TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Marketing FGV

Por:   •  11/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  1.731 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Outubro/2020

[pic 4]

Elaborado por: Priscila Bezerra Dantas de Araújo Veloso

Disciplina: Marketing

Turma: 0820-0_8


Introdução

A atividade proposta traz como principal objetivo a elaboração de um plano de marketing para uma empresa, tomando como ponto de partida as suas necessidades e as oportunidades locais. O projeto também deverá estar alinhado com estretégias empresarias para tornar-se mais forte e competitiva frente a concorrência.

A empresa escolhia é do ramo da construção civil – “CONSTUTORA SUCESSO”, situada na cidade de Teresina, capital piauiense.

As informações que deram suporte a elaboração da estratégia/plano de marketing foram obtidas a partir da coleta de dados realizados na internet (site da empresa, Instagram, Facebook, LinkedIn, Glassdoor, e outros sites de notícias locais).

Importante destacar, que este ambiente de pesquisa apresenta limitações, principalmente de dados financeiros da empresa e derecursos humanos, não interferindo, contudo, na elaboração e apresentação da proposta.    

Manter-se competitivo diante das mudanças que ocorrem rapidamente, especialmente pela popularização dos meios eletrônicos e pelo estado de pandemia da COVID-19 que assolou o mundo, está sendo um grande desafio. A pandemia reformulou drasticamente o ramo business, modificando toda uma forma de trabalho, desde o antendimento até a entrega do produto final, e a construção civil não ficou de fora – ao contrário, foi uma das mais afetadas.

Investir em tecnologia e prospectar novos clientes frente a recessão econômica é a chave para a continuidade de qualquer organização.  

Um planejamento bem estruturado poderá oferecer para a empresa possíveis cenários para que interptete racionalmente o ambiente no qual se está inserido e onde pretende chegar. O plano de marketing é fundamental no processo de reposicionamento no mercado, portanto, deverá reunir o máximo de elementos para a orientação correta na tomada de decisão, ajustando a organização ao ambiente, para que implemente com sucesso as estratégias traçadas.  

 A atividade propõe ainda, que o plano de marketing para a empresa escolhida deverá contemplar os seguintes tópicos: 1. Análise ambiental da empresa; 2. Pesquisa de mercado e suposições quanto aos resultados encontrados; 3. Análise competititva; 4. Proposta de comunicação de marketing.

 

Dessa forma, o plano de marketing da empresa “Construtora Sucesso”, será desenvolvido com base nos tópicos supra propostos pelo professor da disciplina.

Desenvolvimento

A Construtora Sucesso é uma empresa de construção civil que atua na implementação de soluções de engenharia para viabilizar negócios com os melhores custos, prazos e alto padrão de qualidade.

Possui experiência de mais de 40 anos e conta com um portfólio amplo e diferenciado que contempla projetos nas áreas de energia, infraestrutura e edificações. Entretanto, a Construtora se destaca pela expertise em obras relacionadas à geração de energia renovável.

Por ser uma empresa forte e competitiva no Piauí, a Construtora Sucesso ultrapassou as fronteiras estaduais e atualmente está presente em projetos nas mais diferentes regiões do Brasil.

A trajetória da Sucesso é marcada por vários desafios, persistência, inovação para o uso de melhores tecnologias com fito de atingir o principal: a satisfação dos clientes.

Feitas as considerações, passamos para análise ambiental da empresa:

  1. Fatores politicos/legais: a empresa responde na justiça alguns processos de cunho tributário e também na reparação de danos morais na esfera civil. Na seara trabalhista a construtora sempre se adequo a legislação obreira, não possuindo em seu banco de dados qualquer demanda em trâmite nesta justiça especializada. O juridico da empresa é estuturado e vem atuando fortemente na desefa dos interesses empresariais e também na área de compliance com o fito de afastar futuros litígios.

No que concerne ao contexto pandêmico experimentado e da recessão econômica mundial, a Contrutora Sucesso se alinhou aos decretos municipais e estaduais do seu segmento quando do retorno das atividades.

Apesar da crise, a empresa é sólida e organizada financeiramente, o que afasta a curto prazo, riscos na continuidade dos negócios.

O Governo Federal também aprovou diversos pacotes de incentivo, liberando linha de crédito exclusive para o ramo, alem da redução histórica da taxa de juros, o que estimula o financiamento e consequentemente mantém o setor na ativa.

  1. Fatores econômicos: os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Ministério da Economia no mês de maio deste ano, revelaram que a economia nacional registrou uma queda de 1,5% nos três primeiros meses do ano em relação ao último trimestre de 2019. Nessa mesma base de comparação, a construção civil caiu 2,4%. Apesar do momento ser de cautela, é importantee frisar que o governo vem incentivando a redução de juros para linhas de crédito. Outro ponto favorável é o acirramento da concorrência entre bancos públicos e privados na oferta de taxas mais baixas de crédito imobiliário, acompanhado da queda da taxa SELIC de 2,75% para 2% ao ano, segundo informações do Comitê de Políticas Monetárias. Estas medidas prometem reaquecer o mercado.

Diante desse cenário, mais prudente seria que o investimento em obras precisa sofrer alterações, devendo ser capilarizado, regionalizado e diversificado, com foco em projetos menores e em maior número.

  1. Fatores socioculturais: culturalmente o brasileiro tem o sonho da casa própria. É preciso, nesse momento, qie a construção civil utilize-se dos beneficios ofertados pelo Governoo Federal e pelas facilitações de financiamento dos bancos juntamente com a queda histórica da taxa de juros para concretizar o sonho da maioris das pessoas, de ter sua casa própria - prioridade de um grande número de famílias.

  1. Fatores tecnológicos: As redes sociais tornaram-se a principla vitrine do mundo dos negócios. É por lá, sem dúvidas, que os clientes pesquisam sobre as empresas, tiram suas dúvidas e analisam o trabalho de cada organização. É, atualmente, o melhor canal disponível para apresentação de portfólio virtual. Esta modalidade, vem ganhando cada vez mais espaço na divulgação, fortalecimento, popularidade e venda da marca/produto.

A Construtora Sucesso está em desvantagem quando comparada a seus principais concorrentes. Na pesquisa realizada em suas redes sociais, constatou-se que a empresa não possui um perfil comercial no Instagram e sua conta no Facebook conta com uma ultima atualização do ano de 2011. A organização até possui uma conta no LinkedIn, todavia, não há postagens das atividades e obras realizadas pela da empresa, apesar de possuir um numero razoável de seguidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (392.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com