TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade individual Marketing - FGV

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  1.289 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Jan/2019

[pic 4]


Elaborado por: Murilo Krauss

Disciplina: Marketing-1118-8_4

Turma: MBA_MAKTEAD-24_19112018_4


Introdução

        O mercado de crédito esta cada vez mais competitivo no mundo, a Calcard Administradora de Cartões é uma empresa sólida e inovadora no segmento de cartões, iniciou suas atividades em 2007 com sede na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, hoje possui mais de 2 milhões de clientes, e seu produto é aceito em milhares de estabelecimentos credenciados e está presente em 12 estados brasileiros.

        Há pouco mais de um ano, a empresa vem passando por um processo de reposicionamento e transformação do seu negócio e produto. No entanto, para que a empresa alcance seus objetivos é preciso que alinhado ao planejamento estratégico da companhia haja também um plano de marketing para direcionar suas ações.

Para Kotler e Armstrong (2007, p.30), “o marketing apoia o planejamento estratégico da empresa de maneira detalhada para assim visualizar oportunidades dentro de um quadro competitivo”.

Um plano de marketing, como parte integrante do plano estratégico corporativo, é como um mapa – ele mostra à empresa para onde ela está indo e como vai chegar lá. Ele é tanto um plano de ação como um documento escrito. Um plano de marketing deve identificar oportunidades de negócios mais promissores para a empresa e esboçar como penetrar, conquistar e manter posições em mercados identificados. É uma ferramenta de comunicação que combina todos os elementos do composto mercadológico em seu plano de ação coordenado. Ele estabelece quem fará o quê, quando, onde e como, para atingir suas finalidades (Westwood, 1996)


Desenvolvimento

  1. Negócio da Calcard

Segundo o site da Calcard Administradora de Cartões, esta é uma empresa sólida e inovadora no segmento de cartões de crédito, onde o cliente está sempre em primeiro lugar

  1. Missão

Com a missão a organização determina sua identidade, sua razão de ser, a da Calcard é a seguinte:

Viabilizar crédito e serviços financeiros nas cidades de atuação do Grupo Calcenter de forma rentável e sustentável.

  1. Visão

A Calcard tem como visão, onde a organização pretende chegar no futuro, ser reconhecida nas cidades de atuação do grupo como administradora de cartões com excelência em atendimento e prestação de serviços.

  1. Valores

E utiliza dos valores abaixo para direcionar suas ações:

Acreditamos em Deus. Prezamos a honestidade, transparência, ética, eficiência, qualidade dos serviços prestados e valorização de nossos colaboradores e clientes.

  1. Ambiente da Calcard

  1. Macroambiente

A análise macroambiente de marketing envolve variáveis incontroláveis que influenciam as decisões e estratégias adotadas pela organização.

  1. Ambiente demográfico

De acordo com algumas informações disponibilizadas no site da companhia e outras pesquisas internas, a Calcard está presente em 12 estados do Brasil, tendo forte atuação nas regiões Centro-Oeste e Sul.

Seu publico alvo são clientes da rede varejista Studio Z, onde segundo classificação de renda do IBGE em sua maioria estão classificados como classe C, 70% são mulheres e 45% estão na faixa etária de 30 a 50 anos.

  1. Ambiente econômico

A Calcard tem seu foco nos seus clientes, mas visa em grande parte o lucro, já que é uma organização familiar. Inserida no ambiente comercial e financeiro, sofre em grande parte com as oscilações econômicas, já que seu publico são pessoas de baixa renda.

Avaliando os resultados dos últimos anos da empresa, há uma correlação destes com as taxas de juros praticados no país, quanto maiores os juros aplicados pelo governo (Selic), maiores os resultados obtidos pela Calcard.

  1. Ambiente natural

A organização aparentemente tem pouca preocupação com questões ambientais, pois não há nada em seu site sobre o assunto e não vincula sua marca com ações relacionadas. Sua sede está em um bairro da cidade de Palhoça, chamado Pedra Branca ou cidade universitária sustental, esta por sua vez realiza várias ações de sustentabilidade.

  1. Ambiente tecnológico

A organização procura sempre atualizar-se tecnologicamente, como por exemplo avaliação de biometria facial em suas decisões de crédito. Agora uma das principais ações da companhia são trabalhos relacionados à Big Data.

  1. Ambiente político e legal

Atualmente a Calcard é uma administradora de cartão de crédito, logo depende de uma parceria com uma instituição financeira para disponibilizar crédito no mercado, pois esta é regulada pelo Banco Central do Brasil e deve seguir várias recomendações do mesmo. Dessa forma a Calcard segue atualmente as normas e leis que regulam os comércios brasileiros em geral em consonância com o código de proteção do consumidor.

  1. Microambiente

A análise do microambiente de marketing envolve variáveis controláveis, como fornecedores, clientes, concorrentes e intermediários de marketing.

  1. Estrutura organizacional

A Calcard faz parte do grupo Calcenter, uma empresa familiar, onde quem realiza sua administração é um dos filhos do fundador. Há aproximadamente 200 funcionários atualmente e uma estrutura organizacional bem enchuta para uma organização com mais de 2 milhões de clientes.

  1. Fornecedores

O principal fornecedor da Calcard é a financeira parceira que torna possível legalmente suas atividades de crédito.

  1. Concorrentes

Devido ao publico alvo da Calcard e a posição geográfica de suas lojas, seus concorrentes diretos não são os grandes bancos e sim financeiras, normalmente atreladas à comércios varejistas, assim como bancos digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (471.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com