TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo

Dissertações: Trabalho Em Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

Para os que ficaram na cidade, o comércio se mostrou uma das alternativas mais rentáveis. De lá para cá, Irecê se consolidou com o maior centro comercial do noroeste baiano. Hoje, lojistas e consumidores de toda a região vêm à cidade para adquirir produtos no atacado.

A oferta de confecções é especialmente grande porque lojistas daqui trazem grande quantidade de malhas de São Paulo a custos baixos. Uma população de 500.000 pessoas vive em Irecê e nas cidades vizinhas. São os potenciais consumidores dos produtos vendidos aqui.

Representando esse crescimento, apresentaremos duas empresas de ramos diferentes, O Mercadinho Moreira e as casas Freire.com. a primeira, é o Mercadinho Francisco Moreira da Silveira, conhecido como Mercadinho Moreira, é uma empresa comercial do ramo alimentício, higiênico e produtos em geral, está localizado na Avenida Raimundo Bonfim n° 411 no Bairro Coopirecê, na cidade de Irecê Bahia, está em atividade a pouco mais de um ano, mas, já apresenta um crescimento bastante significativo para uma empresa que está a tão pouco tempo em atividade. A outra, é as Casas Freire Comercial de Eletrodomésticos Ltda., mais conhecida como Casas Freire.com, é uma empresa comercial que atua no ramo de móveis e eletrodomésticos, está localizada na Avenida Caraíbas n° 381 Centro Irecê Bahia. Duas empresas de ramos diferentes, mais cada uma com sua importância para o comércio de Irecê e região.

2. MERCADINHO MOREIRA

O Mercadinho Francisco Moreira da Silveira, conhecido como Mercadinho Moreira, é uma empresa comercial do ramo alimentício, higiênico e produtos em geral, está localizado na Avenida Raimundo Bonfim n° 411 no Bairro Coopirecê, na cidade de Irecê Bahia, está em atividade a pouco mais de 1 ano, de acordo com os critérios do Sebrae é uma microempresa, pois possui apenas 4 funcionários, um operador de caixa, um entregador, uma pessoa responsável pela limpeza e um repositor de mercadorias, todos trabalham 8 horas diárias.

A empresa não tem um público específico e nem faixa etária, são atendidas todas as pessoas que podem realizar as compras à vista ou a prazo, e com isso, a empresa cria um banco de dados dos clientes que optam pelas vendas a prazo, e para facilitar ainda mais a vida do cliente, a empresa realiza entregas a domicilio.

Os preços dos produtos são definidos a partir da análise de vários fatores, mais os principais são a situação econômica atual dos consumidores e o custo de cada produto, e para a divulgação desses produtos, o meio mais utilizado pela empresa é o carro de som, onde são anunciados os produtos, seus respectivos preços e os períodos de promoção. Além disso, o administrador está sempre atento aos concorrentes, para saber quais os preços praticados por eles, e as principais promoções.

Para identificar a satisfação dos clientes, a empresa possui uma caixa de sugestões, onde os clientes podem colocar suas opiniões, sugestões, elogios ou reclamações, tudo isso para oferecer sempre o melhor para os consumidores.

Como dito antes, o Mercadinho Moreira está a pouco tempo em atividade, e por isso, existe alguns problemas que consideramos normal para o começo de um negócio, entre os principais problemas detectados estão:

Conflitos entre os funcionários, dificuldade em conquistar os clientes, pois estes ainda não conhecem bem na empresa. Problemas para selecionar os fornecedores, uma vez que o administrador não tem contato com os melhores fornecedores, e as vezes acaba comprando com um fornecedor errado, alguns deles não cumprem com o combinado, não fazem as entregas no dia marcado ou entregam mercadorias erradas.

Como todas as outras empresas do ramo, o Mercadinho Moreira também está tendo muitos problemas com mercadorias que permanecem muito tempo no estoque, assim, com a chegada de novos produtos, a empresa tem muita dificuldade em vender os produtos antigos.

Para resolver os conflitos entre os funcionários, o administrador deve sempre marcar reuniões entre os funcionários, e mostrar pra eles que todos devem buscar sempre o crescimento da empresa.

A organização trabalha com produtos de qualidade, e para conquistar de vez a confiança do cliente, é necessário um atendimento diferenciado, o administrador poderia investir em treinamentos específicos para o atendimento pessoal.

Para se escolher os fornecedores, seria necessária uma pesquisa de campo, é importante conhecer os fornecedores. De onde são quais os produtos comercializados por eles, quais os preços praticados, prazo para pagamentos e se costumam fazer as entregas no dia marcado, depois de pesquisar tudo isso, com certeza será possível identificar os melhores do mercado.

Outra maneira de escolher os fornecedores, seria conversando com alguns amigos do mesmo ramo, aqueles que estão em atividade a mais tempo, com certeza eles poderiam lhe dar muitas dicas importantes de quais são os melhores fornecedores.

Com a chegada de novos produtos, aqueles que estão no estoque vão perdendo a preferência, e assim fica muito difícil vendê-los, uma maneira muito eficaz para que eles tivessem uma melhor saída, seriam as promoções. Mas para realizar uma promoção é necessário uma boa divulgação, um pessoal bem preparado para atender os clientes, saber até quanto você pode dar de desconto naquele produto, e verificar se aquele desconto não vai gerar prejuízo para a empresa.

3. CASAS FREIRE.COM

Casas Freire Comercial de Eletrodomésticos Ltda., mais conhecida como Casas Freire.com, é uma empresa comercial que atua no ramo de móveis e eletrodomésticos, está localizada na Avenida Caraíbas n° 381 Centro Irecê Bahia. De acordo com os critérios do SEBRAE é uma Empresa de Pequeno porte do setor terciário, pois possui 11 funcionários, três pessoas no crediário, cinco vendedores, uma pessoa na limpeza, duas pessoas no estoque. Todos trabalham 8 horas diárias.

A Empresa possui um banco de dados que é atualizado constantemente, onde através dele é possível identificar as compras à vista, a prazo, os melhores compradores, e aqueles que deverão ser cadastrados e negativados junto ao SPC, pois não efetuaram o pagamento na data marcada.

Para que seja determinado o preço dos produtos, a empresa analisa os custos de cada produto, impostos, despesas fixas, logística, e também o potencial de venda de cada um deles. Os meios de comunicação mais utilizada pela empresa são: mídia falada, escrita, jornais, panfletos e propagandas em outdoor.

Para monitorar seus concorrentes, a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com