TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Marketing FGV

Por:   •  17/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Agosto/2021

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma:


Introdução

     O avanço tecnológico facilitou os meios de comunicação possibilitando as empresas utilizarem as mídias sociais para divulgação  da marca, de produtos e serviços. Vale ressaltar que a comunicação integra o conjunto de atividades fundamentais para aproximar a marca, a empresa e os seus produtos/serviços do mercado-alvo.

      Segundo Cobra (1992, p.29),  marketing é mais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos e serviços, é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas...

     O plano de comunicação presisa estar em consonância com a filosofia da organização e seus valores fundamentais, de maneira a transmitir uma visão positiva e adequada, que seja associada aos produtos e serviços oferecidos e que se traduza em relacionamento duradouro.

     O turismo é responsável por 12% do Produto Interno Bruto (PIB), o que faz do setor um dos mais importantes para a economia do estado de Santa Catarina. De acordo com Diagnóstico Econômico e Plano de Retomada do Turismo Catarinense (elaborado pelo governo estadual), entre 2018 e 2020, o turismo movimentou cerca de R$ 33 bilhões de reais em SC. Devido a pandemia do covid-19 o setor turístico foi um dos mais prejudicados com o isolamento social causando um grande impacto econômico também no estado.

     Neste trabalho, a estrutura do plano de marketing está direcionado para o Costão do Santinho Resort, Golf  & SPA, e abordará os seguintes tópicos:

                

 -  Pesquisa de mercado e suposições quanto aos resultados encontrados.

 -  Análise ambiental da empresa.

 -  Análise competitiva da empresa.

 -  Proposta de comunicação de marketing para melhorar o número de vendas e  

     fidelizar mais clientes.

Desenvolvimento

       O Costão do santinho Resort Golf & Spa foi projetado e construído para oferecer uma estrutura hoteleira pioneira no país desde 1991 pelo Senhor Fernando Marcondes de Matos, mesclando unidades para hospedagem e unidades residenciais em um complexo único. Hoje, o complexo do Costão do Santinho localizado na Praia do Santinho, Florianópolis -  SC, oferece campo de golfe, trilhas ecológicas, quadras esportivas, piscinas, restaurantes – com o melhor da gastronomia açoriana, internacional e contemporânea – e o terceiro maior spa do Brasil, com mais de 30 opções de tratamentos para os hóspedes. Os cuidados com o meio ambiente estão garantidos na cláusula pétrea desde sua fundação , que prevê a preservação permanente da Mata Atlântica do entorno do empreendimento.

Missão 

Ser reconhecido pelos clientes como um resort de padrão Internacional, atuando como centro de entreitenimento e realização de eventos, prestando serviços de alto padrão, fortalecendo nossa posição no mercado interno e expandindo a presença no mercado externo.

Visão     

Ser um dos três melhores resorts do país e considerado como padão cinco estrelas, tanto para lazer quanto para eventos.

Valores   

 O cliente é nosso Rei.

 O colaborador é nosso sócio.

 O fornecedor é nosso parceiro.

 O proprietário é nosso aliado.

Pesquisa de mercado do Resort Costão do Santinho

      O Resort possui um programa que se baseia em uma mensalidade e  aquisição de pontos e troca por semanas de hospedagem chamado Vacation Club que em parceria com a RCI, o cliente Vacation Club Costão do Santinho desfruta de opções de hospedagem em mais de 100 países , onde o associado paga uma mensalidade. Os captadores de venda do Vacation Club abordam clientes em potencial nas praia, shoppings e centros comerciais, os convidando a desfrutar de um Day Use, onde primeiramente são apresentados ao plano e sem muita oportunidade de saber os detalhes  do contrato, são convidados a se associarem e aproveitarem a oferta naquele momento.

      Conforme kotler (19978, p.36), o conceito de venda assume que os consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, não comprarão o suficiente de produtos da organização. Assim, a organização empregar um esforço agressivo de venda e promoção.

      No site Reclame Aqui, o Resort Costão do Santinho possui uma media de 7.4/10 tendo uma boa reputação, mas muitas reclamações em relação à limpeza, atendimento e instalações em más condições de conservaçao, e sobre a associação ao Vacation Club,  relatando não conformidades. Em contra partida, é muito bem avaliado nos sites de viagens como o Trip Advisor com pontuação 4/5 com mais de 5000 avaliaçãoes.

      No site Glassdoor as avalições dos funcionários em relação a empresa de é de 3.9/5, onde 88% recomendam trabalhar no Resort.

Público Alvo

      O Resort  Costão do Santinho por oferecer serviços de luxo tem como público alvo as classes A e B que são um público exigente, e as empresas de todos os segmentos para realização de Eventos Corporativos.

        

Análise Macroambiental Resort Costão do Santinho

Fatores demográficos

       As classes A/B são as menos afetadas na atual crise econômica mundial, o que não impede o púbico alvo de viajar.     

Fatores Politicos/Legais

       O cenário político atual não apresenta nenhuma ameaça a curto prazo ao empreendimento, que  adequou  todos os processos às exigência legais, normativas e sanitárias de sua atividade.

Fatores Econômicos

       A alta do dólar acaba influenciando os brasileiros a viajar mais dentro do país e vira um incentivo para atrair turistas estrangeiros, e o Resort apresenta condiçoes facilitadas de pagamento.

Fatores Socioculturais

      O Resort faz questão de preservar a cultura local, como a pesca da tainha e a cultura ancestral que ficou registrada em objetos, amarzenados no museu, e as  pinturas rupestres espalhadas pela encosta da praia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (416.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com