TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Marketing

Casos: Trabalho De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

Posicionamento em Marketing

Por Rafael Mauricio Menshhein

Uma das tarefas mais interessantes, além dos estudos, para o profissional de Marketing é ter consciência de como posicionar claramente ao mercado “quem é” seu produto, dar-lhe uma identidade, vida e duração, estudar seus ciclos, usos e aplicações quotidianas para o consumidor e elaborar estratégias que vão ao encontro dos objetivos traçados no planejamento.

Posicionar um produto no mercado é fixar na mente do consumidor, utilizando-se de técnicas para demonstrar o que um produto, marca ou empresa representam, têm e passam aos compradores potenciais, visando gerar uma relação e assumir a frente do mercado com relação aos concorrentes.

A forma para acertar ao posicionar um produto é conhecer perfeitamente as características do produto em si e seus atributos, mas conhecer profundamente os desejos e necessidades do consumidor, sem esquecer que seus concorrentes estão de olho na mesma fatia de mercado e podem sair na frente.

Sempre há uma busca pelo posicionamento perfeito, aquele que será exatamente a união das estratégias e o que o mercado busca, seja com relação ao produto, sua Marca ou quem o faz, pois ao saber que um produto é para todos, para poucos ou exclusivos, o consumidor não pode encontrar o que ele sempre teve com um status determinado abaixo do esperado, é melhor que não sejam feitos produtos com características inferiores ao seu nome ou a empresa que o faz, criando assim uma imagem inferior e posicionando seu produto de forma errada.

Em alguns casos há a necessidade de reposicionar, envolvendo uma mudança em algum dos P´s do composto mercadológico, mix de Marketing, dando nova vida ou então tornando seu produto adequado ao mercado em que está disponível para os consumidores.

Elaborar com precisão as estratégias para posicionar corretamente um produto no mercado é fruto de muitos estudos direcionados, focados em objetivos claros e trabalho proveniente da união entre todos os departamentos das organizações, que na verdade não deveriam rivalizar-se entre si, mas sim unir-se ao Marketing para que a geração de idéias possa realmente fazer sentido e colocar no mercado exatamente o produto resultante de toda a união gerada com a finalidade de trazer um ambiente favorável para dentro da empresa.

Com pequenas mudanças no planejamento, uma nova abordagem com relação ao mercado e ajustes realizados no Posicionamento do produto perante o mercado, pode-se obter ganhos não somente monetários, mas em relação ao nome da organização, a Marca que ela defende e na mente do consumidor, não deixando apenas uma boa impressão para ser a mais lembrada, mas também a mais consumida em todo o mercado.

Quando o Marketing estudas as variáveis, o consumidor que irá adquirir os produtos e serviços disponibilizados pela empresa, uma Marca e todo o valor agregado que há em cada um destes pontos, pode-se dizer que há um preparo muito maior para a concorrência e ajustes muito menores com relação às aplicações dos produtos e serviços pelo consumidor.

Descobrir a melhor forma de posicionar um produto no mercado é tarefa muito bem executada quando os profissionais de Marketing têm humildade o suficiente para aprender sempre e não preocupar-se demais em manter um produto já ultrapassado no mercado, mesmo que este produto seja “um filho”, mas que como tudo sempre há o momento certo para deixá-lo ir embora.

Em Marketing, Posicionamento é a técnica na qual os mercadólogos tentam criar uma imagem ou identidade para um produto, Marca ou empresa. É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor em um determinado mercado. O Posicionamento de um produto é como os compradores potenciais o vêem e é expressado pela relação de posição entre os competidores. Reposicionamento envolve uma mudança da identidade de um produto, em relação à identidade de produtos concorrentes, na mente dos consumidores. A habilidade de identificar oportunidades de Posicionamento é um grande teste da habilidade em Marketing de um profissional. Estratégias bem sucedidas em Marketing têm sua raíz na vantagem competitiva sustentável de um produto.

Segmentação de mercado fases posicionamento e diferenciação do produto

Posicionamento de mercadoDurante o processo de segmentação, após passarmos pelas outras fazes e pelo desenvolvimento do perfil e seleção da estratégia de segmentação de mercado, os profissionais de marketing devem ir para as fazes finais do processo de segmentação de mercado. Pois é justamente sobre isso que eu irei tratar aqui, eu irei explicar a você o que e Posicionamento de mercado e como realiza-lo.

Eu também irei explicar a você o que é uma diferenciação e como diferenciar corretamente o seu produto ou serviço, dos que são oferecidos pelos concorrentes, perante o mercado alvo o que cada vez mais importante.

Posicionamento é o ato de desenvolver uma oferta e uma imagem da empresa, de maneira que conheçam e retenham na memória uma posição competitiva diferenciada e significativa nas mentes dos consumidores alvos (o), no que diz respeito a alguns (um) benefícios (s) fundamental (ais) que a oferta possui.

Uma vez que a empresa tenha definido seu mercado alvo, Para cada segmento selecionado como um alvo para a empresa trabalhar, ela deve desenvolver uma proposta de valor, pois não basta ter uma oferta de mercado fantástica e fazer uma segmentação assertiva. As empresas precisão de uma estratégia de posicionamento do produto, com base nas necessidades e características únicas que os consumidores nestes segmentos têm, em relação aos produtos concorrentes na mente dos consumidores alvos (o).

O posicionamento da oferta frente ao mercado alvo é composto por um complexo, grupo de percepções, impressões e sentimentos que sejam realmente importantes para o consumidor. O que requer habilidades e estudos, pois um deslize mesmo que pequeno pode pôr a perder o produto e, não raro, os planos da empresa.

Isso é importante para que o posicionamento resulte em benefícios perceptíveis, difíceis de serem copiados por algum concorrente, compatíveis com o poder aquisitivo dos segmentos alvo, ou seja, Os profissionais de Marketing precisam planejar a posição da oferta de um modo que dê o maior lucro possível.

A tarefa de posicionamento basicamente consiste em três passos: começa pela identificação de um grupo de prováveis vantagens competitivas sobre as quais vai estabelecer uma posição, e passa por fazer uma seleção das vantagens competitivas corretas, e por fim Comunicação da posição escolhida frente ao mercado alvo.

Por mais procurado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com