TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Grupo Tirol

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Grupo Tirol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 10

No dia 26 de setembro de 1974, a Lacticínios Tirol Ltda, iniciou suas atividades na industrialização de leite pasteurizado. Pouco depois, ampliou a indústria e passou a produzir outros produtos lácteos na cidade de Treze Tílias, região Meio Oeste de Santa Catarina. Inicialmente a produção era de 200 litros de leite/dia, captados somente no município.

Com um forte trabalho de conscientização e incentivo à pecuária de leite chegou-se a uma produção diária acima de um milhão de litros por dia. Para conseguir industrializar este expressivo volume de leite, a Tirol adquiriu uma nova unidade localizada na cidade de Chapecó no ano de 1998. Posteriormente, uma nova e moderna unidade foi construída pela Tirol em Linha Caçador, em Treze Tílias, no ano de 2004.

Focada na qualidade e na tecnologia, a origem do leite Tirol se baseia em um sistema de coleta em pequenas propriedades rurais. O intenso trabalho de assistência técnica aos produtores inclui a adoção de um sistema de premiação para o leite, avaliado dentro dos padrões de análise laboratorial (RBQL).

Atualmente, o leite é captado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás. Por isso, a Tirol conta com 17 postos de captação de leite in-natura, onde são realizadas a análise e resfriamento do leite e duas unidades de industrialização.

Líder na comercialização de leite no Brasil, a Lacticínios Tirol é um exemplo de empresa emergida em nível regional, cuja marca se expandiu com sucesso no âmbito nacional.

A empresa pelo seu faturamento e por contar com aproximadamente 950 colaboradores, figura no cenário nacional como uma grande empresa do setor lácteo.

Em 2012 a marca alcançou a liderança nacional no segmento de leite longa vida (UHT) em volume de vendas, posição já ocupada no mercado de leite pasteurizado. Um sucesso alicerçado pela confiança e fidelidade alcançada junto ao público consumidor, em um setor reconhecido pela alta competitividade e com forte presença de empresas multinacionais.

Ao todo são disponibilizados aos consumidores mais de 150 diferentes produtos. A empresa trabalha com duas marcas, BigLac e Tirol, dentro desta criou algumas marcas comerciais: Kon Frutas, Biociclos, Frutirol, Sutille, Fibrallis, Premiare, Frutein e Tirolzinho.

Várias bibliografias apontam que as empresas norteiam-se basicamente por três métodos na formação de seus preços de venda:

• Preço a partir da concorrência: é o método mais simples, pois basta acompanhar os preços praticados pelos seus concorrentes diretos e copiá-los, mantendo ou não o mesmo valor, de acordo com os objetivos de resultados.

• Preço a partir dos custos: é a utilização dos custos (variáveis e fixos), analisados sob o ponto de vista mercadológico. É o método mais elementar na formação de preços, chamado de markup, que significa a adição de uma margem (1,10,20 por cento ou quanto se queira adicionar). Formar preços pelo custo é agregar margem a um valor já realizado, sem questionar se aquele bem é necessário e qual valor o consumidor estaria disposto a pagar por ele. Corre-se o risco de, num produto industrial ou de tele comunicações a ser desenvolvido, cabe criando um grande prejuízo, pois o produto é concebido sem conhecimento prévio dos valores percebidos pelo consumidor e precificados sem esse julgamento.

• Preços a partir do valor percebido pelo consumidor: os preços dos produtos e serviços são elaborados a partir dos atributos observados pelos consumidores e são definidos de acordo com a ótica dos mesmos, pelos valores apresentados, sendo os custos uma consequência dos preços estabelecidos. Se for possível produzir e distribuí-los, a empresa terá uma linha de produtos de acordo com os valores percebidos pelo consumidor, e a um preço considerado justo por eles, que quando somados a outros elementos do mix de marketing, aumentam ainda mais o valor percebido.

A Tirol tem estratégias diferenciadas de preço conforme a categoria de produtos a região. A maioria se enquadra em MID LOW (preço abaixo do preço de mercado, entre 90 e 100%) ou MID HIGHT (preço acima da média de mercado, entre 100 e 110%). Para a Tirol, PREMIUM é acima de 111%.

Preocupada em acompanhar o desenvolvimento tecnológico e satisfazer as necessidades de seus consumidores, a Tirol tem investido constantemente no desenvolvimento de novos produtos, além de contar com uma estrutura de logística que facilita a distribuição. Hoje são 46 distribuidores nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, 30 representantes e quatro brockers (Brocker é uma empresa que presta serviços à indústria para cuidar do armazenamento e distribuição dos produtos junto às lojas de varejo) distribuídos pelo país. O compromisso em oferecer produtos lácteos com alta qualidade faz da Tirol, orgulhosamente, um dos maiores laticínios do país.

A empresa investe constantemente em tecnologia e inovação sejam de processos, produtos ou embalagens. A Tirol está publicando seu primeiro relatório de sustentabilidade preocupada em relatar suas ações de responsabilidade social, ambiental ou econômica.

A comunicação é planejada pensando em demonstrar qualidade, satisfação e credibilidade e é focada nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, sempre alinhado ao posicionamento estratégico da empresa.

O leite in-natura como matéria prima principal é todo adquirido diretamente de produtores, a fabricação é própria terceirizando apenas alguns processos, tal quais outras grandes empresas.

Hoje os produtos Tirol se enquadram em mais de dez diferentes categorias de alimentos lácteos, como iogurtes, requeijão, queijos, bebidas lácteas e funcionais, creme de leite, leite condensado e achocolatados, com forte penetração na região Sul e somam mais de 150 itens.

O marketing tornou-se uma ferramenta preciosa para o aumento da vantagem competitiva nas organizações, sendo que a empresa além de produzir tem a função de vender ou comercializar seus produtos, e também de idealizar os mesmos até o seu consumo. As necessidades e desejos dos consumidores fazem com que a empresa destine-se a fazer pesquisas mais aprofundadas antes de produzir determinado produto.

Marketing é,

[...] um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtém ou necessitam e desejam por meio da criação, a oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com os outros (KOTLER; KELLER, 2006, P. 4).

[...] um processo de planejamento e execução da concepção, definição de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais (AMERICAN MARKETING ASSOCIATION APUD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com