TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Marketing FGV

Por:   •  20/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Novembro/2021

[pic 4]

Elaborado por: Xxx

Disciplina: Marketing

Turma: 1021-1_3

Introdução

Pode-se definir o plano de marketing como o documento que resume todo o planejamento de recursos, sejam estes financeiros, pessoas ou materiais que em consonância com os objetivos da empresa, busca entregar resultados financeiros otimizados através do aumento da satisfação do cliente.

Este plano de marketing terá como principal escopo a avaliação do posicionamento atual da empresa Oi em sua principal unidade de negócios, telefonia móvel, além de atuar também nos segmentos de TV por assinatura, internet banda larga e telefônia fixa.

O intuito deste material é avaliar o cenário onde a Oi está inserida bem como seu posicionamento perante aos demais concorrentes no mercado brasileiro. O resultado das análises preliminares servirá como base para o desenvolvimento do plano de marketing focado em buscar evidenciar suas fortalezas e mitigar eventuais pontos de fraquezas da cia.


Desenvolvimento

As informações utilizadas para fundamentar este material são de caráter público e serão desenvolvidas conforme estrutura proposta a seguir:

  1. Histórico cia

Resumo sobre a criação da cia, processos de venda do controle, reposicionamentos, missão, visão e valores, além de outros fatores que sejam relevantes para este material.

 

  1. Análise Ambiental

Avaliação do setor e posicionamento da cia com relação as políticas ambientais adotadas.

  1. Pesquisa de mercado e possíveis resultados

Análise das informações sobre os resultados da cia, Market share e posicionamento em relação ao mercado.

  1. Anáise competitiva

Será realizada através de matriz swot para mapear os principais pontos de oportunidade e mitigação de eventuais ameaças.

  1. Proposta de comunicação de marketing

A proposta apresentada na conclusão deste material terá como objetivo a criação de slogan ainda não utilizado pela cia bem como o detalhamento de custos e tempo de veiculação.

Histórico da cia

Oriunda da antiga Telebrás, a Oi, fundada em março de 2002, tinha como nicho de mercado somente a telefonia móvel, sob gestão da Telemar (holding criada com a extinção da Telebrás). Em 2007 a Oi se consolidou como a principal marca, aquela que seria responsável por todos os serviços das empresas do grupo, entinguindo assim, a Telemar. Suas operações em São Paulo tiveram início em 2008 e em 2009 a Oi dava o um importante passo na sua estratégia de crescimento, adquirindo a então Brasil Telecom. No final 2013 a Oi passou por um processo de fusão com a Portugal Telecom, período bastante conturbado aja visto que menos de um ano após a fusão, foi descoberto um furo de caixa da Portugal Telecom, tendo a Oi, por diversos motivos, que assumir o calote na ordem de USD1,2 bilhões, pode-se dizer que foi o marco zero no declínio da cia. Em 2015 a Oi se desfez dos ativos da Portugal Telecom seguido de um pedido de recuperação judicial em meados 2016. No final de 2020, as operadoras concorrentes em solo brasileiro formaram um consórcio para aquisição dos ativos móveis da Oi, com valor estimado em R$ 16,5 bilhões.

Análise Ambiental

Foi utilizada a análise SWOT para mapear as oportunidades e ameaças da cia a fim de que o resultado ajude a direcionar de forma adequada as ações futuras.

[pic 5]

A conclusão, pela ótica macro das oportundiades e ameças (fatores externos), é que a Oi, em função do seu portfólio de produtos mais robusto em relação aos seus concorrentes, possui maiores oportunidades de realizar, minimamente, a manutenção da sua posição financeira focando no fomento de seus serviços complementares, como por exemplo a internet de fibra.

A marca tem um grande paradigma a ser quebrado com relação a imagem de uma empresa sem credibilidade causada pelo processo de recuperação judicial. O foco deve ser voltado, além da inovação em internet de fibra, para o atendimento ao cliente, ponto este que é a grande fraqueza das demais concorrentes.

Pesquisa de Mercado

O mercado atual é domiado por 4 grandes operadoras, são elas: Vivo, TIM, Claro e Oi que juntas representam mais de 95% do mercado, sendo o restante distribuindo entre operadoras de menor porte, como Algar, por exemplo.

Atualmente as 4 operadoras juntas somam mais de 241 milhões de celulares ativos no país, sendo a Oi responsável pela parcela de 16 milhões de aparelhos, número importante quando comparado com 2020, nesta análise podemos constatar um movimento de recuperação de market share pela Oi em relação ao ano anterior.

[pic 6]

[pic 7]

O leilão do 5g que ocorrereu recentemente fazem acender o sinal amarelo dentro da Oi, dado que a cia não participou do pregão, abrindo espaço para novas entrantes.

Para garantir, minimamente, a manutenção do share atual para os próximos anos, a posição frágil que a Oi se encontra, a obriga a se reposicionar perante os concorrentes.

Análise Competitiva

Atualmente o mercado de telefonia é dominado por 4 grandes empresas, Vivo,

Com relação aos aspectos financeiros, os resultados publicados para o 2T21 já sugerem uma mudança de foco na cia. Apesar de ter apresentado um resultado consolidado 3,4% menor em relação ao mesmo período do ano anterior, basicamente puxado pelas operações de mobilidade, a Oi se mostrou positiva quanto ao seu “novo” produto, a Oi Fibra, que apresentou um resultado 3,5% superior ao mesmo período do ano anterior, conforme aponta o resumo de todas as operações e se manteve em linha se comparado contra o 1T21.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (595.2 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com