TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RELACIONAMENTOS LÍQUIDOS PELAS REDES SOCIAIS

Por:   •  6/2/2018  •  Artigo  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

OS RELACIONAMENTOS LIQUIDOS PELAS REDES SOCIAIS

Fabricio Marley Silva de Souza  

Jailson da Silva Oliveira

RESUMO

Esse estudo tem por finalidade contribuir para o entendimento de uma nova modalidade de relacionamento virtual na pós modernidade, possui a metodologia do estudo bibliográfico a partir das teorias de Castells e Bauman, A sociedade atual está criando uma nova ética do relacionamento, os relacionamentos estão cada vez mais fragilizados e desumanos. A confiança no próximo está cada vez mais próxima de terminar definitivamente. Os seres humanos estão sendo usados por eles mesmos.

Palavras-chave: Internet, redes sociais, amor liquido

INTRODUÇÃO

        A informação e comunicação se propagam cada vez mais rápido, para alcançar 50 milhões de pessoas o radio levou 38 anos, a TV 13 anos, a internet 4 anos e o facebook, 2 anos. Pra ser ter idéia dos números de aparelhos ligados a internet, em 1984 era 1000, em 1992 1.000.000 e em 2008 mais de 1.000.000.000, estamos vivendo em uma sociedade toda conectada.

        E como surgiu esse fenômeno que mudou fortemente a sociedade? Tudo se inicia na segunda guerra mundial, foi com a tecnologia bélica que surgiu o computador, e a internet na guerra fria. A internet surgiu como estratégia para defender a informação fragmentado-a e espalhando por vários pontos, a guerra acabou... mas deixou seu legado bem no vale do silício, e assim começaram investimentos pesados nesse pólo tecnológico, a industria cresceu, e a tecnologia deu um salto na historia, uma verdadeira evolução. Assim o computador se popularizou. Todo mundo podia ter um, e então tiveram a incrível idéia de usar a internet para se conectar uns dos outros e o mundo nunca mais foi o mesmo, as pessoas nunca mais foram as mesmas e surge uma nova ordem social: a informacional  o processo de transformação aconteceu em vários aspetos tecnológico,econômico, social e cultural.

O advento da tecnologia da informação

        A sociedade tecnológica do século XXI tem exigido novos parâmetros  que estejam sintonizados com as transformações vivenciadas em todos setores da vida humana. Um dos fatores que influencia diretamente esse novo contexto é a comunicação sem fio proporcionada pela Internet, que transformou um telefone móvel em uma time line remota do cotidiano. Na sociedade a pratica de conexão, de internet sem fio conhecida como wifi quebra os paradigmas de comunicação e o acesso ao espaço virtual. A partir da justa posição de tais tecnologias, as relações sociais também têm sido remodeladas.

        Hoje é possível reunir um numero expressivo de pessoas, claro que isso depende das redes formadas por cada indivíduos  e  pelo seu interesses em compartilhar e integrar em um grupo social, entretanto  o que realmente pretendemos enfatizar é que a era da informação  é caracterizada pela transformação , pela convergência tecnológica  e pela informatização  da sociedade contemporânea. Dos espaços virtuais ocupados vamos adaptando aos processos de mudança dos fatos, historias, lugares e comportamentos.

        Estamos cada vez mais aparelhados com Smarthphones, tablets, notebooks, etc. Tudo para disfarçar o medo da solidão. O contato via rede social tomou o lugar de boa parte das pessoas, Varias delas diariamente entram em comunidades virtuais com o intuito de conhecer algo novo, descobrir novas culturas, lugares, fazer amizades, Namorar ou algo mais casual.  O ‘’Conectar-se’’ está modificando constantemente a vida na sociedade moderna. A internet influencia, a mídia influencia, somos influenciados o tempo todos, estamos nos tornamos dependes das redes sociais, fazemos e desfazemos amizades em um clique, Para acabar com um relacionamento basta bloquear, apagar as fotos e lembranças postadas, a alto estima é alimentada por curtidas. Vivemos em uma época onde tudo está rápido,em  constante mudança, tudo está liquido inclusive o amor.

        Atualmente, milhões de usuários do mundo inteiro produzem conteúdos sobre todo o espectro da cultura humana (política, religião, artes, sexo etc). Uma parte considerável das comunicações que acontecem na rede surge espontaneamente – ou seja, não dependente da planificação dos escritórios de mídia e de conteúdo. As comunidades virtuais não precisam se opor às comunidades físicas. São formas diferentes de comunidade, com leis e dinâmicas específicas, que interagem com outras formas de comunidade.

        A rede é especialmente apropriada para a geração de laços fracos múltiplos. Os laços fracos são úteis no fornecimento de informações e na abertura de novas oportunidades a baixo custo, a internet pode contribuir para a expansão dos vínculos sociais numa sociedade que parece estar passando por uma rápida individualização e uma ruptura cívica. As redes sociais funcionam, de modo geral, a partir do engajamento mútuo de seus participantes. Esse engajamento não precisa necessariamente ser contínuo; aliás, uma das características das redes sociais é seu caráter relativamente fluído, no qual os vínculos podem se reorganizar conforme demandas, fluxos e situações. Podem se fortalecer ou enfraquecer.  De acordo com Castels, “..comunidades virtuais…são redes sociais interpessoais, em sua maioria baseadas em laços fracos, diversificadíssimas e especializadíssimas, também capazes de gerar reciprocidade e apoio por intermédio da dinâmica da interação sustentada.”  (1999, p.446)

        

O emparelhamento e redes sociais

        Cada dia que passa mais pessoas estão conectadas umas com as outras, mas de forma virtual vivemos praticamente numa sociedade em rede. Desde de 2010 o acesso á internet atrás de tablets e smathphones cresceu 43%, isso porque 25% dos usuários de internet usam smathphone como principal fonte de acesso. No inicio de 2014 o facebook completou 10 anos de existência ,o site começo para os universitários de Harvard. Hoje é a maior rede social do planeta, mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo mundo, todos juntos falando num mesmo espaço,  o que acontece na vida fora dali.Uma pesquisa do yourpix em parceria  com  o ibope  mostrou que 92% dos jovens que acessam a internet fazem parte de uma rede social e das pessoas de todas as idades que navegam pela rede 78% delas também fazem parte de alguma rede social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com