TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Marketing - FGV-01/2021

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 05/2021

[pic 4]

Elaborado por: José Luis Corrêa

Disciplina: Marketing

Turma: 0421-1_37


Introdução

        A presente atividade tem como objetivo, realizar um plano de marketing a partir das necessidades e oportunidades da empresa SOFTMIG, que atua no ramo de prestação de serviços de telecomunicação.

O resultadodo material não tem a pretensão de esgotar todas as alternativas de melhorias baseado nas necessidades da empresa, uma vez que está baseado em coleta de informações disponíveis ao público, através de meios eletrônicos como o site da empresa, Facebook , Linkdedin , Reclameaqui, e várias notícias relacionadas a empresa através de outros sites de comunicação. Entretanto, demonstrará a partir da coleta dessas informações, uma proposta que se encaixe estrategicamente na visão, missão e valores da empresa.

É consenso que vivemos em uma sociedade que se transforma rapidamente, especialmentecom a popularização dos meios eletrônicos de comunicação e de negócios. Manter-se competitivo diante dessas mudanças é vital para a continuidade das marcas e da organização. Por isso, planejar o futuro apesar de difícil e arriscado, é fundamental para tornar real a longevidade. Através do planejamento, prepararemos a empresa para suportar e vencer neste cenário competitivo, tornando-a mais robusta e adaptável. Desta forma, a organização não só consegue interpretar o ambiente emque se insere, tanto quanto o “antevê” e o influencia quando possível.

Para que esses movimentos neste ambiente competitivo sejam bem planejados, é fundamental que o plano de marketing consiga reunir o máximo de elementos para a correta orientação na tomada de decisões, ajustando a organização ao seu ambiente através de formulação e implementação de estratégias.

Um plano de marketing pode conter o detalhamento analítico, de diagnóstico e de propostas apropriado ao objetivo desejado.


Desenvolvimento

 

PLANO DE MARKETING – SOFTMIG Software e Telecomunicações.

DESCRITIVO: A SOFTMIG Software e Telecomunicações é uma empresa mineira criada pelos empresários Juliana e Ronie com mais de 13 anos de experiências acumuladas no ramo prestação de serviços de telecomunicações. Seu carro chefe é a instalação de sistemas DWDM de diversos fornecedores de equipamento e também serviços de operação de redes de telecomunicações.

ANÁLISE AMBIENTAL DA EMPRESA SOFMIG

Externo:

  • Fatores Políticos/Legais: Há medidas no curto prazo que possam  representar risco ao seus processos às exigências legais, normativas Caso ocorra algum impacto afetará todo o setor de telecomunicações (Exemplo – Veto dos governos dos EUA e BRASIL à empresa HUAWEI no 5G)
  • Fatores Econômicos/Setoriais: A crise da pandemia do Coronavirus fez aumentar a demanda por serviços de telecomunicações.

[pic 5]

Fig.1 – Análise de aumento de provedores – Pandemia 

  • Fatores Sociais Culturai : Com a pandemia do Coronavírus a sociedade se transformou e o trabalho remoto se tornou impressindivel e assim alterou nossa cultura modo de trabalho e modo de levar a vida
  • Fatores tecnológicos: No mercado em que a SOFTMIG , houve grande inovação e aumento das necessidade de sistemas de telecomunicações mais rápidos e mais confiáveis.  

Interno:

  • Clima Organizacional: Devido à pandemia o clima organizacional interno foi afetado pois com o tele trabalho a convivência e a troca de experiência em atividade com problema ficou mais difícil , mas esta sendo melhorado através de reuniões via netmeeting para discussão e trocas de informações e experiências.

ANÁLISE DE MERCADO DA EMPRESA SOFMIG.

  • Demanda – Devido ao aumento da demanda de serviços de telecominicações remotos as empresas operadoras de telecomunicações se viram na necessidade de aumentar sua oferta de serviços de internet e de conteúdo como streaming e assim teve que contratar equipamentos de alta capacidade de forncecedores como HUAWI , NOKIA , ERICSSOn etc.

[pic 6]

Figura -02 Mercado de Fibra óptica 

  • Concorrência – Devido ao aumento da oferta de seriços de telecomunicações (Instalação, manutenção e provimento) surgiram novas empresa como concorrentes.

ANÁLISE COMPETITIVA DA EMPRESA SOFMIG.

  • Expertise – Devido aos mais de 15 anos de existência a SOFTMIG tem condições de se fortalecer e expandir sua participação no mercado de serviços de instalação de equipamentos e assim garantir sua sobrevivência .
  • Com a crescente demanda a previsão é de crescimento da empresa em termos de número total de colaboradores assim como na quantidade de empresas que possa se associar para a prestação de serviços

PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING EMPRESA SOFMIG.

  • Iniciar o processo de divulgação na mídia
  1. Criação de canal no Youtube para adivulgação de boas práticas e de tutoriais de seriços que podem ser prestados pela empresa com disponibilização de documentos e vídeos por demanda com aumento do faturamento em um mercado ainda não explorado pela empresa
  2. Aumento da exposição do perfil da empresa do Facebook através de propagandas e e-mail marketing de forma a incentivar o acesso e conteúdo aos serviços da empresa com campanhas de download gratuito de tutorias e assim .
  3. Criação de canal no Instagram para adivulgação de boas práticas e de tutoriais de seriços que podem ser prestados pela empresa com disponibilização de documentos e vídeos por demanda com aumento do faturamento em um mercado ainda não explorado pela empresa
  4. Aumento da exposição do perfil da empresa do LINKDEDIN através de propagandas e e-mail marketing de forma a incentivar o acesso e conteúdo aos serviços da empresa com campanhas de download gratuito de tutorias e assim
  • Aumento da participação da empresa em eventos de telecomunicações como patrocinadora ou fornecimento de ser serviços de instalação.
  • Aumento da divulgação da empresa entre as multinacionais fornecedoras de equipamento de telecomunicações como HUAWEI ,  NOKIA , ERICSSOn através da visita à esses clientes .
  • Aumento da divulgação da empresa entre as operadoras de telecomunicações como VIVO , OI , TIM , CLARO , ALGAR , VERO etc.

Considerações finais

O Palno de Marketing apresentado é um plano plausível a curto prazo e com um custo muito baixo . A divulgação em media digitais hoje e muito eficaz e muito barato além de atingir um mercado muito amplo além do seu público alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (604.3 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com