TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da informação

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Tecnologia da informação

Em 1960 os computadores passaram a ter grande importância para médias e grandes empresas, mas eram limitadíssimos quanto a aplicações e incomparáveis entre si. Os avanços da informática eram puxados pelo hardware como melhorias no custo, velocidade nos equipamentos e as aplicações. Em 1970, as linhas telefônicas de voz passaram a permitir acesso a terminais de computadores e as telecomunicações se tornaram uma base tecnológica, levando e influenciando as empresas a automatização das atividades burocráticas.

A partir de 1970, as transformações tecnológicas começaram a abrir novas opções para a transformação de dados em informações, e ao melhoramento e adequação dos sistemas, de acordo com as necessidades das empresas. Período esse que surge também os softwares, proporcionando flexibilidade e inovações que iriam contribuir para todo processo de burocratização.

Já em 1980 propagou-se o uso da tecnologia, e com isso o termo “Tecnologia da Informação”, passou a ser mais utilizado. Os gerenciadores de banco de dados se tornaram disponíveis nos PCs e softwares de baixo custo, dominaram o mercado. Consultorias foram disponibilizadas na área tecnológica, a fim de possibilitar o acesso e conhecimento das ferramentas de TI existentes nas empresas, e proporcionar uma maior aceitação.

Na década de 1990, integração, sistemas abertos e modelos, se tornam essenciais nos departamentos de sistemas, a TI é reconhecida como fator critico de capacitação, otimizando e facilitando o funcionamento das empresas, assim então a utilização da ferramenta TI se torna global, e as distinções entre computador e comunicação desaparecem, mudando radicalmente o mundo dos negócios, o computador então se torna elemento de TI indispensável dentro de uma organização.

Nos dias atuais tornou-se imprescindível o uso da tecnologia na vida das pessoas, nas mais variadas áreas, até mesmo sem perceber muitas vezes fazemos o uso deste recurso, seja no âmbito profissional com uso de computadores e softwares sofisticados, ou até mesmo no âmbito pessoal, com o uso da tecnologia nas tarefas cotidianas, como usar o telefone, tarefa essa que requer toda uma complexa rede de comunicação, monitorada e gerenciada por computadores. Por esse e outros motivos que o TI (tecnologia da informação), vem tendo papel fundamental, e a informatização causam efeitos diretos, na vida de indivíduos e companhias.

A tecnologia da informação é definida como o conjunto de todas as atividades e soluções, providas por recursos computacionais, que visam permitir a aquisição, o armazenamento, o acesso e o uso das informações.

Por se tratar de uma ferramenta muito ampla, que é capaz de abrir e oferecer um universo macro a quem a utiliza, a tecnologia da informação deve ser usada de maneira apropriada, para que os sistemas e recursos sejam um fator diferencial, a fim de trazer resultados relevantes, que permitam transformar as informações, em algo com maior valor, não deixando de lado também o aspecto de custos menores.

As decisões do uso deste excepcional recurso que é o TI (tecnologia da informação), depende de vários fatores determinantes, como o tipo de cultura; do mercado; do seguimento e de outros fatores relacionados aos negócios ou atividades exercidas.

As tarefas de desenvolver, implementar, e atualizar soluções computacionais, cabem aos profissionais de TI, e por ser tratar de uma área com grande amplitude a área é dividida em várias especializações, assim pode-se encontrar profissionais de TI para cada segmento desejado, seja em banco de dados, desenvolvimento, infraestrutura, redes, segurança, gestão de recursos, entre outros. Apesar de já ser amplos os campos de TI, ainda existem subdivisões entre eles, que maximizam os conhecimentos em áreas especificas e concentradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com