TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais e o Trabalho do Assessor de Imprensa

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

O avanço tecnológico, a invasão da internet no dia a dia e a eclosão das redes sociais trouxeram uma mudança repentina no mundo, principalmente na vida profissional dos cidadãos. Com o jornalismo não poderia ser diferente, os profissionais da área precisaram se adaptar a estas novas tendências para não ficarem de forma do mercado.

“A assessoria de imprensa, a par com o jornalismo, está a viver um período de alterações e adaptações em termos de meios e de técnicas, suscitado pelo advento das redes sociais, embora o seu objetivo permaneça o mesmo: gerar notícias verdadeiras e benéficas para o cliente” (RIBEIRO Vasco, CAMPELO Francisca, RODRIGUES Inês, MARMELO Maria, ROCHA Marta, 2015, p. 8)

O papel do assessor em divulgar a imagem de uma empresa e difundir socialmente as ações da mesma ganhou um aliado com a chegada das redes sociais, este novo ambiente permite outras práticas para o profissional, além disso permitem que o assessor tenha uma visão maior dos impactos que do seu trabalho e como a empresa vem ganhando espaços na sociedade.

Assessora de Imprensa da Escola Virgem de Lourdes há 03 anos, Nayara Monteiro relatou positivamente o valor que as redes sociais agregam ao seu trabalho, “O uso das redes sociais nos ajuda bastante a divulgar as atividades da Escola. Além de facilitar o alcance do nosso alunado, que cada vez mais usa tais ferramentas, nossa página no Facebook e no Twitter permite também o contato mais direto com a comunidade acadêmica como um todo, com ex-alunos e com o público em geral. É também uma espécie de termômetro, onde medimos a importância das nossas ações e o que as pessoas estão achando da nossa escola”.

“As redes sociais podem ser uma ótima ferramenta de trabalho para a assessoria de imprensa, tradicionalmente assente no triângulo produção de conteúdo – organização de eventos – relacionamento” (Ribeiro, 2014a)

Apesar do surgimento de novas formas de envio de releases, a assessora das Lourdinas prefere adotar a forma antiga, ela fala que “Para entrar em contato com a mídia tradicional sempre enviamos releases por email. Em alguns casos, ligamos para as redações e emissoras reforçando as informações”, acreditando que o release padrão ainda é a forma mais eficaz e formal de enviar informações completas à mídia tradicional, e deixando para as redes sociais uma forma mais espontânea e informal de levar as informações ao público.

Porém já houve situações que ocorreu o inverso, foi através de um release publicado nas redes sócias que uma emissora entrou em contato para produzir uma matéria, contou a assessora que “Antes de enviarmos o release sobre uma aluna que alcançou a nota 1000 em Redação no ENEM, colocamos uma arte nas redes sociais. Menos de 15 minutos depois, uma emissora entrou em contato conosco para gravar com a aluna”.

No artigo “A assessoria de imprensa e as redes sociais: Estudo de caso sobre as mudanças no relacionamento fonte¬-jornalista e o processo de produção do press release” é mostrado este processo por meio da explicação de Croft (2007) “o release deixou de ser uma ferramenta exclusiva do jornalismo e pode ser publicado numa página web, chegando simultaneamente ao cliente final e ao jornalista”.

Outro aspecto que se pode notar no trabalho de assessoria da Escola Virgem de Lourdes é o media catching1, onde a assessoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com