TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Marketing FGV

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Março / 2021

[pic 4]

Elaborado por: Leonardo Mendes da Silva

Disciplina: Marketing

Turma: MBA Executiva – Gestão com Enfase em Liderança e Inovação.


Introdução

ECOGEN, uma empresa de origem brasileira com a cultura diferenciada que incentiva soluções energéticas inteligentes e economicamente atrativas, fazendo parte do Grupo japonês Motsui & CO e Energy Advance.

         Missão:

        Prover Soluções energéticas inovadoras através de colaboradores motuvados e capacitados, garantindo o relacionamento de longo prazo com os nossos clientes e fornecedores e a geração de valor para os acionistas.

Visão:

Ser a melhor empresa para desenvolvimento, implementação e gerenciamento de soluções energéticas economicamente atrativas e ambientalmente responsáveis para clientes comerciais e industriais.

Foco do Negócio:

A Ecogen projeta, instala, opera e realiza manutenção em centrais de geração de energia elétrica, água gelada, sistemas de distribuição de ar-condicionado, gestão de eficiência energética, reaproveitamento de energia e cogeração.

Deste modo, pode se verificar que todo o modelo de negócios da empresa está baseado e gestão de geração de energia em motores a gás natural, ou seja, combustível fóssil gerador de gás carbônico lançado na atmosfera.

Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Todos têm origem a partir da decomposição de resíduos orgânicos e embora apresentem diversos aspectos que vão na contramão da sustentabilidade, os combustíveis fósseis ainda permanecem em evidência, sendo, ainda muito utilizados para movimentar motores, aquecer materiais e produzir energia.

Objetivo:

Realizar um plano de marketing para um reposicionamento da Ecogen junto ao mercado como uma empresa que apresenta soluções energéticas associado a modelos sustentáveis de proteção ao meio ambiente.

Impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis:

  • A poluição ambiental uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
  • O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida.

Deste modo, a Ecogen relata em sua visão que soluções energéticas atrativas e ambientalmente responsáveis. Enttetanto, essa afirmação da visão descrita pela empresa está desalinhada, pois toda a sua matriz de modelo de negócio está em motores com queima de combustível fóssil gerando gás carbônico.

Por outro lado, 1 unidade fabril da Ecogen no Rio de Janeiro utiliza 3 motogeradores que consome gás natural para produzir energia elétrica para um grande parque fabril. Recentemente em 2016, foi construída uma planta química de captação, processamento e purificação de todo o CO2 (gás carbônico) produzido a partir da queima deste combustível fóssil. Este composto químico que durante muitos anos foi lançado na atmosfera, se tornou um novo negócio na empresa como matéria-prima para indústrias de refrigerantes, cervejarias, sistemas de mineração e outras aplicações industriais.

Com isso, uma empresa que descreve na sua visão que é ambientalmente responsável, temos a proposta de elaborar um plano de marketing de reposicionamento da Ecogen para o mercado consumidor dos seus serviços como uma empresa reponsável e sustentável que proporciona para a sociedade soluções energéticas evitanto o lançamento na atmosfera de gases do efeito estufa e chuva ácida, como exemplo da iniciativa instalada no parque fabril no bairro de Jacarepaguá no Rio de Janeiro.

Está unidade fabril de captação de CO2 tem capacidade produtiva de 23.000 toneladas de CO2/ano, onde corresponde a captação e purificação de 89% de todo o CO2 produzido nas unidades de geração de energia elétrica.

Neste caso, tem se uma redução significativa do lançamento de poluentes na atmosfera que contribuem para geração do efeito estufa, aquecimento global e chuva ácida nas regiões metropolitanas com parques industriais. Fica claro que de 100% de todo o CO2 gerado, com a instalação de uma fábrica de captação de CO2 ao lado de parques fabris promovel uma redução de 89% de lançamento de rejeitos atmosféricos.

Desenvolvimento

Desde o século 19, os Estados Unidos era o país mais poluidor de gases de efeito estufa por ano. Isso só mudou em 2005, a China, com forte industrialização baseada na queima do carvão, ultrapassa os americanos. Rússia (e a antiga União Soviética), Índia, Alemanha e Japão também são países que aparecem entre os maiores emissores. O Brasil aparece apenas no final do gráfico, se torna um dos maiores emissores, no final de 1980.

De acordo com os dados de lançamentos de CO2 na atmosfera no mundo nos ultimos 65 anos, temos que:

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

A Ecogen se não tivesse instalado uma unidade de captação de CO2 em seu parque de geração de energia no Rio de Janeiro desde 2014, estaria lançando 26 mil toneladas de CO2/ano.

Avaliação de Persona:

Bruno - Estudante Ecofriendly e pão duro

Gênero Masculino, 19 anos

Profissão - Universitário

Renda média – R$ 500

Hobbies – Futebol e Festas

Objetivo – Reduzir custo

Hábito usual – Barzinho e Caminhada Ecolôgica

O que busca - Sustentabilidade/Socialização

Paula – Mulher de negócios/networking

Gênero Feminino, 34 anos

Profissão - Engenheira

Renda média – R$ 10.000

Hobbies – Restaurantes e Viagens

Objetivo – Um mundo melhor

Hábito usual – Cinema e praia

O que busca – Conforto/Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (421.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com