentes em todos os lugares e essa tecnologia não terá relação com o tempo, espaço e causa. No trecho: “tornando-a uma entidade suspensa no espaço, sem causa, nem relações temporais” permite a interpretação de que a tecnologia fará parte da essência do ser humano e por tal motivo se tornará imperceptível.

4-   O poder tecnológico é tão vasto que durante os anos ele foi e é o principal responsável pela transformação das formas de relacionamento social. Ou seja, a tecnologia promove um vasto campo de inovações, o que aguça a curiosidade humana. Não bastasse a velocidade da comunicação, hoje também existe uma interação ainda superior conhecida como aplicativos, a exemplo do googlemaps, que atua como um GPS fornecendo todos os dados precisos de um determinado local, assim também como os aplicativos de relacionamento,Viber, Instagram, Tinder, Whatssap e afins. Esses exemplos revelam um acervo de inovações, que vai dos aplicativos mais operacionais como o Maps até os mais dinâmicos como o Viber. Ao longo dos anos se deu de forma gradativa, e cada avanço foi crucial para que nos tempos atuais a tecnologia da informação pudesse ser tão presente na vida das pessoas. Por tudo isso é de suma importância afirmar que o telégrafo, o bip, a máquina de escrever, os disquetes, o Nokia 2146 e muitos outros, foram aparelhos tecnológicos fundamentais para o surgimento de uma tecnologia de alto nível como os smartphones, notebook, Macbook, chip, pen drive e muitos outros que evidenciaram uma profunda mudança na convivência da sociedade civil. Assim também afirma Marcio Araujo quando diz; “Com a popularização do acesso à Internet, mais especificamente dos aparelhos mobile e tablets, constata-se uma nova relação no ambiente social, interferindo não só na questão temporal e espacial, como também na formação de sentidos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com