TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens E Desvantagens Do Offshoring

Artigo: Vantagens E Desvantagens Do Offshoring. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 12

Na administração moderna as empresas estão em busca de alternativas que tragam de forma idônea um meio para que seus produtos, bens e serviços sejam preservados ao longo de seu ciclo de vida. Além disso, preocupa-se com os meios disponíveis para que a empresa torna-se competitiva e reconhecimento em âmbito internacional.

Através disto, a opção no mercado pode ser a constituição de uma sociedade Offshore, ou seja, situar a empresa em um país onde haja paraíso fiscal ou ao menos uma diferenciação que auxilia na instalação da empresa, tornando o processo menos burocrático, onde o mesmo trará benefícios, para os stakeholders, com a entrada no mercado internacional e a redução de custo.

O Offshore muitas vezes é divulgado de modo errôneo, confundido com ilegalidade. Os administradores, através de mecanismos gerenciais lícitos, podem beneficiar seu negócio utilizando-se de planejamento estratégico, financeiro, tributário, societário e comercial dentro destas sociedades.

Segundo Penteado (2007) há algum tempo as sociedades Offshore, obtém um crescimento, principalmente por harmonizar suas operações com todos os objetivos internos e externos da organização em outro país, tendendo, à legalidade.

Entres os países que mais aproveitam as vantagens das sociedades Offshore encontra-se o Brasil, mas este recurso ainda é pouco utilizado pelos pequenos e médios empresários do país, por ter uma imagem de ilegalidade e de grandes dificuldades para a atuação fora do território nacional.

Os maiores investidores no exterior continuam sendo as instituições financeiras e empresas que utilizam holdings para administração de seus negócios internacionais, com uma parcela minoritária para empresas manufatureiras. Os principais destinos dos recursos são Uruguai, Bahamas, Ilhas Virgens e Ilhas Cayman, revelando que as aplicações continuam tendo nos benefícios fiscais o seu maior pretexto. (ALEM e CAVALCANTI, 2005).

Os casos promissores do Brasil são resultados das ações das próprias empresas, não sendo consequência de políticas propagadas pelo governo de apoio à criação de offshore brasileiras.

Em um sistema de economia negociada deve ter o controle de preços, visando preços menores para que haja um controle dos produtos comprados pela empresa, já que ela tem total influencia com isso.

As empresas que concorrem agressivamente em custos deveriam considerar a conveniência de adotar um programa de gestão de custo integrada que abranja todo ciclo do produto (KAPLAM 2005)

Na economia negociada devem-se estabelecer ideais em suas compras, e fazer comparações, para assim saber escolher melhores preços ou condições de compra, adequando-se dentro de suas condições de gastos.

As empresas estão diante de muitos desafios e sob esse aspecto, Beuren (1988) afirma que a globalização da economia tem estimulado a competitividade e em consequência disso mudanças significativas são visualizadas nos paradigmas da gestão, no desenvolvimento tecnológico, e na qualidade dos processos e produtos visando sempre satisfazer os clientes.

Para reduzir custos deve-se fazer uma análise dos produtos fabricados e que sempre estão sendo adquiridos pela empresa, tendo assim o valor total de compras realizada pela empresa, esses produtos teriam seus preços coletados rigorosamente para que possa haver meios adequados entre as negociações. Com a diversidade de tipos de negociações é difícil dizer quando a economia é negociada. Mas existem alguns tipos, tais como:

• Produtos novos, negociar a compra para que o preço seja reduzido;

• Variações econômicas, analisar preços para que se possa negociar com o vendedor, podendo ter uma redução no valor que será pago;

• Negociação pura, qualquer tipo de redução do preço será dita como negociação;

• Alteração da data de validade;

• Aumento devido a alteração de produto, qualquer mudança no produto poderá ser negociada uma redução no preço final;

• Alteração de programação, havendo uma quantia maior de produtos comprados, pode-se fazer uma negociação para que o preço possa ser reduzido;

• Condições de pagamento, aumento no prazo de pagamento que não some juros, serão chamadas também de economia negociada;

• Adiantamento de entregas.

Para uma boa economia nas compras deve-se levar em conta a negociação sobre produtos para que possam ter melhores preços, ter novos fornecedores que possam oferecer os mesmos produtos, mas com preços melhores, levar em conta de que quando for fazer novos pedidos, a quantidade de produtos pode fazer com que haja uma redução nos preços, a negociação de ter um prazo maior para que se pague e que não tenha acréscimo de juros, comparar os mesmos materiais só que de marcas diferentes também pode ser uma boa saída.

Análise, Controle e Reajuste de Preços.

Pode-se dizer que os produtos têm seus preços justos, quando se leva em conta a relação que se tem de qualidade, quantidade, atendimento e utilidade, essas condições podem ser definidas por entrega, capacidade competitiva da empresa em relação aos seus produtos, a utilidade e necessidade de cada um para o cliente, a qualidade de fabricação de um determinado produto, a politica que a empresa leva, etc. Estas condições são estabelecidas em todas as negociações de compra, sendo elas explicitas ou implícitas, e mesmo seguindo esses critérios não se pode dizer que quando se realiza e compra com o melhor preço, é que se fez a melhor negociação, pois pode ocorrer de algum cliente estar com urgência de um produto, e acabar realizando uma compra sem negociação.

Mas cabe lembra que em algumas empresas pode existir reajustes após a compra de longo prazo, isso vai de cada empresa, onde ela consegue melhor atender aos seus interesses.

Terceirização (outsourcing)

A terceirização consiste na prática de transferir a outros, ou a um terceiro, a incumbência de realizar tarefas consideradas secundárias dentro da organização. Tal prática que começou com a transferência de serviços de segurança, limpeza e alimentação hoje abrange um grande número de atividades que antes eram feitas internamente pelas empresas que podem, segundo aquelas que a adotam, concentrar suas atividades no seu core business que pode ser considerado uma parte central de um negócio, que geralmente é definido em função da estratégia dessa empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com